quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Roberto Carlos em capítulos - A PRÓXIMA ATRAÇÃO



Olá, amigos.

Na série Roberto Carlos em capítulos, estamos apresentando alguns momentos em que a obra de Roberto Carlos ficou ligada à teledramaturgia. Neste segundo capítulo, vai ao ar uma de suas primeiras participações em trilha da TV Globo - a primeira, de fato, foi o instrumental Tema de Kiko, na novela Pigmaleão 70.

A primeira versão cantada assinada por Roberto e Erasmo veio ainda no mesmo ano. A próxima atração foi ao ar entre 26 de outubro de 1970 e 18 de abril de 1971, e teve como protagonista Rodrigo (interpretado por Sérgio Cardoso), um gaúcho solitário que vai para São Paulo.

Ele se instala em uma mansão no bairro de Jardim América, onde moram sete mulheres que querem se dar bem financeiramente: Regina (aeromoça vivida por Suzana Vieira), Ciça (papel de Betty Faria), Madalena (interpretada por Renata Sorrah), Dulce (vivida por Célia Biar), Suzete (papel de Jacyra Silva), Dinorá (interpretada por Eloísa Mafalda) e Cláudia (vivida por Irene Singery). No elenco ainda estavam Tônia Carrero, Paulo Goulart e Marcos Paulo.

Em sua estréia na Globo, Walter Negrão passou por um grave incidente. O dramaturgo Hélio Bloch o acusou de plágio, afirmando que uma das tramas de A próxima atração (a campanha que a agência de publicidade fazia para um papel higiênico, que era apresentada em história em quadrinhos) era semelhante à história de sua peça A úlcera de ouro.

A novela também recebeu rejeição dos publicitários, que acharam negativa a imagem passada pelo personagem Pardal, feito Armando Bogus. A composição de Sérgio Cardoso para o protagonista foi muito criticada pelos gaúchos.

Em meio aos insucessos da trama, em A próxima atração foi muito elogiada a atuação de Edney Giovenazzi para o japonês Yamashita. Como adiantamos no post anterior, o autor Silvio de Abreu participou desta novela como o Subdelegado Damasceno, personagem que faria parte da novela Editora Mayo, bom dia. Esta novela será assunto de um dos próximos posts.

Roberto Carlos e Erasmo Carlos estiveram presentes na trilha de A próxima atração cantando a história da personagem Ciça, chacrete vivida por Betty Faria. Interpretada por Erasmo Carlos, a canção presente originalmente no antológico LP Carlos, Erasmo.

Segue a letra! Na foto, Armando Bogus em cena de A próxima atração.

Abraços a todos, Vinícius.

CIÇA, CECÍLIA (Tema de Ciça) - Roberto e Erasmo

Se alguém soubesse nesse mundo
Pode ser um rei ou vagabundo
Que bem no coração do meu país
Namora e mora alguém que sabe e diz
Mesmo que não tenha o que falar

E a comunicação se faz presente
Em tudo que seu peito faz e sente
Procura demonstrar que não é triste
Procura um amor que não existe
E sabe que jamais vai encontrar

Ciça, Ciça, Cecília
Ciça, Ciça, Cecília...

Seu ídolo, seu mestre, seu santo padroeiro
Só pode, só pode ser o Velho Guerreiro
Seu sonho é ser um dia dica do Pasquim
Só ouve Caetano, Teixeirinha e Tim
É gente de verdade como deve ser

Ciça, Ciça, Cecília
Ciça, Ciça, Cecília...

E é mulher, criança insatisfeita
Que tem suas razões pra ser perfeita
O seu sorriso–riso é aberto
Seus olhos nos enxergam bem de perto
O mundo inteiro tem que conhecer

Ciça, Ciça, Cecília
Ciça, Ciça, Cecília...

Pode ser confusa, minha musa, que eu não ligo
Pode ser confusa, minha musa, que eu não ligo
Ciça, Ciça, Cecília...

Nenhum comentário: