sábado, 5 de abril de 2008

A Bossa Nova de Roberto Carlos - 2


Olá, amigos.

Em seu segundo post, a série A Bossa Nova de Roberto Carlos continua a enumerar canções inspiradas no estilo bossa-novista presentes no repertório de RC. No disco de hoje, continuamos em 1959, para trazer o lado B do disquinho daquele ano.

A forte influência que Roberto teve da Bossa Nova em seu primeiro registro fonográfico não se restringiu ao primeiro lado do compacto daquele ano. A outra canção do disco também apresentou RC numa interpretação bem próxima ao estilo mostrado por João Gilberto no decorrer da carreira deste "desafinado".

No entanto, para aqueles que viam o cantor Roberto Carlos apenas como mero imitador de João, na canção apresentada hoje havia uma mescla de homenagem com sátira à Bossa Nova. A letra assinada por Carlos Imperial trazia versos com citações a letras e a títulos de músicas da discografia da Bossa Nova, com sátira à maneira das canções serem interpretadas.

Este compacto até o momento não teve reedição em CD, mas Roberto voltaria a passar por ela anos depois de já estar bem sucedido (e com a imagem mais associada à de "cantor romântico", com sua obra distanciada pelos intelectuais do repertório dos artistas que surgiram durante a Bossa Nova). No Roberto Carlos Especial de 1981, ele voltou às lembranças de seu início de estrada numa reconstituição do tempo em que era o "cantor mascarado" do programa de auditório de Chacrinha.

Um dos quadros apresentados no programa do "Velho Guerreiro" consistia em um cantor (não necessariamente conhecido pelo grande público) se apresentar com seu rosto coberto por uma máscara. Cabia ao público tentar adivinhar quem era o "cantor mascarado" através do bom ouvido para reconhecê-lo mesmo detrás da fantasia. Este quadro foi usado décadas mais tarde no Programa do Ratinho, exibido no SBT, mas com os cantores se apresentando atrás de uma espécie de cortina, e os artistas geralmente estavam esquecidos do grande público.

Mas foi em 1959 que Roberto nos deu suas primeiras músicas. E, para fazer companhia à João e Maria, ele fez uma gravação da "homenagem" de Carlos Imperial à ascensão do ritmo bossa-novista. Na segunda "Bossa Nova de Roberto Carlos" são citadas canções como Esse seu olhar, Chega de saudade, Desafinado e Se todos fossem iguais a você. Reunidas numa música que traz um intérprete que, ao contrário do título criado por Imperial, tem como uma de suas características a afinação.

Segue a letra! Na foto, o rótulo do lado B do primeiro compacto a trazer a voz de Roberto Carlos.

Abraços a todos, Vinícius.

FORA DO TOM - Carlos Imperial

Não sei, não entendi
Vocês precisam me explicar
Seu samba é esquisito
Não consigo decifrar

Na escola eu aprendi
E música estudei
Mas seu samba ouvi
Na mesma eu fiquei

Tentei ouvir a voz
Que existe nesse seu olhar
E pra beijar alguém
Os peixinhos fui contar

Responda por favor
Se isto é natural
Não durmo há mais de um mês
Por causa de vocês

Cheguei, sorri, venci
Depois chorei com a confusão
No tom que vocês cantam
Eu não posso nem falar

Nem quero imaginar
Que desafinação
Se todos fossem iguais a vocês

Se todos fossem iguais a vocês...
Se todos fossem iguais a vocês...

Nenhum comentário: