sábado, 5 de abril de 2008

As cidades de Roberto Carlos - CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM


Olá, amigos.

Mostramos a partir deste post a série As cidades de Roberto Carlos, que vai de volta ao começo, num retorno à cidade na qual RC nasceu e cresceu seus sonhos de ser um cantor. Foi em CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM que ele começou a ter a companhia da fé e do violão para escrever em letra e música sua história.

Localizada a 139 km de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim teve sua história no estado do Espírito Santo iniciada em 1819. Sete anos após ter ajudado a iniciar o povoamento na capitania do estado, o governador Francisco Alberto Rubim criou o nome da região ao se referir a ela em um ofício como "O primeiro caxoeiro deste rio", do Rio Itapemirim, que fez parte do nome da Vila do Itapemirim. Ainda demorariam algumas décadas para a grafia da cidade ser definida, e também para a primeira casa ser construída no local, às margens do Rio Itapemirim - data de 1846. Nesta época, lá eram apenas extensões das grandes fazendas dos donos de terra que habitavam a Vila, como as famílias Gomes Bittencourt e Silva Lima (esta última, uma família responsável pelo povoamento de outras cidades do Sul capixaba).

O progresso viria graças aos últimos momentos do "ciclo da cana-de-açúcar", quando suas fazendas exportavam açúcar e aguardente para todo o estado do Espírito Santo e também para o Rio de Janeiro. Mais tarde, a cidade ainda se consolidaria comercialmente também através do café, graças à ligação com o oeste de Minas Gerais e o sul do Rio de Janeiro.

No ano de 1886, foi inaugurada sua ferrovia, ligando a vila de Cachoeiro até as cidades de Castelo e Alegre (pouco tempo depois, a Estrada de Ferro Sul conseguiu ligação com a capital, Vitória, e com as cidades de Viana e de Domingos Martins) Em 1907, a estação foi repassada à Leopoldina, e passou a ligar Cachoeiro à cidade de Carangola, em Minas Gerais.

No século XX, a cidade passou por expansões na parte pecuária e no setor agrícola, e teve uma ascensão industrial muito rápida. Desde a década de 1980, Cachoeiro tem como atividade principal a extração de minerais, que contribuiu para ela ser considerada a "Capital do Mármore e do Granito".

Denomidada pelos cachoeirenses como "a capital secreta do mundo", Cachoeiro de Itapemirim é o local de nascimento de alguns dos que contribuíram muito para a cultura brasileira. Através de lá, o país foi apresentado aos músicos Raul Sampaio (em dobro: pois há um Raul que é pai de Sérgio Sampaio e o outro que é sobrinho deste Raul) e Sérgio Sampaio, a polêmica Dora Vivacqua (que passou a ser conhecida como Luz del Fuego, a bailarina que se apresentava com uma cobra envolvendo seu corpo) e o grande poeta e cronista Rubem Braga. E foi lá que, a 19 de abril de 1941, nasceu ROBERTO CARLOS.

O filho do relojoeiro Robertino e da costureira Laura começou sua carreira lá, se apresentando na Rádio Cachoeiro (ZYL9 - AM), cantando boleros em português e em castelhano. Em sua lembrança mais remota, RC afirmou que cantou pela primeira vez uma canção na língua hispânica - Amor y más amor.

Roberto até hoje recebe homenagens de sua cidade natal. A casa onde viveu hoje se chama Casa de Cultura Roberto Carlos, e está aberta a visitações desde 13 de novembro de 2000, tendo todos os cômodos da casa preservados e trazendo relíquias de sua infância - como o contrabaixo acústico que fazia parte do Conjunto Regional Zé Nogueira (que acompanhou RC em suas primeiríssimas apresentações artísticas) e o piano da Rádio Cachoeiro, no qual ele aprendeu suas primeiras notas. Também estão disponibilizadas fitas de shows, seus discos e até mesmo curiosidades como seu boletim da Escola Muniz Freire e sua primeira carteira de habilitação.

