sexta-feira, 6 de junho de 2008

Casa, esquinas e quintais - 12



Olá, amigos.

Continuando a série Casa, esquinas e quintais, hoje este blogue apresenta um objeto que, embora não apareça explicitamente nas letras de canções gravadas por Roberto Carlos, faz parte do cenário de muitos momentos de intimidade presentes em sua discografia. Pode-se dizer que uma parte considerável das músicas assinadas por Roberto e Erasmo acontece tendo estes objetos como coadjuvantes.

Os LENÇÓIS são peças de um tecido (seja de linho, de algodão ou de outro material) que forram a cama - geralmente um é colocado sobre o colchão e outro é utilizado como coberta. São eles que deixam a cama (apresentada no post anterior desta série) um pouco mais suave para acontecerem momentos apresentados nas canções sensuais presentes no repertório de Roberto Carlos.

O lençol é citado na discografia de RC em dois momentos. Em 1987, os versos de Canção do sonho bom (escrita por Mauro Motta, Robson Jorge, Lincoln Olivetti e Ronaldo Bastos) falam sobre o amor suave como a noite e quente como o sol, e é no lençol que os sonhos amorosos são devidamente espalhados.

Mas os lençóis mais lembrados na safra assinada por Roberto e Erasmo Carlos vêm do ano de 1976. No cenário mais doce da sensualidade, os lençóis são o local dos amantes se entregarem um ao outro. Como já delineava o texto de Luiz Carlos Miéle e Ronaldo Bôscoli que foi lido por RC em um momento de seu show Detalhes, apresentado a partir de 1987 (10 números do show formaram o LP Roberto Carlos ao vivo, lançado em meados do ano seguinte):

"Eu sempre vou ver você assim, como um momento de retrato cravado na minha retina. Você, menina, bicho do mato, você guiando nosso amor no rumo exato. Conduzindo nossos corpos a delírios incríveis. Nós dois, guerreiros invencíveis nas batalhas da cama".

Estas palavras antecediam a participação no show da música que Roberto Carlos gravou para seu LP de 1976. Uma canção que descobre a maciez de um grande amor em meio aos sonhos que acontecem sobre os lençóis.

Segue a letra! Na foto, o registro fotográfico usado na contracapa do LP que RC lançou no ano da canção mostrada abaixo.

Abraços a todos, Vinícius.

OS SEUS BOTÕES - Roberto e Erasmo

Os botões da blusa que você usava
E meio confusa desabotoava
Iam pouco a pouco me deixando ver
No meio de tudo, um pouco de você

Nos lençóis macios
Amantes se dão
Travesseiros soltos
Roupas pelo chão

Braços que se abraçam
Bocas que murmuram
Palavras de amor
Enquanto se procuram

Chovia lá fora
E a capa pendurada
Assistia a tudo
Não dizia nada

E aquela blusa
Que você usava
Num canto qualquer
Tranqüila esperava

Tranqüila esperava...

4 comentários:

CON disse...

Que interessante amigo!!! Gostei da sua maneira diferente de nos mostrar a obra de RC. Esta frase que você citou, "você menina..." eu tive o prazer de assistir a shows do REI nesta época, e confesso , ele fazia a platéia delirar!!! Eu tenho o cd deste show, gravado ao vivo, ADORO esta parte! rsrsrsrs
Parabéns!!! Seu blog está nota MIL!
Sucessos!!!
Beijos azuis

Anônimo disse...

Vinícius

Você como sempre me ensinando rapaz!

Eu aprendo muito com você nesse seu espaço. Aprendo por exemplo a ver as canções do rei de forma diferente!

E também aprendi ainda mais com seu apoio lá no blog (você mandou ver viu?)

Muito obrigado por nos ensinar e nos aproximar ainda mais de Roberto!

www.everaldofarias.blogspot.com
Um forte abraço!

Anônimo disse...

Oi Vinícius!
Amo a canção OS SEUS BOTÕES! Lembro-me que na época, 1976, havia uma propaganda com essa canção; era linda.."Nos lençóis macios...amantes se dão...travesseiros soltos...roupas pelo chão..."
Um beijão!
Leda Martins.

James Lima disse...

Vinícius !!! Seu blog está de vento em popa, e além disso, falar de lençóis foi arrasador, viu, bicho?

Caraca, nem esperava uma matéria sobre isso, mas você conseguiu deixar-nos, como de costume, de queixo caído.

E quanto ao show Detalhes de 1988... Esse era demais...

Abraços
James Lima
www.robertocarlos.vai.la