sábado, 12 de julho de 2008

América, América - 10



Olá, amigos.

A série América, América chega ao seu décimo post, enumerando as canções em castelhano lançadas na discografia anual de Roberto Carlos para o mercado brasileiro. Através destas canções, este blogue mostra como os discos que RC lançou para o Brasil trazem há muito tempo suas veias abertas para a América Latina.

A música mostrada hoje segue a mesma tendência da apresentada do post mais recente - pinçar uma canção que havia sido lançada no ano anterior. Entretanto, esta opção não foi meramente por escolha de RC. Acontece que Roberto Carlos não lançou disco inédito para o mercado latino no ano de 1992.

Apesar disto, a presença latino-americana apareceu por dois momentos em seu LP apresentado ao Brasil no fim daquele ano. Numa delas, Roberto fez a leitura de um grande sucesso latino, mas através da versão em português feita por ele e por Erasmo. Esta canção gravada por RC traz um dado curioso: ela foi escrita originalmente em português, com o nome de Nova flor. Mais tarde, recebeu versão em castelhano intitulada Los hombres no deben llorar. E em 1992, Roberto trouxe para o Brasil uma "versão da versão", a belíssima Dizem que um homem não deve chorar - com direito a, na gravação, ele cantar uma estrofe da música em espanhol.

Mesmo assim, ela não estaria presente em seu LP lançado para o exterior em 1993 (que, puxado pela salsa Mujer pequeña, versão hispânica para Mulher pequena, abrigou somente versões em português de canções interpretadas por ele em seus discos de 1990, 1991 e 1992). Depois deste disco, RC ficaria quatro anos sem lançar um álbum para o mercado latino-americano.

No Brasil, o álbum de 1992 traria uma nova música de Roberto Livi em meio ao repertório de canções em português. Feita em parceria com Alejandro Vezzani, a canção traz Roberto Carlos lamentando a perda de uma mulher especial - que era "uma em um milhão".

Segue a letra! Na foto, a contracapa do LP lançado para o exterior em 1993 (que chegou ao Brasil através da caixa Pra sempre em espanhol - Volume II), numa foto que fez parte da seqüência fotográfica do fim do ano de 1992.

Abraços a todos, Vinícius.

UNA EN UN MILLÓN - Roberto Livi e Alejandro Vezzani

Una en un millón
Y yo la he perdido
Como pude ser
Que pasó conmigo

Una en un millón
Y era sólo mia
La dejé partir
Sin saber que hacía

Grande fue mi error
Y tarde comprendí
Que yo necesitaba
De su amor

Y al dejarla ir
Cambiaba por tristeza
Mi alegría

Una en un millón
Para amarla tanto
Para descubrir
Todos sus encantos

Una en un millón
Para ser su dueño
Sintiéndome en sus brazos tan pequeño
Volviendo a ser un niño por su amor

Una en un millón
Y yo la he perdido
Como pudo ser
Que pasó conmigo

Pude ser feliz
La tuve y la perdí
Y ahora que me encuentro en soledad

Lloro por su amor
La quiero y no la tengo
Que ironía

Una en un millón
Para amarla tanto
Para descubrir
Todos sus encantos

Una en un millón
Para ser su dueño
Sintiéndome en sus brazos tan pequeño
Volviendo a ser un niño por su amor

Una en un millón...

4 comentários:

Anônimo disse...

Gosto muito desse álbum do Rei; tanto em português como em espanhol.
Beijos!
Leda Martins.

Everaldo Farias disse...

Na época tive duas surpresas: Uma foi um trecho de Dizem que um homem não deve chorar em espanhol, achei muito legal, algo inédito na obra do rei, uma canção gravada em duas línguas em uma mesma faixa, cantada por ele; Outra surpresa foi Una en un millon, que veio com um arranjo arrasador, uma gravação ímpar, uma das melhores dele lá fora!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

Anônimo disse...

É muito bom este álbum onde vem incluída esta linda canção "Una en un millón".
Roberto Carlos canta muito bem em espanhol. Ele consegue dar uma interpretação muito original e encantadora a todas as suas canções em espanhol.
Parabéns Vinícius por mais este post magnífico.
Um abraço

James Lima disse...

Vina, que matéria bacana, bicho. A série tá muito bacana, e além disso, a foto que nos foi apresentada aqui é demais.

Quanto ao Una en un millón, acho super bacana. E Dizem que um homem não deve chorar com o trechinho em espanhol é demais...

Um abração
James Lima
Teresina-PI
www.robertocarlos.vai.la