sábado, 5 de abril de 2008

A Bossa Nova de Roberto Carlos - 3



Olá, amigos.

Prosseguimos com a série A Bossa Nova de Roberto Carlos, que enumera as canções no estilo "bossa-novista" presentes na discografia de RC. Além de ser um estilo marcante para a Música Popular Brasileira que surgiu há 50 anos, foi em Bossa Nova que Roberto apresentou seus primeiros registros fonográficos.

Após o ano de 1959, com as canções João e Maria e Fora do tom, o "pupilo" de Carlos Imperial foi aconselhado a seguir os mesmos passos em seu compacto de 1960. Mais uma vez, ele interpretou duas músicas do empresário capixaba que o ajudou em seu começo de carreira.

O lado A do segundo compacto de RC trouxe o rapaz de 19 anos buscando um lugar ao sol no seleto movimento da Bossa Nova através de uma música que buscava dialogar com um grande momento "bossa-novista". Assinada por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Canção do amor demais deu título ao LP que Elizeth Cardoso lançou em 1958, que é considerado inovador por trazer a batida da Bossa Nova e a luxuosa participação do violonista João Gilberto.

Carlos Imperial deu um título com referência à música da grande dupla não só da Bossa Nova como do cancioneiro brasileiro para fazer com que seu "pupilo" de Cachoeiro mostrasse que poderia ostentar o título de "um novo João Gilberto". Entretanto, no disquinho lançando Roberto Carlos em 1960, seria mais marcante a canção que ocupa o lado B. Só que este é um assunto para o próximo post...

Segue a letra de mais uma das bossas de Roberto Carlos! Na foto, RC com sua bossa na década de 1960.

Abraços a todos, Vinícius.

CANÇÃO DO AMOR NENHUM - Carlos Imperial

É canção, canção do amor nenhum no coração...
É canção, canção do amor nenhum no coração...

Aquela estrela que do céu não sai
Ela está querendo me avisar
Que a felicidade quando vai
É tão difícil voltar

É canção, canção do amor nenhum no coração...
É canção, canção do amor nenhum no coração...

Partiu nem saudades eu senti
Um pranto sem lágrimas chorei
Sem vida, minha vida eu vivi
Um amor, sem amor eu amei

Um dia se o sol não me aquecer
De noite se a lua não me inspirar
Talvez seja o vazio de você

Você que eu preciso encontrar
Pra ter amor no coração...
Pra ter amor no coração...

Nenhum comentário: