sábado, 5 de abril de 2008

Roberto Carlos, intérprete


Olá, amigos.


Aproveitando aqui um post apresentado no blogue Música do Brasil (idealizado e atualizado pelo meu amigo Everaldo Farias) intitulado "O repertório mais visitado do país!", hoje este blogue (em seus primeiros passos) comprova uma das coisas apontadas por ele em seu artigo sobre Roberto Carlos. No texto, Everaldo mostrou um "fenômeno" constante no repertório de RC.


De uns tempos para cá, Roberto tem "filtrado" as permissões de gravação de suas músicas - em especial porque elas estão envolvidas em outros projetos dele. A saída dos artistas que "querem gravar Roberto Carlos" tem sido bem interessante: fazer releituras de sucessos do cantor, mas que não são de autoria dele.


Esta nova tendência, inclusive, já foi usada em discos/tributos. Sérgio Reis lançou Nossas canções resgatou as canções Vivendo por viver e O homem bom. Renato Vargas, que disseminou a bem sucedida série O som do barzinho, mostrou como RC é querido também nos bares dedicando um disco a este "nicho" da discografia dele (em dois volumes), mostrando em voz e violão músicas como Meu pequeno Cachoeiro, Não vou ficar e Como dois e dois. Paulo Ricardo foi outro que se aventurou nesta área, com o disco Amor de verdade e redescobertas das canções Uma palavra amiga, Ninguém vai tirar você de mim e Não há dinheiro que pague. Até mesmo em outros ares RC recebeu homenagem de seu lado intérprete - a cantora Tamara lançou o disco Tamara canta Roberto Carlos, dando sua versão para as músicas Abrázame así e El gato que está triste y azul, dentre outras.


Alguns anos atrás, novamente este repertório foi revisitado, mas de maneira mais abrangente. Foi lançada uma compilação trazendo gravações de outros artistas sobre músicas que foram sucesso na voz dele - na lista de intérpretes, há uma disparidade de estilos e de gerações, como Fábio Júnior, Milton Carlos e Lolita Rodrigues.


Afora estas compilações explícitas, atualmente a discografia do Roberto Carlos intérprete prossegue como refúgio dos cantores que querem prestar uma homenagem a ele e também se amparar no sucesso de suas canções (mas que, sabendo da "fama" de dificuldade para ele liberar as músicas de sua autoria, vão por um caminho aparentemente mais seguro). O fenômeno mais recente de que o 'sucesso do Roberto Carlos intérprete" no pensamento da população brasileira foi a recente disseminação de gravações da música Amor perfeito. Terceira faixa do lado A de seu LP de 1986, a música feita a oito mãos por Lincoln Olivetti, Robson Jorge, Michael Sullivan e Paulo Massadas recebeu interpretações das mais variadas, chegando até ao "criticado, mas adorado por muitos" ritmo de axé dos grupos Babado Novo e Chiclete com Banana.


Nos próximos posts, este blogue mostrará como o intérprete Roberto Carlos chega até mesmo a ser campeão de audiência na teledramaturgia - um fato que as pessoas que acompanham as tramas das novelas já perceberam. Mas isso vamos dizer com outros detalhes no decorrer desta série curta, mas bem significativa.


Encerramos o post trazendo a canção que, provavelmente, seja a mais emblemática para falarmos sobre esta face da discografia de RC. Lançada por Roberto Carlos há pouco mais de 30 anos, a música de Isolda já recebeu mais de 150 gravações (na sua lista de intérpretes figuram nomes de gerações mais diversas, como Simone, Ivo Pessoa e até Peppino di Capri - que gravou sua versão em italiano, "batizada" de Ancora con te).


Roberto foi o primeiro a mostrar que a saudade que gostamos de ter merece ser relembrada, mesmo através de letra e música. E o decorrer das décadas comprova que os artistas da música brasileira endossam o coro, pois assim sentimos a pessoa que temos saudade bem perto de nós outra vez.


Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos em registro que veio na parte interna do LP de 1977, ano em que foi lançada a música abaixo.


Abraços a todos, Vinícius.


OUTRA VEZ - Isolda


Você foi
O maior dos meus casos
De todos os abraços
O que eu nunca esqueci


Você foi
Dos amores que eu tive
O mais complicado
E o mais simples pra mim


Você foi
O maior dos meus erros
A mais estranha história
Que alguém já escreveu


E é por essas e outras
Que a minha saudade
Faz lembrar
De tudo outra vez


Você foi
A mentira sincera
Brincadeira mais séria
Que me aconteceu


Você foi
O caso mais antigo
O amor mais amigo
Que me apareceu

Das lembranças que eu trago na vida
Você é a saudade que eu gosto de ter
Só assim sinto você bem perto de mim
Outra vez...


Me esqueci de tentar te esquecer
Resolvi te querer por querer
Decidi te lembrar quantas vezes
Eu tenha vontade sem nada a perder

Ah...

Você foi
Toda felicidade
Você foi a maldade
Que só me fez bem


Você foi
O melhor dos meus planos
E o maior dos enganos
Que eu pude fazer


Das lembranças
Que eu trago na vida
Você é a saudade
Que eu gosto de ter


Só assim
Sinto você bem perto
De mim
Outra vez...

5 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí, Vina !!! Senta pau, toca isso aí pra frente, que tenho certeza que vai dar certo !

Abraços
James
www.rcbraga.vai.la

Anônimo disse...

Maravilha Vinícius, belo texto! E realmente, Roberto Carlos é o artista, o rei do Brasil por vários motivos e um deles é esse. Ele agrada de A a Z, independente da tradicional crítica!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

Anônimo disse...

Vou te dar um trabalho danado aqui igual voce dá lá no meu blog...rsrsr

Um abração
Eduardo lages

Unknown disse...

Essa canção é uma das mais lindas cantadas pelo Rei. Ele é sucesso em tudo que faz!

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu