terça-feira, 8 de julho de 2008

Post especial - BRINCANDO EM CIMA DAQUILO



Olá, amigos.

Este blogue hoje abre um post especial para apresentar mais uma ligação de Roberto Carlos com a arte cênica brasileira. Desta vez, ele surge no palco acompanhando a atriz Débora Bloch, que brinca em cima do palco trazendo para a cena um bom recorte do universo feminino.

Reestreou ontem no Teatro dos Quatro (localizado no Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro) o monólogo Brincando em cima daquilo, assinado pelos autores italianos Dario Fo e Franca Rame. O texto, que já havia chegado ao Brasil em 1984 na interpretação de Marília Pêra, chega aos palcos brasileiros novamente e mostra que neste início de milênio as coisas faladas sobre a situação da mulher ainda não estão tão datadas assim.

Sob a direção do estreante Otávio Müller (supervisionado por Amir Haddad), Débora estreou em meados do ano passado - também para uma curta temporada, tanto quanto esta que iniciou ontem. Aliado ao ótimo texto, que dá margem para que ela mostre todo o seu timing para a comédia, a atriz encontrou um elemento interessante para deixar o público mais próximo do espetáculo. Antes de começar sua apresentação, ela já está no meio da platéia, ajudando os espectadores a encontrarem seus lugares e cantando as músicas que ficam no som enquanto a peça não começa.

Quando toca o samba Não deixe o samba morrer, na voz de Alcione, ela, além de cantarolar, dança em plena platéia. Este que vos escreve foi um dos homens que ela tirou para dançar por alguns instantes.

É apenas o início de uma grande noite de teatro, que pode ser vivida todas as segundas, terças e quartas, às 21h. Assim que dá o terceiro sinal, ganha vida a história da mulher criada pelo casal Dario Fo e Franca Rame, que vive entre a realidade opressora de dona-de-casa e esposa e a vontade de ser amada.

Roberto Carlos aparece em dois momentos de Brincando em cima daquilo. Numa delas, somente como autor, quando a personagem conta de um caso que chegou ao ápice do amor. Neste momento, nada melhor do que colocar a canção Cama e mesa, gravada originalmente por RC para o lado B do LP de 1981, mas presente na peça através da releitura deliciosa em forma de samba feita por Zeca Pagodinho e Erasmo Carlos (para o disco Erasmo Carlos convida... - Volume II).

A segunda canção surge na hora de falar sobre um grande amor, que sofre mas não deixa de amar. E, acompanhada da gravação presente na segunda faixa do lado B do mesmo LP de 1981, Débora Bloch solta a voz e a interpretação de uma mulher que, cada vez que canta esta canção, relembra seu amado e revive esse momento lindo. Um dado curioso: quando RC fez sua temporada na casa de espetáculos carioca Canecão, em junho de 2007, Débora foi ao camarim de Roberto e pediu autorização dele para que a gravação desta canção emblemática fizesse parte de Brincando em cima daquilo.

Segue a letra! Na foto, Débora Bloch em uma das cenas da peça.

Abraços a todos, Vinícius.

EMOÇÕES - Roberto e Erasmo

Quando eu estou aqui
Eu vivo esse momento lindo
Olhando pra você
E as mesmas emoções sentindo

São tantas já vividas
São momentos que eu não me esqueci
Detalhes de uma vida
Histórias que eu contei aqui

Amigos eu ganhei
Saudades eu senti partindo
E às vezes eu deixei
Você me ver chorar sorrindo

Sei tudo que o amor
É capaz de me dar
Eu sei, já sofri
Mas não deixo de amar

Se chorei
Ou se sorri
O importante é que emoções
Eu vivi

São tantas já vividas
São momentos que eu não me esqueci
Detalhes de uma vida
Histórias que eu contei aqui

Mas eu estou aqui
Vivendo esse momento lindo
De frente pra você
E as emoções se repetindo

Em paz com a vida
E o que ela me traz
Na fé que me faz
Otimista demais

Se chorei
Ou se sorri
O importante é que emoções
Eu vivi

Se chorei
Ou se sorri
O importante é que emoções
Eu vivi

P.S.: este blogue retoma a série América, América no dia 10 de julho.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante essa matéria.
Emoções e Cama e Mesa são especiais.
Beijos,
Leda Martins.

Felipe Moura disse...

Bicho, o Rei está em todas. Até quando pensam naquilo! rsrs...

Cara esse negocio é engraçado, mas ao mesmo tempo mostra a dimensão do Roberto. Certa vez no inicio deste ano, eu estava em uma BR, que liga o DF a cidade de Formosa no Goiás. E parei para lanchar num destes restaurantes de beira de estrada, e no estacionamento tinha um casal, diga-se de passagem bem apaixonado, dentro de um carro ao som de DETALLES, isso mesmo em espanhol... Aí daquele dia em diante eu comecei a perceber que por mais que você não entenda de Roberto Carlos, a todo momento na Tv, rádio, jornal, revista e até em auto-estrada você vai ouvir falar dele.

Abraços!

Felipe
do Blog El Rey Roberto Carlos
www.reyrobertocarlos.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá Vinícius,
Mais um post bastante interessante e, como é habitual, espectacularmente bem escrito. Você tem a particularidade de prender o leitor, de o fazer quase "viver" aquilo que você nos está a narrar.
Claro que o nosso Rei "está em todas", agora é a vez do teatro. Duvido que haja, nos tempos actuais, algum artista que se faça representar num leque tão variado de "artes".
O nosso Roberto Carlos está sempre, como nós aqui dizemos em Portugal, "na crista da onda"!...
Um grande abraço.

James Lima disse...

Fala, Vina!! Rapaz... Dançando com a Débora Bloch, hein ? hehehe

Mas é isso mesmo, bicho. O rei está em todas. Agora, só por curiosidade, na versão da Marília Pêra não teve nenhuma referência ao rei, ou eu estou ficando maluco ?

Um abração
James Lima
www.robertocarlos.vai.la
Teresina-PI