sábado, 5 de abril de 2008

61 vezes Eduardo Lages


Olá, amigos.

Neste 11 de março, é a vez do fotolog ter a mesma atitude que Roberto Carlos toma durante seus shows, para apresentar o aniversariante deste dia. Por isso, hoje apresentamos o "irmãozinho, o cumpadre", o nosso maestro EDUARDO LAGES.

Ele, que desde o ano de 1977 está à frente dos arranjos e da regência dos shows de RC (e, com o decorrer dos anos, passou a fazer arranjos também dos discos de Roberto), hoje completa 61 anos de muitos serviços prestados à Música Popular Brasileira. Melodias que ele começou a acompanhar já aos cinco anos, quando se apresentou pela primeira vez no Teatro Municipal de Niterói (sua terra natal).

Alguns anos mais tarde, seu piano passaria a agradar o céu e o inferno, quando alternou suas apresentações entre as missas na igreja católica e num bordel, num "antro de perdição". "Eu ia do céu ao inferno de ônibus em 15 minutos", Lages recorda.

Já maior de idade veio a maturidade musical e as apresentações como pianista no célebre Chico's Bar, do outro lado da Baía da Guanabara, e em locais como a Rincão Churrascaria, onde se apresentou acompanhando artistas na época iniciantes, como Alcione e Emílio Santiago. Também veio o convite para ser arranjador e diretor musical de programas da TV Globo - em especial do marcante programa Globo de ouro, que trazia semanalmente as músicas mais executadas nas rádios brasileiras.

Foi aí que começou a se aproximar de Roberto Carlos, que alternava nas primeiras colocações toda semana, e era presença certa no programa global. E no ano de 1977, passou a trabalhar com quem ele considera o maior cantor popular do Brasil.

Como o trocadilho é inevitável, vieram momentos de muitas emoções, como ter suas canções gravadas por Roberto Carlos (são 15 até o momento, a maioria com letra do excelente letrista Paulo Sérgio Valle) - a primeira, presente no LP de 1979, Às vezes penso, de 1979, foi usada como trilha de uma cena envolvendo RC e a atriz Christiane Torloni. E, dentre os muitos duetos do crooner de sua orquestra Roberto Carlos, veio também o momento de reger RC e o tenor Luciano Pavarotti em dois números que eles fizeram em show no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre - cantando as músicas Ave Maria e O sole mio.

Aliado ao trabalho com RC, Lages assinou arranjos também para outros artistas da nossa música. Seu trabalho passou pelos discos de Nelson Gonçalves, Aguinaldo Timóteo e também as duplas sertanejas Chitãozinho & Xororó e Zezé di Camargo & Luciano.

Eduardo credita a Roberto sua chance de poder se aventurar em um trabalho solo, mesmo nos mares revoltos do mercado musical brasileiro, que não costumam valorizar a música instrumental. A partir de 2005, aquele que era considerado por muitos um coadjuvante do "Rei" Roberto Carlos começou a protagonizar bons momentos para nossa música.

Naquele ano, veio Emoções, disco que apresentou 12 leituras suas para músicas assinadas por Roberto Carlos e Erasmo Carlos. 2006 trouxe confissões mais nostálgicas, com Cenário apresentando 14 canções que ele considera marcantes no decorrer de sua vida - versões instrumentais de músicas de Stevie Wonder, ABBA, Beatles, Roberto e Erasmo, além da que da título ao disco, assinada por ele e pelo sempre parceiro Paulo Sérgio Valle, gravada magistralmente por Roberto Carlos em seu LP de 1990.

No ano passado, quando completou seis décadas de vida, Lages disse que "podia muito bem estar com cobertor nas pernas, na pracinha jogando dominó, mas resolvi gravar DVD". E deu presente em dose dupla para os ouvintes de boa música - tanto o disco quanto o DVD intitulados Com amor , que enumerou músicas marcantes de safra internacional, deu novas interpretações para músicas do amigo Roberto Carlos (a quem dedicou este trabalho) e uniu em seus arranjos a Bossa Nova e a Jovem Guarda.

Momentos tão bonitos para falarmos, sem cair em contradições, do quanto merece nosso aplauso e nossa reverência o músico que conhecemos desde o dia em que ouvimos pela primeira vez da voz de Roberto Carlos a designação de "o meu maestro: Eduardo Lages!'. E um destes cenários ocorreu recentemente, quando, na apresentação de seu show Com amor na programação do Projeto Emoções em Alto-Mar, que RC faz anualmente em um navio: em seu show, Eduardo teve uma "canja" de ninguém menos que o 'cumpadre" Roberto Carlos, que interpretou as canções Emoções , Olha e Proposta. Prova desta amizade que existe há três décadas e, nas palavras de Eduardo, tão emocionante quanto sua estréia como arranjador do Roberto.

Atualmente, Eduardo recebeu mais uma grande notícia. Uma canção sua, assinada em parceria com Paulo Sérgio Valle e gravada originalmente por Roberto Carlos em seu LP de 1987, recebeu uma releitura do cantor José Augusto. A gravação do cantor foi escolhida para tocar na atual novela das 19h da TV Globo, Beleza pura. Coisas do coração de um artista com tantas histórias já vividas, e que este que vos escreve espera ter homenageado de forma a falar tudo o que os fãs de Eduardo Lages pretendiam lhe dizer no dia de hoje, através destas palavras de amizade e de agradecimento. Afinal, pra que querer saber coisas do coração?

Segue a letra! Na foto, Eduardo Lages recebendo Roberto Carlos no palco de seu show durante o Projeto Emoções em Alto-Mar.

Abraços a todos, Vinícius.

COISAS DO CORAÇÃO - Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle

Quantas vezes te falei
Que esse amor é tudo pra nós dois
Eu te quero e sempre vou te amar
Agora e depois

Quanto tempo eu não sei
Não se mede em tempo uma paixão
Mas eu sinto cada dia mais
Você no coração

Quantas coisas entre nós
Foram ditas quase sem falar
De repente um gesto e um olhar
Dizem te amo

E sem nada prometer
Nos amamos sem querer saber
Se é paixão ou se é um grande amor
Tudo que existe em nós

Pode ser amor, pode ser paixão
Pode ter até outra explicação
Só sei que quero ter você
Sempre a meu lado

Pode ser amor, pode ser paixão
Mas seja qual for a explicação
Meu bem, por que querer saber
Coisas do coração?

Pode ser amor, pode ser paixão
Mas seja qual for a explicação...

Nenhum comentário: