sábado, 5 de abril de 2008

As cidades de Roberto Carlos - SÃO PAULO


Olá, amigos.

Prosseguimos a série As cidades de Roberto Carlos, onde são homenageadas aqui cidades importantes na vida e na obra de RC. E hoje novamente abrimos espaço a uma metrópole.

Fundada em 25 de janeiro de 1554, quando um colégio jesuíta dos padres José de Anchieta e Manoel da Nóbrega foi construído na região, o povoado de São Paulo de Piratininga foi promovido a vila seis anos depois, quando o governador geral-da colônia, Mem de Sá, ordenou a ocupação no local. A região trazia muitos bandeirantes, que buscavam desbravar as matas para chegar a Minas Gerais, atrás do ouro de terras mineiras.

Em 1711, SÃO PAULO foi elevada ao título de cidade, e, após a independência do Brasil, o imperador Dom Pedro I a nomeou como Cidade Imperial em 1823. Depois de ser usada meramente como ligação para a produção de acúcar ao porto de Santos, em fins do século XIX São Paulo se tornou um centro importante do "país do café", por ser a cidade com maior produção cafeeira no Brasil.

Nesta época, ocorria a transição do período monárquico para a consolidação do regime republicano no Brasil, e o período da República Velha (1889-1930) se caracterizou pela 'política do café-com-leite' - como foi denominada a ligação entre políticos de São Paulo e de Minas Gerais. Com a vitória dos revoltosos da Revolução de 1930 e os períodos da Era Vargas e do regime militar, São Paulo ficou distante do poder durante mais de seis décadas. Depois das Revoluções de 1924 e de 1932 e de outros frustrados momentos dos paulistas retornarem ao poder, São Paulo se tornou, desde 1994 a cidade que apresenta ao país os presidentes da República Federativa do Brasil - Fernando Henrique Cardoso (1994-2002) e Luiz Inácio 'Lula' da Silva, que, embora seja pernambucano, teve destaque político através de São Paulo (2002-...).

Além de ser o centro político, atualmente São Paulo é um dos maiores centros comerciais e econômicos do país. "Em Brasília é veraneio, no Rio é banho de mar, o país todo em festa, aqui é só trabalhar". Os versos de Tom Zé para a música São, São Paulo refletem a imagem da cidade. Há 454 anos, ela abriga várias etnias, várias nacionalidades, várias naturalidades e variadas personalidades que formam um nome só: SÃO PAULO.

São Paulo tem alguns marcos em vida e obra de Roberto Carlos. Em show realizado no Ibirapuera, que fez parte da comemoração dos 450 anos da cidade, realizada pela TV Globo em janeiro de 2004, RC falou sobre a cidade. Em um momento oportuno, pois foi logo depois da apresentação de "Emoções", Roberto disse:

"Pra mim, é uma emoção muito grande estar aqui em São Paulo, nesse dia lindo, maravilhoso, em que eu tenho o privilégio de participar das comemorações dos 450 anos de São Paulo. Dessa cidade fantástica, que eu amo tanto. São Paulo é muito especial para mim! Parabéns, São Paulo, e parabéns para todos nós que temos o privilégio de desfrutar e de participar da festa dessa cidade fantástica".

RC tem recordações de momentos pessoais que tiveram como pano de fundo a capital do estado de mesmo nome. E até mesmo algumas coincidências com relação a seus grandes amores:

"São Paulo tem me dado coisas muito lindas, coisas maravilhosas. Aqui em São Paulo nasceu a Jovem Guarda, aqui em São Paulo nasceram meus filhos [NOTA: apenas o filho Rafael não é paulistano, o filho mais velho de RC, que ele assumiu em 1991, é natural do estado de Minas Gerais ] e aqui em São Paulo nasceu quem é tudo de mais lindo e mais maravilhoso que eu conheço em toda minha vida: a MARIA RITA".

Mas, certamente, o momento que mais esteve e está presente na memória dos que acompanham sua carreira veio graças a uma televisão paulistana. Através das imagens da TV Record, no período entre 1965 e 1968 as tardes ficaram mais jovens. E o pedido dos clubes de futebol para que a emissora não transmitisse mais partidas ao vivo não foi muito sentida pela audiência. Afinal, as duas horas da programação estavam entregues a um todo. E um todo chamado Jovem Guarda. Que RC lembrou com estas palavras:

"É difícil não ter saudade da Jovem Guarda. Coisas de São Paulo! Aquelas jovens e maravilhosas tardes de domingo aconteciam aqui em São Paulo, e daqui pra todo o Brasil. Pra todos os que tiveram o privilégio de participar de alguma forma, e de desfrutar de toda aquela alegria, com certeza essa sempre será uma fruta que a gente mordeu e nunca esqueceu o gosto. Doce, como uma gota de mel!".

No dia do aniversário de São Paulo, nossa homenagem vem através das jovens tardes de domingo. E de cada música que foi proporcionada através da cidade, que ajudou as canções a usarem formas simples para falar de amor, como dizem os versos da música que está presente no lado B do LP de 1977.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos na apresentação do programa Jovem Guarda.

Abraços a todos, Vinícius.

JOVENS TARDES DE DOMINGO - Roberto e Erasmo

Eu me lembro com saudade
O tempo que passou
O tempo passa tão depressa
Mas em mim deixou

Jovens tardes de domingo
Tantas alegrias
Velhos tempos
Belos dias

Canções usavam formas simples
Pra falar de amor
Carrões e gente numa festa
De sorriso e cor

Jovens tardes de domingo
Tantas alegrias
Velhos tempos
Belos dias

Hoje os meus domingos
São doces recordações
Daquelas tardes de guitarras
Sonhos e emoções

O que foi felicidade
Me mata agora de saudade
Velhos tempos
Belos dias

Velhos tempos, belos dias...
Velhos tempos, belos dias...

Nenhum comentário: