domingo, 29 de junho de 2008

América, América - 4



Olá, amigos.

A série América, América traz hoje mais um post que apresenta o repertório em castelhano presente nos álbuns anuais lançados por Roberto Carlos no Brasil. E desta vez apresentamos mais um momento em que o lado intérprete de RC decidiu dedicar sua voz à letra e à música de um artista mexicano.

Uma canção da safra de ARMANDO MANZANERO já tinha feito parte dodisco de Roberto no ano de 1974 - mas a música Yo te recuerdo se tornara Eu me recordo, na versão assinada pelo próprio RC. Entretanto, quatro anos depois, Manzanero esteve de volta na discografia de Roberto Carlos, com os versos cantados na língua original de sua canção.

Nascido em Yucatán no ano de 1935, Armando Manzanero começou seus estudos em música aos 8 anos de idade. Aos 16, teve início sua carreira como pianista, que lhe renderia a mudança para a Cidade do México (onde passou também a trabalhar como produtor musical da CBS Internacional). A partir deste momento, começou a ter contato com vários artistas mexicanos, e a trabalhar como pianista de artistas de destaque no país, como o cantor Lucho Gatica e a cantora Angélica Maria (com ela, produziu vários discos e compôs muitas músicas feitas para cinema a partir da década de 1960).

Além do trabalho como pianista, Manzanero sempre manteve seu trabalho como compositor bem sucedido - desde sua primeira música, Nunca en el mundo (de 1950), que recebeu versões em 21 países. Ele é autor de pelo menos 400 canções, e dentre elas se destacam as baladas Contigo aprendi, Voy a apagar a luz e Te extraño. Atualmente, Armando Manzanero prossegue em sua carreira como compositor, intérprete e pianista, e também acumula o cargo de vice-presidente da Sociedad de Autores y Compositores de Música de México.

Através de seu sucesso, o pianista já se apresentou em palcos importantes dos vários países que conheceram sua música - dentre eles, o Teatro Colón (na Argentina), o Madison Square Garden (nos Estados Unidos) e o Canecão (no Brasil). Também no Brasil Armando Manzanero se apresentou num lugar muito tradicional.

O Roberto Carlos Especial de 1977 trouxe RC cantando três músicas na companhia deste grande artista da América Latina. E no seu LP de 1978, Roberto Carlos voltaria a reverenciar a obra de Armando Manzanero dedicando uma das faixas de seu álbum no Brasil para apresentar uma canção de autoria dele e interpretada na língua hispânica (atitude que seria repetida no ano seguinte, mas isso já é um assunto para o próximo post). E na voz de Roberto, o Brasil conheceu a letra em que Manzanero contava de coisas que acontecerão quando chegar, por fim, a manhã (curiosamente, a música foi lançada no mesmo LP que RC apresentou Café da manhã, canção que também traz a manhã como tema, considerada um dos clássicos de Roberto Carlos e Erasmo Carlos).

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos em registro da contracapa de seu LP de 1978.

Abraços a todos, Vinícius.

POR FIN MAÑANA - Armando Manzanero

Por fin mañana
Tendré la dicha de tomarte entre mis brazos
De agazajarme con el sol de tu presencia
De oir la dulce melodía de tu riza

Por fin mañana
Tendrá mi lecho el calor del cuerpo tuyo
Será mi noche de alvorozo y alegría
Mi madrugada nacerá con tu suspiro

Por fin mañana
Van a lograr dormir mis locas inquietudes
Se han de aplacar con tus caricias mis locuras
Por fin mañana a mi lado volverás

Por fin mañana
Igual que ayer comenzará a cantar la fuente
Y mi jardín florecerá como hace tiempo
Por fin mañana a estas horas te tendré

Por fin mañana
Igual que ayer comenzará a cantar la fuente
Y mi jardín florecerá como hace tiempo
Por fin mañana a estas horas te tendré...

3 comentários:

James Lima disse...

Bicho,

Armando Manzanero é demais. Sua presença no especial de 1979 apenas enriqueceu aquele programa.

Um abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

O Manzanero esteve em 1977. Em 79, esteve no disco como compositor da faixa Esta tarde vi llover, regravada em 1997.

Essa canção citada por você é uma das mais lindas que o Roberto gravou em espanhol.

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

Anônimo disse...

Gosto demais das canções de Armando Manzanero; principalmente na voz do Rei Roberto Carlos.
Beijos,
Leda Martins.