quinta-feira, 10 de julho de 2008

América, América - 9




Olá, amigos.

A série América, América apresenta mais um post que traz a presença do repertório latino-americano na discografia que Roberto Carlos lançou no Brasil. É a forma deste blogue homenagear o lançamento de Roberto Carlos en vivo, o retorno de RC ao mercado latino através do registro do show que apresentou em Miami em maio do ano passado (depois de muita espera, o disco tem o lançamento previsto para o dia 28 de julho - inclusive aqui no nosso país).

A canção mostrada hoje traz uma diferença em relação às apresentadas nos anos anteriores por RC. Ela não foi gravada em seu álbum de meados de 1991 - Roberto preferiu incluir em seu LP de fim de ano do Brasil uma música do álbum Pajaro herido, de 1990. Com isso, canções do disco gravado em 1991, como Una casita blanca e Adonde andarás Paloma permaneceram inéditas no Brasil até o lançamento das caixas Pra sempre em espanhol, que em dois volumes trouxeram os 22 álbuns mais importantes de RC no exterior.

Do disco "estrangeiro" de 1991 (que teve como faixa de abertura a música Super heroe, versão hispânica para Super herói) viria para o Brasil somente a canção a ser vertida para o português. E, desta vez, houve até mesmo "versão" para o dueto de RC na faixa. Para o mercado latino, Roberto dividiu os vocais de Si piensas... si quieres... (canção de Roberto Livi e Alejandro Vezzani) com a cantora Rocio Dúrcal. Já para o público brasileiro, RC apresentou um encontro fonográfico na companhia de Fafá de Belém, com quem interpretou a versão Se você quer (feita por ele em parceria com Carlos Colla). Este encontro com Fafá foi reapresentado no disco e no DVD Duetos, que Roberto Carlos lançou em 2006, apresentando encontros musicais de seus especiais anuais na TV Globo - Roberto e Fafá cantaram juntos este número em 1991.

Para a última faixa do lado A de seu LP lançado no final de 1991 para o Brasil, Roberto Carlos apresentou mais uma canção assinada por Roberto Livi e Salako (autores de Mujer, presente no LP "brasileiro" de 1990). Desta vez, RC abriu suas veias para cantar uma tentativa de conquista amorosa.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos posando para a foto que se tornou contracapa do LP "brasileiro" de 1991. Um dado curioso: esta se tornou a capa do disco lançado para o exterior em 1991. O costume de aproveitar a capa do ano anterior não foi usado naquele momento, as fotos do LP de 1990 são inéditas para boa parte do mercado latino.

Abraços a todos, Vinícius.

OH, OH, OH, OH - Roberto Livi e Salako

Oh, oh, oh, oh
Adónde vas
Te conozco
No me preguntes de qué lugar

No me ouvido de una persona
Cuando es así
No me creas aventurero
Que yo soy todo un caballero

Oh, oh, oh, oh
Adónde vas
Si me dejas
Yo te acompaño en tu caminar

Sólo espero que tu mirada me diga si
Que me mires por un segundo
Y te sigo hasta el fin del mundo

Dime pronto
Que te puedo acompañar
Que no hay nadie
Que te espere adónde vas

Dime luego
Que estás sola igual que yo
Que hace tiempo
Esperabas el amor

No lo tomes como conquista
Es amor a primera vista
Oh, oh, oh, oh

Oh, oh, oh, oh
Adónde vas
Oh, oh, oh, oh
Adónde vas...

4 comentários:

Anônimo disse...

Como esse disco, que tanto gosto, veio com 9 canções, teria sido legal incluir alguma dessas inéditas lá fora, tipo Poquito a poco ou Una casita blanca ou Me has echado al olvido!

Gosto dessa faixa destacada por você, na época a achava a mais inusitada do cd, sempre com um balanço a RC.

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

Anônimo disse...

Gosto muito desse disco do Rei; meio "sertanejo". Em espanhol também é senasacional.
Beijos,
Leda Martins.

Felipe Moura disse...

Bicho, "Oh, oh, oh" é pra mim umas das melhores em espanhol, o arranjo combina perfeitamente com as frases da música é dançante, poético e além de tudo é RC!

Abraços!

Felipe Moura
do Blog El Rey Roberto Carlos
reyrobertocarlos.blogspot.com

James Lima disse...

Bicho, parabéns. A cada dia que passa seu blog me influencia mais. E essa canção, a gente ouve e sai dançando no quarto, né? Bacana a curiosidade das capas tbm, nunca tinha reparado.

Um abraço
James Lima
Teresina-PI
www.robertocarlos.vai.la