segunda-feira, 7 de julho de 2008

América, América - 8



Olá, amigos.

Dando prosseguimento à série América, América, hoje este blogue mostra mais um momento em que o repertório "castelhano" da safra de Roberto Carlos esteve presente em sua discografia "brasileira". Esta é a nossa forma de celebrar o retorno de RC à rotina de shows internacionais e ao iminente lançamento de Roberto Carlos en vivo - registro de uma apresentação na cidade de Miami ocorrida no ano passado (de acordo com as pré-vendas dos sites da Saraiva e das Lojas Americanas, ainda neste mês o disco aparecerá nas prateleiras de todo o Brasil - como adiantaram so amigos James Lima, responsável pelo blogue RC Braga, Felipe Moura, diretor do blogue Rey Roberto Carlos, e Fabiano Cavalcante, realizador do blogue Aplauso).

O primeiro LP dos anos 90 apresentado ao mercado latino manteve a tradição dos discos de Roberto Carlos nos anos anteriores. Mas, desta vez, o título não foi reservado a uma gravação totalmente inédita para o mercado brasileiro - seu nome foi Pajaro herido, versão de Roberto Livi para Pássaro ferido, música de Roberto e Erasmo que, no Brasil, veio no lado B do disco lançado ao fim de 1989 (mas no disco do exterior lançado em 1990, ela vem como primeira faixa do lado A). Livi está presente nas nove canções em castelhano do LP "latino" de meados de 1990 - curiosamente, a última faixa do LP traz a música Só você não sabe, de Roberto e Erasmo, gravada em português, mas com algumas diferenças instrumentais em relação à faixa apresentada no Brasil.

Roberto Livi é versionista da faixa-título do álbum de RC e das músicas Amazônia (em espanhol nomeada como Amazonia), Tolo (lançada na América Latina como El tonto) e O tempo e o vento (conhecida em castelhano como El tiempo y el viento). As canções originalmente feitas em castelhano também têm ele como autor, e algumas delas eram desconhecidas dos ouvintes brasileiros antes do disco Pajaro herido vir na segunda caixa da série Pra sempre em espanhol - casos de Poquito a poco (feita em parceria com Salako) e de Me has echado a el olvido (assinada com Rudy Perez).

E em dezembro de 1990, Roberto Carlos novamente mostrou sua ligação com o universo latino em dois momentos de seu LP. Na terceira faixa do lado A, RC antecipou uma canção que seria exportada em castelhano em meados do ano seguinte. O Brasil foi o primeiro país a conhecer a melodia de Por ella, de Jose Manuel Soto, mas apresentada em solo tupiniquim com o título de Por ela, na versão escrita pelos irmãos Biafra e Aloysio Reis.

A música pinçada do LP Pajaro herido serviu para encerrar o disco que RC apresentou ao mercado brasileiro em 1990. Assinada por Roberto Livi e Salako, ela seria aproveitada no ano seguinte na trilha internacional da novela Lua cheia de amor, exibida no horário das 19h da TV Globo. Seja pelo disco, pelo rádio ou pela teledramaturgia, Roberto Carlos trouxe para o Brasil o belo lamento latino de seu xará, que fala da saudade de um homem que nunca deixou de amar uma mulher.

Segue a letra! Na foto, RC no início de 1990, ainda com o "visual" que o Brasil conheceu antes, na capa de seu LP de 1989.

Abraços a todos, Vinícius.

MUJER - Roberto Livi e Salako

Mujer
No he dejado de amarte
Y al querer olvidarte
Fue dificil vivir

Mujer
Cuanto me he equivocado
A tu amor lo he negado
No he querido decir

Mujer
Que eres todo em mi vida
Que mi amor no te olvida
No me puedo engañar

Mujer
Que no existe el olvido
Y has estado conmigo
Aunque se que no estás

Mujer
Sé que ahora es muy tarde
Tanto amor para darte
Y no estás junto a mi

Mujer
Lo ha querido el destino
Seguiré mi camino
Y tendré que decir

Mujer
Que eres todo em mi vida
Que mi amor no te olvida
No me puedo engañar

Mujer
Que no existe el olvido
Y has estado conmigo
Aunque se que no estás

Mujer...
Mujer...

3 comentários:

Anônimo disse...

Uma linda música, MUJER. Sobre o lançamento do novo disco do Rei, já comprei 2 discos pra mim! Nem estou dormindo direito de tanta ansiedade.
Beijos,
Leda Martins.

Anônimo disse...

Uma linda canção, tema de novela da globo - Lua cheia de amor!

Lembro de ter visto o clipe, foi bárbaro!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

James Lima disse...

Bicho, obrigado por ter-me citado na sua matéria. Fico muito feliz.

Adoro a canção Mujer. Muito linda, principalmente a linha melódica.

Ereeess tooodo en mi viiiida
hehehehehe

Abração
James Lima
Teresina-PI
www.robertocarlos.vai.la - O primeiro a noticiar o novo lançamento do rei !