terça-feira, 15 de abril de 2008

Crônicas da vida - 2


Olá, amigos.

A poucos dias de uma data especial no nosso calendário (se aproxima o dia de aniversário de Roberto Carlos), este que vos escreve vem aproveitando um tema que fez algum tempo atrás para outro amigo que fala sobre RC. No blogue Aplauso, idealizado e atualizado por Fabiano Cavalcante, fiz alguns textos para a seção Crônicas da vida, transformando para situações cotidianas canções assinadas por Roberto (sozinho ou com Erasmo Carlos). Fabiano, por sinal, teve o recente privilégio de assistir ao show de RC na praia de Fortaleza (a terra onde vive), e fez o relato desta passagem do cantor por uma das mais belas cidades do Nordeste. Recomendo lê-la em seu blogue (o link está nos nossos favoritos, à direita).

Em Crônicas da vida, achei uma saída para tornar mais condizente as histórias inspiradas naquelas canções do Roberto. Sim, é bem verdade que muitas das músicas escritas e gravadas por RC contam histórias (de amores bem sucedidos, perdidos ou saudosos, de rotinas, de religiosidade, de protesto...). No entanto, muitas de suas canções têm um sabor de bom conselho que ele dá de graça aos que o escutam.

É o caso de uma das canções mais bem sucedidas dos anos 80, que mostra que RC, em seu romantismo, também compreende algumas nuances da alma feminina. Vejamos as coisas que ele aconselha às mulheres em um texto que parece ter sido extraído de uma revista destinada ao público feminino. Para dar mais veracidade, chamamos uma articulista do sexo oposto ao deste que vos escreve:

SEÇÃO MULHER - Carmem Escorel

Sensualidade de ser você mesma

Não, não, não, em tempos de botox, silicone, cirurgias plásticas e milagres que tornam as mulheres cada vez mais perfeitas nos holofotes da mídia, o segredo não é ficar bonita igual a estas que a gente vê estampadas no jornal. A forma de evidenciar nossa sensualidade vem de uma receita simples: ser você mesma.

Basta ter a medida certa de seu jeito provocante e sensual, e dar destaque à mulher ideal que temos dentro de nós. Seja você mesma, e você e seu companheiro vão sentir tudo o que é bom de uma relação a dois.


A faixa apresentada no lado B do LP lançado em 1985 comprova uma coisa que o "sexto sentido" feminino ainda não conseguiu enxergar. A certeza de que toda mulher é um símbolo sexual.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos durante a turnê do LP que traz a música abaixo (chamada de Verde e amarelo, mas que trazia a mesma estrutura de seu show Emoções).

Abraços a todos, Vinícius.

SÍMBOLO SEXUAL - Roberto e Erasmo

Meu bem, não ligue, tudo isso é normal
Mulher bonita a gente sempre vê no jornal
Fazendo pose, bico, caras e bocas
Etcétera e tal

Cabelo pop, punk, rock é um toque
De capa de revista ou de televisão
Mas você sabe bem o que faz
Pra me chamar atenção

Você tem tudo nesse jeito provocante e sensual
Tudo que se espera da mulher ideal
Porque você, meu bem
É meu símbolo sexual...

E no verão o bronzeado é geral
É tanto que não cabe na medida atual
Eu me amarro em seu short, o decote
Em tudo seu afinal

Então você se chega mais e me abraça
Me beija e no seu beijo sinto tudo o que é bom
Eu te pego, e me entrego, e me esfrego
Todo no seu batom

Você tem tudo nesse jeito provocante e sensual
Tudo que se espera da mulher ideal
Porque você, meu bem
É meu símbolo sexual...

Sex, sex, sex, sexual...
Sex, sex, sex, sexual...
Porque você, meu bem
É meu símbolo sexual...

Você me fala tanta coisa bonita
Me acaricia, me provoca, me agita
Depois me olha desse jeito e me faz
Chegar mais perto e eu chego perto demais

Sex, sex, sex, sexual...
Sex, sex, sex, sexual...
Meu bem, você é mesmo
Meu símbolo sexual...

Sex, sex, sex, sexual...
Sex, sex, sex, sexual...
Porque você, meu bem
É meu símbolo sexual...

P.S.: estou republicando estas crônicas com outro intuito. Gostaria de saber do comentário de vocês, para ver se agrada e se eu posso continuar encontrando novas crônicas da vida em canções que Roberto Carlos fez para nós. Todos os comentários serão muito bem vindos.

4 comentários:

Unknown disse...

Simbolo Sexual é mesmo uma linda homenagem à nós, mulheres.
Quem fez o clip no especial do Rei deste ano, foi a modelo Luíza Brunet. Estou adorando essas crônicas.

Anônimo disse...

Vinícius

Acho muito legal essas suas crônicas, sobretudo para mostrar uma conotação mais real das músicas do Roberto!

Você tocou num ponto muito legal: sensualidade! Atualmente, alguns artistas querem falar da sensualidade de uma forma muito vulgar!

O Roberto sempre teve classe ao falar desse assunto, quebrando tabus, sempre de forma sofisticada! Basta ouvir essa e outras como Doce loucura, Os Seus botões, Café da manhã, etc. que compreendemos isso!

O Chico Buarque também, basta ver Suburbano coração e tantas outras! Enfim, a música brasileira sabe ser discreta, sutil e verdadeira e realista!

Um forte abraço!

CON disse...

Muito legal amigo...Nosso REI sabe das coisas!Continue!

Beijos azuis

Anônimo disse...

Mais uma bela "Crônica da vida" que nos é oferecida, desta vez a nós - as mulheres.
Na realidade, como diz o amigo Vinícius, Roberto Carlos "compreende algumas nuances da alma feminina..." Penso que ninguém tem a menor dúvida disso. A prová-lo está esta bonita música que ilustra este post "Símbolo sexual"!...
Um grande abraço