sábado, 5 de abril de 2008

As cidades de Roberto Carlos - SAN REMO


Olá, amigos.

A série As cidades de Roberto Carlos parte rumo ao exterior, para mostrar uma cidade que, há exatamente 40 anos, passou a constar no mapa da vida artística de Roberto Carlos. E hoje, se deve dizer que a festa apenas iniciada lá não teve fim mesmo após tantas décadas.

Afinal, foi em SAN REMO, comunidade presente na região da Ligúria (localizada na província chamada Impéria), que as terras italianas levaram RC a ser consagrado mundialmente. No dia primeiro de fevereiro de 1968, RC desembarcou na Itália, rumo a este local pequeno que desde 1951 abrigava um dos festivais mais conhecidos na música - de acordo com a organização do evento (que até os dias de hoje acontece anualmente na cidade), ele foi criado com a proposta de lançar novas canções a serem tocadas na Rádio Italiana.

RC teve sua primeira apresentação na edição de 1968 do Festival de San Remo no dia primeiro de fevereiro. Como ele mesmo contaria na turnê de seu show Detalhes (que começou a acontecer em 1987), mal chegou à cidade e já teve que partir rumo a um ensaio e, à noite, se apresentar.

Como era apenas o intérprete da canção, RC foi o segundo a defendê-la na noite do festival. A primeira apresentação foi de Sergio Endrigo, autor da música ao lado de outro Sergio (de sobrenome Bardotti). Cantando com o arranjo da Orchestra della Rai, Roberto levou a melancólica canção de Endrigo e Bardotti rumo à finalíssima, no terceiro dia de fevereiro do ano de 1968.

Das 23 canções apresentadas inicialmente no festival, 14 delas chegaram a finalistas do prêmio de San Remo, mas apenas as três mais votadas receberiam a premiação dos jurados. O apresentador Pippo Baudo (que fez as honras do festival ao lado de Luisa Rivelli) anunciou os premiados. Com o terceiro lugar, ficou Canzone, de Don Backy e Mariano e defendida por Adriano Celentano e Milva (e 251 votos dos jurados). Em segundo lugar, veio Casa Bianca, de Don Backy e La Valle, interpretada por Ornella Vanoni e Marisa Sannia (que recebeu 255 votos do júri).

E em primeiro lugar, com 306 votos, de Bardotti e Endrigo... CANZONE PER TE! No microfone do festival, RC falou em português sobre a emoção que sentia naquele 3 de fevereiro:

"Eu quero dizer a todos os brasileiros que neste momento estou realmente muito feliz, muito contente, e não sei nem mesmo o que dizer dada a emoção que eu estou nesse momento".

Ele diria, cerca de 20 anos depois, durante o show Detalhes, em um número bem curioso, no qual ele apresentava uma música associada à roupa que ele vestia no palco. Sobre o paletó de babados que vestiu em San Remo, RC disse:

"Com essa roupa aqui eu vivi uma das maiores emoções de toda minha vida. Me lembro quando eu cheguei em San Remo, e tremia no aeroporto. Cheguei no hotel, e tremia mais. Então abri a mala, peguei essa roupa. Mas eu tremia tanto que essas bolinhas caíram todas no chão! Tive de catar tudo rapidamente, porque logo em seguida tinha o primeiro ensaio, e logo a primeira apresentação da noite". Embora durante suas apresentações do show, Roberto volta e meia se atrapalhasse com aquele paletó cheio de babados, de uma coisa não esqueceu: "E foi assim que naquela noite, com Sergio Endrigo, vivi aquela emoção toda".

O jornalista, escritor, comentarista, biógrafo, enfim, o múltiplo Nelson Motta contou sobre sua reação quando soube da consagração de RC em San Remo:

"Numa bela manhã do verão de 1968, acordei com uma notícia maravilhosa: Roberto Carlos tinha vencido o famoso Festival de San Remo, cantando uma bela balada de Sergio Endrigo em impecável italiano. Que orgulho! Foi como ganhar uma Copa do Mundo de Música. Cantando com grande sentimento em dueto com Endrigo, o Rei da Jovem Guarda levantou o público e o júri e conquistou inédita vitória para nossas cores. E sons. (...) Roberto saiu consagrado do festival, virou estrela consagrada na Itália, começou a se tornar conhecido na Europa, ficou maior do que a Jovem Guarda e o Fino da Bossa de Elis Regina, juntos".

Mais do que uma vitória para o artista Roberto Carlos e para a música brasileira, há 40 anos esta conquista do Festival de San Remo confirmou uma verdade que persiste até os dias de hoje. De que Roberto Carlos tem versatilidade para cantar todos os estilos sobre os quais sua voz quiser se deitar, não se restringindo somente ao "iê-iê-iê-" que na época agonizava diante da superexposição da mídia que outrora havia sido benéfica para a ascensão dos brotos da Jovem Guarda. Após San Remo, Roberto ousaria tomar novos rumos, se mostraria inimitável e partiria por novos ritmos e novas canções, para o deleite de seu público.

Um dado curioso sobre Canzone per te: antes de ir para San Remo, RC deixou gravada sua interpretação numa gravação em estúdio a ser lançada em compacto. Ao chegar na cidade, Endrigo havia mudado alguns trechos da letra, e, preocupado, recomendou RC a escrevê-la em uma de suas mãos, para a eventualidade dele se esquecer dos versos da canção. Não foi necessário. A letra interpretada por Roberto Carlos no festival seria gravada em 1998 (coincidentemente, quando a vitória da música completou 30 anos) por Zizi Possi. A gravação de Roberto Carlos, após ser lançada em compacto, abriu uma compilação lançada em 1976, intitulada San Remo 68.

Seguem as duas letras! Na foto, Roberto Carlos com o prêmio do festival nas mãos.

Abraços a todos, Vinícius.

CANZONE PER TE - Sergio Endrigo e Sergio Bardotti

(Letra do compacto de 196

La festa appena cominciata è già finita
Il cielo non è più com noi
Il nostro amore era l’invidia di chi è solo
La mia ricchezza, la tua allegria

Perché giurare che sarà l’ultima volta
Il cuore non ti crederà
Qualcuno ti darà la mano
E con un bacio un’altra storia nascerà

E tu, tu mi dirai
Che sei felice come non sei stata mai
E un’altra volta io dirò
Le cose che dicevo a te

Ma oggi devo dire che ti voglio bene
Per questo canto e canto te
La solitudine che mi haii regalato
Io la coltivo come un fiore

Ma oggi devo dire che ti voglio bene
Per questo canto e canto te

***
(Letra interpretada no Festival de San Remo)

La festa appena cominciata
È già finita
Il cielo non è più con noi
Il nostro amore era línvidia di chi è solo
Era il mio orgoglio la tua allegria

È stato tanto grande e ormai
Non sa morire
Per questo canto e canto te
La solitudine che tu mi hai regalato
Io la coltivo come un fiore

Chissà se finirà
Se un novo sogno la mia mano prenderà
Se a un´altra io dirò
Le cose che dicevo a te

Ma oggio devo dire che
Ti voglio bene
Per questo canto e canto te
È stato tanto grande e ormai non sa morire
Per questo canto e canto te

Chissà se finirà
Se un novo sogno la mia mano prenderà
Se a un´altra io dirò
Le cose che dicevo a te

Ma oggio devo dire che
Ti voglio bene
Per questo canto e canto te
È stato tanto grande e ormai non sa morire

P.S.: no Flogão Emoções de Roberto Carlos, este texto foi publicado no dia 3 de fevereiro de 2002.

Nenhum comentário: