terça-feira, 10 de junho de 2008

Casa, esquinas e quintais - 14




Olá, amigos.

A série Casa, esquinas e quintais prossegue sua caminhanda, cantando em letra e música momentos da discografia de Roberto Carlos que falam sobre lugares e móveis presentes em um lar. No post de hoje, trazemos um objeto que é sempre servido às pessoas que visitam a casa.

Logo que abre-se o lar para uma visita, é comum que a pessoa ofereça uma CADEIRA, objeto que tem um assento com costas e, algumas vezes, traz locais (dobráveis ou não) para apoiar também os braços. Pode-se dizer que a cadeira é um dos móveis mais comuns em todas as casas, pois aparece nas salas (de estar ou de jantar) e nos quartos, às vezes até servindo de apoio para outros objetos - como a televisão ou o abajur.

A cadeira foi o objeto que mais demorou a aparecer no repertório de Roberto Carlos. Ao comentar sobre esta música - única canção totalmente inédita de seu disco de 2005 - ele contou que, nos bastidores de seu Roberto Carlos Especial de 1991, combinou com dois amigos de fazer uma música para eles gravarem. O tempo foi passando, ele ia escrevendo com Erasmo Carlos um verso aqui, outro ali, e depois abandonava. Mas eis que 14 anos depois, RC ligou para eles e disse: "a música tá pronta, vamos gravar?".

E em 2005, Roberto Carlos chamou Chitãozinho & Xororó para que os dois fizessem parte de uma das faixas de seu disco. A dupla arrastou uma cadeira e chegou mais pra perto, para dividir os vocais com RC em mais uma canção que passeia entre casa, esquinas e quintais de Roberto Carlos.

Segue a letra! Na foto, o trio interpretando a canção apresentada abaixo, durante o show que foi mostrado no Roberto Carlos Especial de 2005.

Abraços a todos, deste Vinícius que vos escreve e pede aos amigos que arrastem uma cadeira e cheguem mais pra perto para falarmos de boa música, sempre.

ARRASTA UMA CADEIRA - Roberto e Erasmo

(ROBERTO CARLOS)
Amigo, arrasta uma cadeira
Chega mais pra perto e fale o que quiser
Fale o que tiver vontade
De amor, de saudade, fale de mulher

Na minha vida existe uma
Que é a coisa mais linda que eu já conheci
Não sei se ainda assim tão jovem
Você tem história pra contar pra mim

(XORORÓ)
Aí é que você se engana
Quando a gente ama o coração se aquece
E por amor se faz de tudo
E se faz muito mais quando a mulher merece

(RC)
Amigo, eu penso tanto nela
Mas ela também vive pensando em mim
O sol da minha vida é ela
Eu não pensei que alguém pudesse amar assim

(CHITÃOZINHO & XORORÓ)
Amigo, eu também tenho história
Eu tenho alguém que um dia entrou no meu caminho
Suave como a flor do campo
Ela me deu amor, ela me deu carinho

Assim é a mulher que eu amo
Minha doce amada
Amiga e companheira

(RC)
Pois cuide dela muito bem
Porque um grande amor é para a vida inteira

(OS TRÊS)
Se a conversa é boa o tempo logo passa
Quando se ama a gente não disfarça
E sempre fala da mulher amada
E a prosa tem mais graça

E nessa conversa vai passando a hora
Se alguém espera a gente não demora
O coração no peito bate forte
E a gente vai embora

(RC)
Amigo, arrasta uma cadeira
Chega mais pra perto e fale o que quiser
Fale o que tiver vontade
De amor de saudade, fale de mulher

Eu só falei da minha amada
Que é tudo pra mim que é o sol da minha vida

(CH & X)
E eu falei do meu amor
A flor que faz a minha estrada mais florida

(OS TRÊS)
Amigo, a gente não se engana
Quando a gente ama o coração se aquece
E por amor se faz de tudo
E se faz muito mais quando a mulher merece

Se a conversa é boa o tempo logo passa
Quando se ama a gente não disfarça
E sempre fala da mulher amada
E a prosa tem mais graça

E nessa conversa vai passando a hora
Se alguém espera a gente não demora
E o coração no peito bate forte
E a gente vai embora...

3 comentários:

Anônimo disse...

Vinícius

Novamente, ao acompanhar essa série, lembro de outro trecho das canções do Roberto:"E tantas vezes eu me pego admirando, certos detalhes que eu conheço muito bem..."

Nós sempre curtimos essas canções, mas confesso que nem sempre associamos uma coisa à outra. E essa série, brilhantemente fez isso!

Pena que a discriminação de alguns não permitam apreciar um trabalho como esses. Essa canção não é a melhor de Roberto, mas é muito legal de se curtir!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

Anônimo disse...

Uma graça essa canção...
Fazia tempo que o Rei queria gravar com a dupla Chitão e Xororó.
Beijos!
Leda Martins.

ZANGADO disse...

A canção está dentro dos padrões RC de qualidade. Parabéns Vinícius, postou sobre a música com maestria.