Na semana de seu aniversário, Cachoeiro também organiza eventos em homenagem a um de seus filhos mais conhecidos. O aniversário mais marcante foi em 1995, quando, no dia 19 de abril, RC realizou um show no Estádio do Sumaré (do Estrela do Norte Futebol Clube, que afirmam ser um dos clubes de coração de Roberto, ao lado do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro e do Palmeiras, em São Paulo). No decorrer da apresentação de mais um show da turnê Luz, a orquestra do maestro Eduardo Lages regeu o coro de 15 mil espectadores que, munidos da luz das velas, cantaram aquele que hoje é hino da cidade - Meu pequeno Cachoeiro, de Raul Sampaio, gravada por Roberto duas vezes - em 1970 e em 2005 (e também numa gravação raríssima, em que RC canta acompanhado apenas de um violão).

De cachoeirense para cachoeirense, Rubem Braga daria um presente a Roberto Carlos no ano de 1986. No Roberto Carlos Especial daquele ano, Rubem usou sua licença poética para recriar o momento em que RC saiu de Cachoeiro para o Rio de Janeiro, num texto narrado pela atriz Patrícia Pillar que antecedia o clipe da canção Aquela casa simples:

"Essa história acontece em qualquer parte do mundo. O rapazinho do interior se despede da família. Vai partir pra cidade grande, pra lutar pela vida. Ele tá sentado no banco da estação, à espera do trem. Seu pai, pouco pode lhe dar além de bons conselhos, e sua bagagem, quase toda se resume num violão. A estação é Leopoldina, bem perto daquela casa simples onde ele vivia. O trem, é aquele misto, que sai por aí aos solavancos, parando em todo lugar, pegando e deixando passageiros. A música é simples. A letra também é muito simples. Mas é bem possível que alguns de vocês fiquem misteriosamente comovidos, porque o rapazinho do violão, com seu paletó de brim, se chama ROBERTO CARLOS".

A Estação Leopoldina foi o ponto de partida de uma estrada a percorrer várias cidades. Mas, certamente, as terras entre as serras e a doce terra na qual nasceu jamais ficariam esquecidas na primeira cidade pela qual Roberto Carlos passou.

O tema deste post não poderia ser outro. Um hino escrito pelo também "cachoeirense ausente" Raul Sampaio (o primo de Sérgio), que o "cachoeirense ausente" Roberto Carlos ajudou a fazer com que a cidade do sul do Espírito Santo recebesse uma grande homenagem.

Em um livreto publicado na revista Contigo no ano de 1973, RC colocou esta música dentre suas canções favoritas, na série As canções que mais gosto. Roberto apresentou a música da seguinte maneira:

"Esta música não foi feita especialmente para mim, como muita gente pensa. É do Raul Sampaio, também de Cachoeiro de Itapemirim. Gostaria muito de ter composto essa canção, é o que realmente sinto pela cidade onde eu nasci. Com essa letra ele traduziu tudo o que poderia ser dito sobre o assunto. É uma música belíssima".

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos durante a gravação do clipe de Aquela casa simples, num trem que tinha como destino a Estação Leopoldina, de seu pequeno Cachoeiro mostrado na letra abaixo.

Abraços a todos, Vinícius.

MEU PEQUENO CACHOEIRO - Raul Sampaio

Eu passo a vida recordando
De tudo quanto aí deixei
Cachoeiro, Cachoeiro
Vim ao Rio de Janeiro
Pra voltar e não voltei

Mas, te confesso na saudade
As dores que arranjei pra mim
Pois todo o pranto destas mágoas
Ainda irei juntar as águas
Do teu Itapemirim

Meu pequeno Cachoeiro
Vivo só pensando em ti
Ai, que saudade dessas terras
Entre as serras
Doce terra onde eu nasci...

Recordo a casa onde eu morava
O muro alto, o laranjal
Meu flamboyant na primavera
Que bonito que ele era
Dando sombra no quintal

A minha escola, a minha rua
Os meus primeiros madrigais
Ai, como o pensamento voa
Ao lembrar a terra boa
Coisas que não voltam mais

Meu pequeno Cachoeiro
Vivo só pensando em ti
Ai que saudade dessas terras
Entre as serras
Doce terra onde eu nasci...

Nenhum comentário: