sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Roberto Carlos em capítulos - SASSARICANDO



Olá, amigos.

A série Roberto Carlos em capítulos apresenta mais um episódio desta sequência musical que recorda momentos da obra de RC na teledramaturgia brasileira. E hoje, é o primeiro momento em que uma canção apresentada anteriormente aparece mais uma vez numa obra dramatúrgica.

Seu corpo esteve na trilha do seriado Malu Mulher em 1979, mas oito anos depois voltou à tela da TV Globo, no horário das 19h. A partir de 9 de novembro de 1987, ocupou esta faixa de programação a novela SASSARICANDO, de Silvio de Abreu.

Autor de Passione, atual novela das 21h, Silvio começou a ter destaque na dramaturgia por suas tramas para as 19h. A espinha dorsal de suas novelas era de situações que davam margem para um humor rasgado, como havia sido Guerra dos sexos, na qual ele fez Paulo Autran e Fernanda Montenegro terem um confronto numa mesa de café, se atirando comes e bebes o tempo todo.



E a sátira prosseguiu com Sassaricando. Nela, o pobretão Aparício Varella (vivido por Paulo Autran) deu o golpe do baú em Teodora (interpretada por Jandira Martini) e entrou na família Abdalla, dona de uma tecelagem. Do clã Abdalla de onde também são as irmãs Lucrécia e Fabíola (Maria Alice Vergueiro e Ileana Kwealskin, respectivamente), todas megeras e detestadas.

Depois de ficar viúva, Fabíola passou a controlar os passos de seu filho, Tavinho (papel de Alexandre Lippiani). De seu casamento com Aprígio (interpretado por Laerte Morrone), irmão de Aparício, Lucrécia teve Camila (vivida por Maitê Proença). Teodora se tornou presidente das tecelagens, e de seu casamento com Aparício nasceu Fedora (papel de Cristina Pereira).

Aprígio faz negociatas com uma legião de fanáticos de um líder, conhecido como "Ela", e consegue que o bandido Leonardo Raposo (vivido por Diogo Vilella) se case com Fedora, com a única intenção de matá-la e tornar-se herdeiro dos Abdalla. Mas, ao colocar explosivos num jatinho, Raposo acaba matando Teodora.



Aparício então fica viúvo, e passa a querer aproveitar sua idade para "sassaricar". E acaba reencontrando Rebeca (papel de Tônia Carreiro), amor da juventude que ele trocou por Teodora. Também viúva, mas sem dinheiro nenhum, Rebeca retornou do exterior e, com o auxílio das amigas Penélope Bacellar e Leonora Lammar (Eva Wilma e Irene Ravache, respectivamente), tenta achar um marido milionário, o que faz com que Aparício se disfarce de faxineiro. Mas, na sua vontade de fazer sassarico, ele se envolve também com Penélope e Leonora, e para ambas finge ser um lorde inglês.

A divertida trama tornou-se um sucesso não só por Aparício passar o restante da novela (que teve fim em 11 de junho de 1988) sassaricando, mas também por outros personagens que marcaram época. O casal Fedora e Leonardo, conhecidos como Fefê e Leozinho, com direito a fantasias eróticas como banhos de leite de cabra e tâmaras, a feirante Tancinha (grande atuação de Cláudia Raia) e sua dúvida entre Beto e Apolo (Marcos Frota e Alexandre Frota, respectivamente) simbolizada no bordão "me tô divididinha" e o principal casal romântico - Camila e Guel (papel de Edson Celulari), o irmão de Tancinha que morava num cortiço com as três irmãs e a mãe Aldonza (vivida por Lolita Rodrigues) e trabalhava pelo sustento da casa desde que o pai Ricardo de Pádua (interpretado por Carlos Zara) saiu para comprar cigarros e nunca mais voltou.

Também teve grande destaque a parte de suspense na busca de Guel, agente secreto da Interpol, por capturar "Ela" - na verdade, abreviação de "El A", o milionário Achid Callux (vivido por Lourival Pariz), falsa identidade de Boris Aidan. Ele perdeu Teodora para Aparício, e agora planejava eliminá-lo. Mais um fruto do "sassarico" insistente do ex-pobretão, que ainda por cima sofre com o retorno de Teodora do "além" apenas para assombrá-lo.



A música Seu corpo foi tema da Penélope de Eva Wilma. A personagem se envolvia com o jovem Tadeu (vivido por Roberto Battaglin), e os dois tinham um caso de amor.

Segue a letra! Na foto, Tônia Carrero, Eva Wilma e Irene Ravache em Sassaricando.

Abraços a todos, Vinícius.

SEU CORPO - Roberto e Erasmo

No seu corpo é que eu encontro
Depois do amor o descanso e essa paz infinita
No seu corpo minhas mãos
Se deslizam e se firmam numa curva mais bonita

No seu corpo o meu momento é mais perfeito
E eu sinto no seu peito o meu coração bater
E no meio desse abraço é que eu me amasso
E me entrego pra você

E continua a viagem no meio dessa paisagem
Onde tudo me fascina
E me deixo ser levado por um caminho encantado
Que a natureza me ensina

E embora eu já conheça bem os seus caminhos
Me envolvo e sou tragado pelos seus carinhos
E só me encontro
Se me perco no seu corpo...

Nenhum comentário: