sábado, 11 de setembro de 2010

Roberto Carlos em capítulos - MALU MULHER



Olá, amigos.

A série Roberto Carlos em capítulos hoje abre uma exceção. A sequência de novelas hoje é interrompida para falar de um seriado que marcou época na TV Globo no final da década de 1970.

Em 24 de março de 1979, estreou MALU MULHER, criação de Daniel Filho, Armando Costa, Euclydes Marinho, Renata Pallotini e Letícia Plonczynska. Regina Duarte foi a atriz que protagonizou a personagem-título da série.



A história de Malu tem início quando ela descobre que o marido Pedro Henrique (vivido por Dennis Carvalho) tem relacionamentos extraconjugais. Ela decide então se separar, atitude muito polêmica na época. Com Acabou-se o que era doce, tinha início uma sequência de episódios pioneiros em relação ao papel da mulher na sociedade.

Os episódios abordaram os problemas de uma mulher madura, divorciada e mãe de adolescente (Elisa, personagem de Narjara Turetta), diante da sociedade e da família. No elenco fixo do programa ainda estavam Antônio Petrin, Natália do Valle, Sônia Guedes e Ricardo Petraglia, mas tiveram participações de outros atores, como Lucélia Santos, Ney Latorraca, Fábio Júnior e Ângela Leal.

O seriado ficou no ar até 22 de dezembro de 1980, e foi vendido para 55 países. Foram 43 episódios, muitos deles polêmicos e que tiveram problemas com a censura - casos de A amiga, em que uma amiga de Malu se apaixonava por ela, Até sangrar, que abordava perda de virgindade, e Ainda não é hora, que teve como tema o aborto. No fim de 2006, foi lançado um DVD trazendo alguns episódios do seriado.



A trilha de Malu mulher tem uma peculiaridade: todas as faixas são interpretadas por CANTORAS. Na capa do disco, Regina Duarte posou ao lado de todas as intérpretes do disco - Gal Costa, Elis Regina, Marina, Zezé Motta, Quarteto em Cy, dentre outras. A trilha do seriado foi relançada em CD em 2006, na série Som Livre Masters. O disco também rendeu o especial Mulher 80, lançado em DVD três anos atrás.

Ficou a cargo de Joanna uma música assinada por Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Presente originalmente no LP de RC em 1975, esta canção faria parte anos depois de outro produto de teledramaturgia da TV Globo. Mas isto é um assunto para um dos próximos posts.

Segue a letra! Na foto, uma cena de Malu mulher com Regina Duarte e Narjara Turetta.

Abraços a todos, Vinícius.

SEU CORPO - Roberto e Erasmo

No seu corpo é que eu encontro
Depois do amor o descanso e essa paz infinita
No seu corpo minhas mãos
Se deslizam e se firmam numa curva mais bonita

No seu corpo o meu momento é mais perfeito
E eu sinto no seu peito o meu coração bater
E no meio desse abraço é que eu me amasso
E me entrego pra você

E continua a viagem no meio dessa paisagem
Onde tudo me fascina
E me deixo ser levado por um caminho encantado
Que a natureza me ensina

E embora eu já conheça bem os seus caminhos
Me envolvo e sou tragado pelos seus carinhos
E só me encontro
Se me perco no seu corpo...

Nenhum comentário: