quinta-feira, 5 de junho de 2008

POST ESPECIAL - Erasmo Carlos e Wanderléa



Olá, amigos.

Este blogue hoje abre espaço para um post especialíssimo, no dia do ano em que fazemos uma homenagem dupla. Afinal, o dia 5 de junho celebra o aniversário daqueles que são os primeiros nomes da lista de um milhão de amigos que Roberto Carlos um dia desejou ter: a nossa maninha WANDERLÉA e o nosso amigo ERASMO CARLOS.

A mineira de Governador Valares WANDERLÉA Salim foi encarregada de ser a apresentadora do programa Jovem Guarda ao lado da dupla Roberto e Erasmo. Ela começou sua carreira se apresentado ainda criança no programa Clube do guri (na Rádio Mayrink Veiga) e receber o título de "A mais bela voz infantil" num concurso da TV Rio. Já gente grande, Wanderléa começara sua carreira fonográfica cantando músicas americanas vertidas para o português através de Rossini Pinto (compositor muito presente também na época "jovem-guardista" de RC). Desta época se destacam as gravações de Meu bem Lollipop e Exército do surf.

Na brasa aquecida pela Jovem Guarda, a cantora gravaria a canção pela qual, até hoje, tem seu nome associado: Ternura, versão de Rossini Pinto para uma canção estrangeira. A partir dela, Wanderléa receberia o singelo apelido de Ternurinha, e lançaria sucessos como Prova de fogo e Pare o casamento.

Sua carreira musical traz uma peculiaridade: nos discos que vieram após o movimento "jovem-guardista", ela tentou trilhar por vários caminhos da Música Popular Brasileira, mas sempre seus novos rumos eram preteridos por gravadoras e por público - que a queriam ouvir fazendo releituras de Ternura e de Foi assim (Juventude e ternura), outro grande sucesso dela, assinado pelos irmãos Renato e Ronaldo Corrêa (ambos do grupo vocal Golden Boys).

Em seu repertório, apareceram interpretações para músicas de jovens compositores como Gonzaguinha, Djavan, João Donato e Altay Veloso, e até mesmo algumas tentativas de discos mais experimentais, produzidos por Egberto Gismonti. Entretanto, ela geralmente aparece com mais destaque na mídia em eventos destinados a celebrar a Jovem Guarda (caso do ano de 2005, quando foram comemorados os 40 anos do movimento e ela se apresentou em shows no Rio de Janeiro ao lado dos grupos The Fevers e Golden Boys e do amigo Erasmo Carlos). Seu mais recente disco solo foi O amor sobreviverá, de 2003, que apresenta interpretações para músicas de Rita Lee (Menino bonito) e relê canções assinadas por Roberto e Erasmo (Mané João e É preciso saber viver são algumas delas).

ERASMO CARLOS é o nome pelo qual o carioca da Tijuca Erasmo Esteves passou a ser conhecido desde que começou a se apresentar - primeiro como vocalista da banda Renato e Seus Blue Caps, para, em seguida, iniciar sua carreira solo. Erasmo conheceu Roberto há exatos 50 anos, quando o cachoeirense homenageado neste blogue foi até sua casa para pedir a letra da música Hound Dog, sucesso de Elvis Presley que RC iria cantar no programa Clube do rock.

Seria o início de uma grande amizade que em letra e música é traduzida em mais de 500 obras presentes no cancioneiro brasileiro. As primeiras delas são: na discografia de Roberto, a música Parei na contramão, e na discografia de Erasmo, as canções Terror dos namorados e Festa de arromba (este, o registro histórico de como era a festa da Jovem Guarda).

Com o fim da fase áurea do movimento, Erasmo prosseguiu escrevendo canções em parceria com Roberto, mas, como bons amigos, cada um respeitou as peculiaridades de composição do outro. Enquanto RC (após as nuances do soul music mostradas entre o fim dos anos 60 e início dos anos 70 em ambas as discografias) seguiu a trajetória da vertente romântica, Erasmo Carlos manteve-se na linha do pop/rock.

Suas composições trazem também parcerias com vários artistas da safra brasileira - desde o produtor Liminha e do cantor Ritchie até os "tribalistas" Marisa Monte e Carlinhos Brown - e também a liberdade maior para lançar discos de maneira mais espaçada (e não anualmente, como Roberto geralmente fazia). A reverência à parceria com Roberto Carlos chegou às lojas de disco do Brasil por duas vezes através dele -foram os projetos Erasmo Carlos convida..., primeiro de 1980 e o segundo do ano passado.

