quinta-feira, 12 de junho de 2008

POST ESPECIAL - Dia dos Namorados



Olá, amigos.

Hoje este blogue cede espaço para falar de uma data marcante no calendário dos casais apaixonados. Trata-se do DIA DOS NAMORADOS, momento do ano que deve ser sempre lembrado no lugar que homenageia o artista que certa vez declarou que o amor nunca sai de moda.

O Dia dos Namorados surgiu quando em alguns países passaram a comemorar o Dia de São Valentim. Conta a lenda que o imperador Caladeus II decidiu proibir a realização de casamentos em seu reino, para que os jovens não criassem famílias - ele acreditava que, sem uniões matrimoniais, era mais fácil conseguir que os homens se alistassem em seu exército. Entretanto, o bispo romano Valentim continuou celebrando as uniões em segredo.

Mas as cerimônias foram descobertas, e Valentim foi preso e mais tarde decapitado. Enquanto estava preso, o bispo recebia bilhetes e flores de pessoas que diziam acreditar no amor. Dentre elas estava uma jovem cega chamada Assíria, filha do carcereiro, que recebeu a permissão do pai para visitar o prisioneiro. Afirma-se que, depois dos dois se apaixonarem, a menina recuperou sua visão. Em vários países o Dia dos Namorados equivale ao Dia de São Valentim, que é comemorado em 14 de fevereiro - dia em que ocorreu sua decapitação.

O Brasil instituiu o dia 12 de junho como Dia dos Namorados por um motivo bem curioso. Esta data é a véspera do Dia de Santo Antônio, popularmente conhecido como o "santo casamenteiro", para quem muitas pessoas fazem muitas promessas e simpatias pedindo alguém para casar.

O amor e os sentimentos que giram em torno dele foram motivos de inspiração para muitos compositores - independente da folhinha que aparece no calendário. E em todo o fim de ano, Roberto Carlos sempre nos presenteou com músicas que falam de paixões e amores.

O amor que não se preocupa com convenções, e se define como "à moda antiga", que manda flores, cartões e bombons (prática usada desde que se começou a celebrar o Dia de São Valentim, e que é repetida também no Brasil em cada 12 de junho). A namorada que é refúgio, regresso em qualquer dia, qualquer hora. O amor jovial do broto encantador que faz parar na contramão e faz a pessoa oferecer o céu como presente e mandar tudo pro inferno - muitas vezes correndo demais para que o tempo passe até a hora de rever o sorriso e o coração de quem se ama.

As emoções estão na estrada dos apaixonados, vividas e revividas a todo momento, na paz de um sorriso que traz a sensação de que se está olhando estrelas diante de uma simples mágica resumida em uma palavra com quatro letras. Sentimentos que aparecem sem dia, sem hora, sem idade específica e fogem até mesmo de padrões estipulados pela beleza. Amor sem limite, de suspiros e grandezas que acontecem a dois, e trazem a sensação de que tudo pára no encontro de corpos e de almas, no erotismo de uma relação a dois em que o gosto de tudo é experimentado, do encontro até o descanso e a paz infinita - "na hora em que o gesto vale mais do que todas as palavras".

Neste 12 de junho, este que vos escreve deseja um Feliz Dia dos Namorados a todos os casais apaixonados (brotos, amantes, de 40 ou de todas as idades), e sugere aos que estão à procura de um amor que aproveitem este dia para fazer uma declaração do tipo: "eu estou apaixonado por você", "eu te amo, minha amiga", "minha senhora, eu estou apaixonado, minha senhora, quero ser seu namorado". Vivendo e curtindo o grande amor de sua vida, no grude que faz com que os casais mostrem que, mais do que nunca, são um do outro. Como disse a música assinada por RC para seu disco Amor sem limite, de 2000 (e depois interpretada em seu Acústico MTV, do ano seguinte).

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos ao fim de um de seus shows, jogando para a platéia um dos presentes mais recomendáveis para o dia de hoje: as rosas.

Abraços a todos, Vinícius

O GRUDE (Um do outro) - Roberto Carlos

Na verdade, todo mundo sabe
Que a gente é assim
Que eu vivo grudado em você
Você grudada em mim

Que aonde eu vou você vai
Nem pergunta onde é
E que a gente não larga um do outro
Um minuto sequer

Se você fica triste
Quem chora primeiro sou eu
Se eu me zango, você é quem briga
E defende o que é meu

Nosso amor é a coisa mais linda
São só cenas de amor
Todo o tempo que passa
Porque o tempo todo a gente
Se beija e se abraça...

4 comentários:

Anônimo disse...

Que legal esses seus post nos deixando a par das datas comemorativas e sobretudo com um paralelo com o rei e sua obra!

Essa música é simplesmente tudo, completa, poucas são assim no mundo!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

Anônimo disse...

Este post não é especial.

É especialíssimo!

Porque muito bem concebido pelo Vinicius a quem agradeço e dou os parabéns.

Gostei!

Anônimo disse...

Que amor lindo...um AMOR SEM LIMITE..PRA SEMPRE...Quase todas as canções do Rei, embalaram muitos beijos, abraços...Na minha vida ele está sempre presente.
Beijos,
Leda Martins.

Felipe Moura disse...

Bela foto, sumido apaixonado!
rs!

Abraços!

Felipe Moura
do Blog El Rey Roberto Carlos
www.reyrobertocarlos.blogspot.com