quarta-feira, 4 de junho de 2008

Casa, esquinas e quintais - 11




Olá, amigos.

A série Casa, esquinas e quintais continua seu trajeto nos vários recortes musicais da discografia de Roberto Carlos que acontecem num lar. E a partir de hoje, esta lista passa a apresentar outros detalhes da obra cantada por RC: depois de mostrarmos cômodos da casa, agora trazemos músicas que falam sobre objetos que estão no cotidiano do lar.

E no quarto (que citamos no post anterior), nós vemos a CAMA, um móvel em que se repousa ou dorme, composto de estrados sobre os quais se coloca geralmente um colchão revestido de cobertas. A cama é apresentada em nuances das mais diversas no repertório cantado por Roberto Carlos.

Ainda no Roberto Carlos canta para a juventude, seu LP de 1965, é nela que acontecem os sonhos narrados em Noite de terror (bem humorada canção assinada por Getúlio Côrtes). Dez anos depois, na cama ele teve um sonho mais bonito, o relatado em O quintal do vizinho (presente num dos posts anteriores desta série).

Mas a cama, assim como o quarto, surge na discografia de RC em canções que falam sobre intimidade, muitas vezes com fortes doses de sensualidade . Seja no apelo de não querer ser apenas mais um na cama de uma mulher, como dizem os versos de Maurício Duboc e Carlos Colla em Falando sério (do LP de 1977), na tentativa de dizer a uma amiga que o relacionamento dela teve fim e não adiantava mais se desesperar ou procurá-lo em sua cama (como é dito no dueto com Maria Bethânia em Amiga, faixa de abertura do LP de 1982).

Em alguns momentos, nela se reflete o desgaste da intimidade que às vezes culmina numa nostalgia pelo fim de um relacionamento. Em Desabafo (do LP de 1979), enquanto um rola na cama sem sono, o outro finge dormir para evitar conflitos. Ainda no mesmo disco, a canção Costumes fala da saudade de um "bom dia na cama" e do aconchego que sentia neste móvel - sentimento parecido com o apresentado na música Só vou se você for (lançada no LP de 1985), em que se recorda da época em que a cama era grande porque o casal só dormia agarrado.

Mas o erotismo é, sem sombra de dúvida, o sentimento que mais se apresenta nas canções de Roberto e Erasmo que falam na cama. Ela aparece em Romântico (do LP de 1995), mostrando que o homem certo também rola na cama junto com a mulher. Já em O que é que eu faço (do ano de 1988), surge a proposta de, caso encontrá-lo em sua cama, enlouquecer com ele de noite e até o amanhecer. Ou, como propõem os versos de Menina (presente no LP de 1987), se esquecer de tudo num grande amor.

Em seu show Detalhes (que começou sua turnê em 1987), Roberto Carlos evidenciava (em um texto escrito por Luiz Carlos Miéle e Ronaldo Bôscoli) alguns dos sintomas apresentados na febre da cama: "Minha vida tem sido um amar sem conta, lúcidas ou tontas, muitas, mas não tantas. Umas à luz do sol outras em brumas, no sarro ou no carro, na febre da cama algumas. Que me perdoem as palavras que usei pensando nela mas o suor dela ainda escorre no meu peito. Com ela o gesto do amor é perfeito!".

Sentimentos de cama e MESA (móvel de madeira usado para comer, escrever ou trabalhar), na tentativa de trazer as delícias do romantismo para a pessoa amada. Na canção explicitamente sensual que abre o lado B de seu LP lançado em 1981, Roberto Carlos descreve a receita para chegar ao ponto certo do amor: um dos segredos do homem que sabe o que quer é saber dar e querer da mulher. Os outros segredos, basta ler na canção mostrada abaixo.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos no registro fotográfico que ilustra a contracapa de seu disco daquele ano.

Abraços a todos, Vinícius.

CAMA E MESA - Roberto e Erasmo

Eu quero ser sua canção, eu quero ser seu tom
Me esfregar na sua boca, ser o seu batom
O sabonete que te alisa embaixo do chuveiro
A toalha que desliza no seu corpo inteiro

Eu quero ser seu travesseiro e ter a noite inteira
Pra te beijar durante o tempo que você dormir
Eu quero ser o sol que entra no seu quarto adentro
Te acordar devagarinho, te fazer sorrir

Quero estar na maciez do toque dos seus dedos
E entrar na intimidade desses seus segredos
Quero ser a coisa boa, liberada ou proibida
Tudo em sua vida

Eu quero que você me dê o que você quiser
Quero te dar tudo que um homem dá pra uma mulher
E além de todo esse carinho que você me faz
Fico imaginando coisas, quero sempre mais

Você é o doce que eu mais gosto
Meu café completo, a bebida preferida e o prato predileto
Eu como e bebo do melhor e não tenho hora certa
De manhã, de tarde, à noite, não faço dieta

Esse amor que alimenta minha fantasia
É meu sonho, minha festa, é minha alegria
A comida mais gostosa, o perfume e a bebida
Tudo em minha vida

Todo homem que sabe o que quer
Sabe dar e querer da mulher
O melhor e fazer desse amor
O que come, o que bebe, o que dá e recebe

Mas o homem que sabe o que quer
E se apaixona por uma mulher
Ele faz desse amor sua vida
A comida, a bebida, na justa medida...

4 comentários:

Anônimo disse...

Cama e Mesa; lembro-me do sucesso desta canção lançada em 1981; tocava em todas as rádios a toda hora! Na TV, mostravam pessoas comprando 3...4 Lps do Rei.
Como Caminhoneiro, essa canção foi muito bem "encantada" na mídia.
Beijos,
Leda Martins.

Anônimo disse...

Esquecí de citar que, Caminhoneiro foi no ano: 1984. Campeã das rádios!
Leda Martins.

Anônimo disse...

Cama e mesa é uma das mais emblemáticas nesse assunto! Ela une dois pontos legais de refeição! rsrsrsr

Roberto e Erasmo são dois gênios!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

Anônimo disse...

Eu sua fã de carteirinha assinada,vejo em suas lindas e belas frases nas suas canções um pouco do nosso Deus aqui nesse lindo admirável universo. Meu irmão, Deus ti abençoe sempre. Meu sonho ti conhecer pessoalmente. Assinada Lucimar Soares da Silva