Mesmo depois do fim da Jovem Guarda, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa se reúnem para celebrar a amizade iniciada através de uma paixão em comum (a música) nas edições anuais do Roberto Carlos Especial - a mais recente apresentação do trio foi em 2006, quando interpretaram a música Amigo. Lamentavelmente, o único registro fonográfico dos três não pôde acontecer por atritos entre as gravadoras - o filme Roberto Carlos e o diamante cor-de-rosa não teve uma trilha sonora própria, as canções foram espalhadas nos discos de cada cantor, e a interpretação do trio para É preciso saber viver apareceu apenas nas telas do cinema.

Entretanto, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa se encontraram musicalmente em vários momentos da discografia de Wandeca. Em sua discografia, a cantora interpretou algumas canções que a dupla fez especialmente para ela gravar, durante todas estas décadas - desde as músicas Um quilo de doce e Você vai ser o meu escândalo (na década de 1960) até a canção Na hora da raiva (da década de 1980).

A canção escolhida para homenagear os aniversariantes Erasmo Carlos e Wanderléa segue esta premissa: trata-se de uma canção dos dois feita para ela gravar. Mas que em seu título registra a força da maninha, a terceira força da amizade deste trio tão importante para a Música Popular Brasileira. Canção que abre o LP Vamos que eu já vou, lançado por Wanderléa em 1977, ela também receberia uma leitura de Erasmo Carlos no ano seguinte, em seu LP Pelas esquinas de Ipanema. E merecia um dia também receber gravação de Roberto Carlos.

Segue a letra! Na foto, Erasmo Carlos, Wanderléa e Roberto Carlos no Roberto Carlos Especial de 2004, quando o trio interpretou a música Sentado à beira do caminho.

Abraços a todos, Vinícius.

A TERCEIRA FORÇA - Roberto e Erasmo

De um punhado de barro
Deus fez o mundo sem cercas
Fez voar quem ele quis
E disse para o que seria o homem

Vou te dar inteligência
Só porque não te dei asas
Trovoada pra que sintas medo
E forças para ser sua fraqueza

Não serás dono dos filhos
Nem da terra
Vive em paz com tua gente
Que o amor te encerra

Dou-te frutas e raízes
Dou-te sombra e água doce fresca
Usa a luz do teu sorriso
E, sem guerra, faz da minha terra
Teu paraíso

Por culpa do primeiro homem
Não ouvindo estas últimas palavras
Eu estou aqui gastando versos
Pra falar da coisa errada

Seja de energia pura
Seja o Cristo Redentor
Ou seja um disco voador

Apareça pra dizer uma vez mais
O que se faz
Pra se viver em paz?
Porque só...

Só uma terceira força
Pode acabar com isto
Apareça logo
Mostre o paraíso...

4 comentários:

Anônimo disse...

O Rei; Tremendão e a Ternurinha são mesmo ícones da música popular brasileira.
Inesquecíveis como as "jovens tardes de domingo"...
Beijos.
Leda Martins.

Anônimo disse...

As três forças da jovem guarda, da amizade musical e humana...

Não conhecia essa canção ainda, valeu o post!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

CON disse...

Estes três são importantíssimos em minha vida...A jovem guarda marcou a minha infância!!!Eu era "vidrada" neles.Participei de muitos programas infantis, eu me apresentava e era chamada de Ternurinha 2, rsrsrsrs eu adorava imitar a Wanderléa!
Na época da jovem guarda existiam vários produtos, bonecos, utensílios domésticos, cadernos com fotos deles, eu colecionava tudo. Lembro-me bem que existia um chicletes PLOC, que tinha figurinhas com desenhos e letras de músicas deles...Era muito legal...Eu me lembro bem da música "gatinha manhosa" consegui colecionar as figurinhas com os pedaços da letra até formar inteira...Era meu tesouro aquilo.
Lembranças doces, eternas...
AMO estes três! Principalmente meu REI, rsrsrsrs

Beijos azuis

James Lima disse...

Pessoas fantásticas, maravilhosas. Cada um com um tipo de brilho diferente, mas todos brilhando de maneira igual.

Obrigado pela correção na matéria do Blog *Roberto Carlos Braga*, Vinícius.

Abraços
James Lima
Teresina-PI