quinta-feira, 19 de junho de 2008

Casa, esquinas e quintais - 17



Olá, amigos.

Com o post de hoje, chega ao fim a série Casa, esquinas e quintais, que mostrou momentos da discografia de Roberto Carlos que falam sobre locais e objetos presentes em um lar. E depois de apresentarmos estes detalhes de casa, hoje este blogue traz uma canção que fala sobre um ato muito corriqueiro no cotidiano de um lar (ou até mesmo serve como símbolo de um lar desfeito).

A MUDANÇA também apareceu na discografia de RC, através de uma música que tem como um de seus autores o niteroiense Maurício Pinheiro Reis - conhecido no cenário musical brasileiro como Biafra. Intérprete constante nas rádios durante a década de 1980 (incluindo algumas trilhas musicais de novelas da TV Globo, como O jogo da vida e A gata comeu), o sucesso mais associado a ele até hoje é a canção Sonho de Ícaro, assinada por Pisca e Cláudio Rabello.

Entretanto, sua carreira como compositor também é considerável, trazendo dentre seus intérpretes nomes como Ney Matogrosso, a dupla Chitãozinho & Xororó, Simone e Danilo Caymmi. Biafra apareceu em dois momentos da discografia de RC. Primeiro, no LP de 1990, como versionista da música Por ella, de Jose Manoel Soto (que, na letra em português escrita por Biafra e seu irmão Aloysio Reis, se tornou Por ela).

Em seguida, Roberto gravaria uma música que falava sobre a atitude de uma pessoa que, para esquecer um grande amor, fazia mudanças na casa (local em que moraria sozinho a partir daquele momento). Na época do lançamento de seu LP, RC afirmou que esta era uma canção que ele estava muito feliz em ter gravado.

Com a faixa que encerra o LP de 1991, este blogue encerra a série Casa, esquinas e quintais, mostrando que estes detalhes (às vezes tão pequenos) presentes em casa, esquinas e quintais são coisas muito grandes para serem esquecidos com apenas uma ou outra mudança. Como diz a música que Biafra escreveu em parceria com seu irmão Aloysio Reis e com o compositor Nilo Pinta.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos em seu apartamento na Urca durante o início dos anos 90.

Abraços a todos, Vinícius.

MUDANÇA - Biafra, Aloysio Reis e Nilo Pinta

Dessa vez
Vou mudar os móveis de lugar
As paredes vou mandar pintar
Pra esquecer essa saudade

Nunca mais
Vou lembrar de quem me fez sofrer
Vou fazer de tudo pra não ser
Um estranho em minha casa

Dessa vez
Quero abrir a porta e ser feliz
Não fazer de novo o que já fiz
Vou buscar minha verdade

Nunca mais
Vou ficar a esperar alguém
Que promete mas depois não vem
Como quem não disse nada

Mas quem me dera que esquecer fosse tão fácil
Um grande amor não se apaga com palavras
Não tem mais jeito de viver sem seu carinho
Porque eu amo você

Não tem mudança que afaste essa lembrança
Pois sua imagem se reflete em meu desejo
Não há disfarce que disfarce a sua falta
Porque eu amo você...

3 comentários:

Anônimo disse...

Mudança; uma linda canção! O Roberto Carlos sempre faz parte de TUDO em minha vida.
Beijos,
Leda Martins.

James Lima disse...

Cara, muito bacana essa canção Mudança. E é bem engraçado o fato de você falar de toda a casa e depois mudar tudo. hahahahaha


Abraços
James Lima
Teresina-PI-BRasil
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Rapaz, agora você foi ainda mais profundo, como essa canção é! Já ouvi falar que na época do lançamento desse disco, Roberto afirmou que essa canção era a mais tocante do disco! E quando o rei vem dizer isso é porque a coisa é muito séria!

Mas, eis Roberto Carlos, o único que consegue ter sempre mudanças em sua trajetória pra continuar sendo o eterno rei de sempre!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!