sábado, 5 de abril de 2008

A Bossa Nova de Roberto Carlos - 5


Olá, amigos.

Este blogue prossegue com sua estrada, trazendo a série "A Bossa Nova de Roberto Carlos". Durante estes posts, estão sendo enumeradas canções interpretadas por RC que têm como característica o estilo consagrado no cancioneiro brasileiro há exatos 50 anos.

Hoje chegamos a 1961, ano no qual foi lançado o primeiro LP de Roberto Carlos. "Louco por você" trouxe em 12 músicas um cartão de visitas de como este cantor que estava começando (e que, segundo o diretor da CBS no Brasil, Roberto Côrte Real, era visto como "um novo Sérgio Murilo") podia cantar vários estilos. Baladas, boleros e cha-cha-chas receberam leituras do jovem RC.

E dentre os estilos musicais também veio o espaço para o estilo "bossa-novista". Novamente em uma canção assinada por Carlos Imperial (que, como autor original ou como versionista, aparece na autoria de sete das 12 canções do LP), Roberto cantava com voz tímida e com ar de moço bom algumas coisas que faziam um sujeito "ser bem" naquele contexto dos "anos dourados" que aconteceram entre o fim da década de 1950 e os anos 60.

Com seu primeiro LP (hoje uma raridade, pois jamais foi relançado em vinil ou em CD - estima-se que valha até 3 mil reais), Roberto mostrava que também queria "ser bem" no cenário musical brasileiro. E, através da canção de Imperial, RC interpretava com voz bem ao estilo da Bossa Nova, algumas boas maneiras para se tornar um "bom partido" aos olhos da sociedade - citando inclusive nomes de revistas, de restaurantes, e até de figuras que apareciam em colunas sociais (como o "playboy" Jorginho Guinle).

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos em estúdio, no início da década de 1960.

Abraços a todos, Vinícius.

SER BEM - Carlos Imperial

Ser bem
É no Copa debutar
É sair todo domingo
Na revista do Couchart

Ser bem
É andar de Cadillac
É dizer que está em "love"
Mesmo que seja de araque

Toda garotinha bonitinha tem mania
De ser elegante da Bangu
Quer ver o seu nome na coluna todo dia
Pertinho do Jorginho, ao lado do Didu

Ser bem é na Hípica jantar
É no Jóquei desfilar e de noite, no Sacha’s
Com Baby, juntinho dançar
Mamãe, eu também quero ser bem...

Mamãe, eu também quero ser bem...

Nenhum comentário: