terça-feira, 1 de julho de 2008

América, América - 5




Olá, amigos.

A série América, América apresenta mais uma canção em castelhano que está presente na discografia de Roberto Carlos lançada no Brasil. E a música mostrada hoje apareceu em dois contextos de seu repertório.

Um ano depois de incluir a gravação de Por fin mañana em seu disco lançado para o Brasil, RC novamente cedeu uma faixa de seu LP brasileiro a uma canção de Armando Manzanero. É dele a canção que ocupa a quarta faixa do lado A do LP de Roberto Carlos do ano de 1979.

Manzanero foi, até o momento, um dos poucos artistas latino-emericanos que Roberto convidou para seu Roberto Carlos Especial . No programa de 1977, RC cantou na companhia do piano de Armando Manzanero as músicas It's impossible, Propuesta (versão em espanhol para Proposta, de autoria de Roberto e Erasmo) e a mostrada hoje.

No ano de 1997, Roberto regravaria esta canção, para incluí-la num acervo muito especial de sua discografia. Ela é uma das faixas de seu disco Canciones que amo, no qual Roberto Carlos apresentou ao Brasil suas canções preferidas de safra castelhana (este momento será assunto de um dos próximos posts).

O repertório de Armando Manzanero receberia mais uma leitura de RC, em uma gravação que ficou exclusiva para os seus ouvintes da América Latina (e chegou ao Brasil somente no ano passado, em um dos 22 discos da coleção Pra sempre em espanhol). Em seu álbum lançado em meados de 1981, Roberto deu seu ponto de vista sobre a canção Me vuelves loco (que ficou mais conhecida no Brasil nos anos 70, com o nome de Me deixas louca, em letra versionada por Paulo Coelho e gravada pela primeira vez por Elis Regina).

As gravações de Roberto Carlos em momentos diferentes de sua carreira (1979 e 1997) mostram diferenças nos estilos de arranjos (da grandiosidade apresentada por Frank Owens até o arranjo mais enxuto de Bebu Silvetti) e como a voz de RC melhora década a década. Entretanto, o que não muda é a magia de letra e música de Armando Manzanero ao contar, através da voz de Roberto Carlos, alguns sentimentos que passaram por esta tarde de chuva.

Segue a letra! Na foto, o registro fotográfico presente na parte interna de seu LP de 1979.

Abraços a todos, Vinícius.

ESTA TARDE VI LLOVER - Armando Manzanero

Esta tarde vi llover
Vi gente correr y no estabas tú
La otra noche vi brillar
Un lucero azul y no estabas tú

La otra tarde
Vi que un ave enamorada
Dava besos a su amor ilusionada
Y no estabas

Esta tarde vi llover
Vi gente correr y no estabas tú
El otoño vi llegar
Al mar oi cantar y no estabas tú

Yo no sé quanto me quieres
Si me extrañas o me engañas
Sólo sé que vi llover
Vi gente correr y no estabas tú...

5 comentários:

James Lima disse...

Bicho,

Muito legal o post. To adorando essa série América, América, tá simplismente demais.

Manzanero foi, sem duvida, um grande artista, e deixou marcas profundas na carreira de Roberto Carlos.

Um abraço
James Lima
Teresina-PI

Anônimo disse...

Mandou ver muito bem...

Em breve esta música vai aparecer no Aplauso também, na seção a Foto e o Tema.

Valeu Vinicius.

Grande Abraço,

Fabiano Cavalcante

Derbson Frota disse...

Essa série "América" tá show, hein? Essas músicas em espanhol são excelentes, e coroam com chave de ouro seus respectivos discos...


Derbson
Tianguá CE

Anônimo disse...

Essa canção, citada no post anterior por mim, desculpe a antecedência, é um clássico latino, das melhores interpretações do rei!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

Anônimo disse...

Uma linda canção! Amo as duas versões!
Beijos!
Leda Martins.