quinta-feira, 17 de abril de 2008

Crônicas da vida - 3



Olá, amigos.

Encerrando esta primeira leva da seção Crônicas da vida, que este que vos escreve publicou originalmente no blogue Aplauso, do amigo Fabiano Cavalcante, hoje o blogue faz homenagem à face mais presente na obra de Roberto Carlos. A dois dias de seu aniversário, RC merece que esteja em destaque o romantismo que suas canções sempre trazem.

Novamente no estilo de seção de revista, a crônica de hoje ajuda a mostrar como as músicas que Roberto escreve (sozinho ou com Erasmo) não saem de moda. E a tendência de todas as estações do ano é sempre a mesma:

Moda - MAURO ABRANCHES

TENDÊNCIAS OUTONO-INVERNO

A moda outono-inverno deste ano de 2008 segue com uma tendência ao estilo retrô. Ternos, cravos e fraques em voga. Entretanto, não é necessária tanta preocupação com cores e também não precisa tirar dinheirinho do bolso querendo roupa melhor. Velho tênis e calça desbotada são um charme de elegância.

Ainda aproveitando a moda da primavera, é interessante deixar flores em casa e também mandar buquês aos respectivos namorados (acompanhados sempre de bilhetes com declarações de amor). Afinal, as folhas caem, mas nascem outras no lugar, em especial no coração. Modas de amor para aquecer o inverno!


E, na contagem regressiva para o blogue se juntar aos muitos, tantos que comemorarão mais uma passagem de ano deste cantor que emociona com detalhes tantos amantes (de todas as modas, de todos os gostos, de todos os corações), este post encerra trazendo as duas canções que inspiraram a seção de moda de nossa Crônica da vida. Que eu gostaria de saber a opinião dos que acessam ao blogue para saber se vale a pena continuá-la em próximas oportunidades.

A primeira canção data de 1980, e é a terceira canção do lado B de seu LP daquele ano, e a segunda canção apresentada abre o disco apresentado em 1983. Ambas comprovam que o amor pode ser considerado um sentimento à moda antiga, mas jamais vai estar fora de moda.

Seguem as letras! Na foto, Roberto Carlos durante o clipe da canção Amante a la antigua, versão em espanhol de uma das músicas que aparecem ao final deste post.

Abraços a todos, Vinícius

AMANTE À MODA ANTIGA - Roberto e Erasmo

Eu sou aquele amante à moda antiga
Do tipo que ainda manda flores
Aquele que no peito ainda abriga
Recordações de seus grandes amores

Eu sou aquele amante apaixonado
Que curte a fantasia dos romances
Que fica olhando o céu de madrugada
Sonhando, abraçado à namorada

Eu sou do tipo
De certas coisas
Que já não são comuns
Nos nossos dias

As cartas de amor
O beijo na mão
Muitas manchas de batom
Daquele amasso no portão

Apesar de todo progresso
Conceitos e padrões atuais
Sou do tipo que, na verdade
Sofre por amor e ainda chora de saudade

Porque sou aquele amante à moda antiga
Do tipo que ainda manda flores
Apesar do velho tênis e da calça desbotada
Ainda chamo de querida a namorada

Ainda chamo de querida
A minha namorada
A minha namorada...

***

O AMOR É A MODA - Roberto e Erasmo

Se o amor está fora de moda
Eu estou um tanto quanto antiquado
Por amar e sentir certas coisas
O que às vezes se diz que é quadrado

O ciúme me causa problemas
Que eu às vezes não posso conter
Reações de um machismo ridículo
Que nem sempre consigo esconder

Olha
Tudo é questão de momento
Homem que tem sentimento
Briga por tudo o que quer

Ama, independente da moda
Macho, mas não se incomoda
De ser um doce
Com sua mulher

O amor está sempre na moda
Não me deixam mentir os casais
Pelos cantos escuros das ruas
E entre quatro paredes bem mais

Sei que muitos se querem bastante
E que outros se amam demais
Meu amor por você é tão grande
E essa moda é a gente que faz...

4 comentários:

Anônimo disse...

Duas belíssimas canções desse Romântico Amante À Moda Antiga.
Parabéns ao nosso amado Roberto Carlos.
Leda Martins.

James Lima disse...

Oh bicho !!! Perdi tanta coisa !!! Me perdoe, tava em semana de prova.
Bacana essas crônicas que você reuniu aqui...

Olha, seguindo seu exemplo, saí do flogão e vim pro blogspot, o endereço do meu é www.rcbraga.vai.la
Espero tu visita lá, bicho
Abraços!

Anônimo disse...

Muita bem conseguida esta crónica relacionando a música de Roberto Carlos e a moda.
Duas lindas canções e uma foto espectacular do grande Roberto Carlos.
Parabéns amigo Vinícius.
Venham mais crómicas!...
Um grande abraço.

Anônimo disse...

Ótima crônica e as músicas escolhidas, nem se fale!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!