quarta-feira, 23 de julho de 2008

O meu coração é como um palco...




Olá, amigos.

Hoje estréia na Praça Santos Dumont, localizada no bairro da Gávea aqui no Rio de Janeiro a peça Sonho de uma noite de São João. Trata-se de uma transposição da peça Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare, para o cotidiano caipira, com todas as riquezas deste universo difundido pelos artistas circenses e por nomes como Mazzaroppi.

Sim, de fato serei egoísta hoje e usarei o espaço para falar de mim, no momento em que estou prestes a sentir novas emoções como artista, pisando num palco, sob os olhares de todos. O frio na barriga é o mesmo, a ansiedade com o decorrer dos anos se torna cada vez maior, mas temos certeza de que faremos o melhor possível pra aquecer a noite de São João (que, no Brasil, acontece geralmente no inverno, mas que deixaremos bem quente com a chama deste grupo de 25 pessoas ansiosas por manter a chama do teatro acesa).

Abaixo, conto algumas das minhas impressões sobre este projeto no qual estou envolvido desde o início. É uma forma de compartilhar com vocês como vêm sendo estes dias convividos com o teatro:


Fabricar um sonho. Foi esse o projeto com o qual um grupo de atores se deparou no ano passado, quando a Oficina de Interpretação propôs uma nova leitura de "Sonho de uma noite de verão", de William Shakespeare. Mas um "sonho" com traços bem brasileiros, trazendo as tradições de nossa festa junina, do folclore, e do universo caipira. Uma mistura que inicialmente parecia estranha: colocar a dramaturgia britânica do século XVI (representada pela escrita de um dos maiores, senão o maior dramaturgo que o mundo já viu) lado a lado com a diversidade cultural de nosso país, revista sob o olhar de um grupo de teatro vivendo no século XXI.

E a noite de verão mais famosa do teatro aos poucos foi se tornando uma noite de São João, sonhada por Paulo Betti e depois realizada através do trabalho de Anderson Cunha e de todos nós, que decidimos aliar nossa cultura à universalidade da dramaturgia de Shakespeare. Depois de tantos momentos, tantas pesquisas, tantos ensaios, o desejo que fica é de que este "Sonho de uma noite de São João" que fabricamos durante cerca de um ano atravesse o sonho de cada espectador que assistir à nossa montagem. E que tenhamos todos um bom espetáculo.


Afinal, como já falou Roberto Carlos nos últimos momentos de seu show Palhaço:

"Sou, mas quem não é? Sou e assumo! E só assim com cara de palhaço, descobri que os homens, antes de poluirem os ares e os mares, começaram a poluir as próprias palavras... Cabeças muito encucadas fizeram do palhaço uma ofensa. "Seu palhaço!" Não é nada disso. Vocês sabem o que é realmente um palhaço? Cadê grandeza bastante pra tudo isso? Crises de palhaço todos nós temos! De repente, no Natal, a gente rouba uma verdade, veste um palhaço e acabou!".

Na emoção de, daqui a alguns instantes, começar a ter contato com a comédia popular, de cara justifico aqui que não sou palhaço de ofício, mais uma vez recorrendo a partes do texto do show Palhaço: "Mas isso são apenas crises de palhaço. Quem sou eu pra ser palhaço mesmo? Mas eu preciso rolar a bola do mundo pra que ela se faça colorida pela primeira vez numa flor?".

Só que todas estas questões se escondem diante do brilho que vem em cena aberta. E Roberto sabe disso como ninguém: "E um instante de palhaço dura exatamente uma eternidade! Um instante de palhaço dura exatamente uma eternidade! Exatamente uma eternidade...".

Minha "eternidade" começa hoje, e se estende aos dias 24, 25 e 26 deste mês, às 19h, na Praça Santos Dumont. O espetáculo é dirigido por Anderson Cunha, com coordenação de Paulo Betti e realização da Casa da Gávea. E que os deuses do teatro permitam que ela se estenda a outros dias.

Encerro o post de hoje com uma canção que costumo ouvir nos dias em que vou entrar em cena. Peço licença ao maestro Eduardo Lages para escutar a música feita em parceria com Paulo Sérgio Valle e gravada por RC em 1990, para estender a todos a emoção de quem tem o coração como um palco e daqui a algumas horas vai, na companhia de grandes artistas, começar a viver uma nova história.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos caracterizado para seu show Palhaço.


Este blogue volta a ser atualizado no dia 28 de julho.


Abraços a todos, Vinícius.

CENÁRIO - Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle

O meu coração é como um palco
Tantas as histórias já vividas
Dramas, romances, comédias, paixões
Um entrar e sair de ilusões
Sem saber se é pra rir ou chorar

Já tentei mudar o meu cenário
E esse coração tão solitário
Mas cada vez que as luzes
Se acendem sobre mim
De novo a mesma história, o mesmo fim

São lágrimas de amor que a maquiagem
Disfarça, mas não muda o personagem
Sorrisos tantas vezes encenados
Deixados da lado na vida

Esse coração como um teatro
Vive em busca de um final perfeito
E agora em cena aberta eu vejo
Como ainda te desejo
Querendo ser feliz meu coração te pede bis

O meu coração é como um palco
Tantas as histórias já vividas
E agora em cena aberta eu vejo
Como ainda te desejo
Querendo ser feliz meu coração te pede bis...

SERVIÇO:

Sonho de uma noite de São João
. Direção de Anderson Cunha, supervisão de Paulo Betti. Figurinos de Eloy Machado e Liza Machado. Adereços de Marina Marchesan. Direção de arte de Letícia Ponzi e Ronald Teixeira. Direção musical de Leandro Muniz.

Praça Santos Dumont, Gávea / RJ. Dias 23, 24, 25 e 26 de julho. 19h.

Com Albert Salgado, Amália Cigarro, Anderson Cunha, Carla Verônica, Chyspita, Cláudia Lara, Fernanda Esteves, Flora Borges, Francisco de Assis, Ingrid Borges, Juliana Caetano, Juliana Capelão, Laura Telles, Leonardo Arantes, Marcos Andrade, Maurício Silveira, Orjana Oliveira, Otávio Abdalla, Patrícia Gonzalez, Rafael Assis, Rafael Ecard, Rodrigo Micheli, Sabrina Knop, Vinícius Faustini.

Uma realização da CASA DA GÁVEA.

4 comentários:

Anônimo disse...

Se eu morasse no Rio; iria ver a peça com o maior prazer! Desejo boa sorte a todos os atores e muito sucesso!!!
Beijos,
Leda Martins.

Anônimo disse...

Nobre colega Vinicius,

Que não seja apenas o sonho de uma noite de São João, mas que seja a realidade de muitas noites que ainda virão.

Sucesso!

Anônimo disse...

Boa sorte amigo e uma ótima apresentação em paz pra você e a todos os envolvidos nesse espetáculo!

Quem sabe se você não vem ao Recife apresentar para nós!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

Anônimo disse...

Vina, infelizmente perdi o fim da série "América, américa" (mas foi por uma boa causa).

Os blog andam fracos durante as férias, né? hehehehehehe

Quanto à peça, fico muito feliz que esteja sendo um sucesso.

Um grande abraço
James Lima
Teresina-PI