quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Roberto Carlos em capítulos - SINAL DE ALERTA



Olá, amigos.

A série Roberto Carlos em capítulos apresenta mais um episódio desta sequência de canções de RC que fizeram parte da teledramaturgia brasileira. Após a postagem anterior falarmos de Janete Clair, hoje é a vez de uma obra escrita por seu marido.

É de Dias Gomes a novela SINAL DE ALERTA, que estreou em 31 de julho de 1978 e ficou emblemática por ser a última novela exibida no horário das 22h da TV Globo. Ao final dela, exibido em 26 de janeiro de 1979, a emissora passou a deixar esta faixa à disposição de filmes, seriados e transmissões de jogos de futebol. Somente por duas vezes a Globo tentaria usar novamente o espaço para novelas - em 1983, com Eu prometo, de Janete Clair com a colaboração de Glória Perez, e em 1991, com Araponga, de Dias Gomes, Lauro César Muniz e Ferreira Gullar.



Em Sinal de alerta, Dias Gomes abordou um assunto muito presente na obra de Roberto Carlos e Erasmo Carlos - a ecologia. A trama central girou em torno do empresário Tião Borges (interpretado por Paulo Gracindo), que queria se casar com a jovem Sulamita Montenegro (vivida por Vera Fischer), mas era impedido pela jornalista Talita (papel de Yoná Magalhães), de quem estava separado há cinco anos, mas que não aceitava conceder o divórcio.

Proprietária do jornal "Folha do Rio", Talita fez uma campanha forte contra a Fertilit, empresa de Tião produtora de fertilizantes e inseticidas, alertando que ela era a causadora da poluição do bairro em que estava localizada. Liderados por Consuelo (papel de Isabel Ribeiro) e Nilo (papel de estréia de Eduardo Conde), os operários se reuniam em passeatas contra a fábrica. Casado com Vera (papel de Bete Mendes), uma química da Fertilit, Nilo se envolvia com Selma (vivida por Renata Sorrah), uma mulher da burguesia que resolveu abraçar a causa dos operários.

Apesar do enredo tão engajado, a novela não teve destaque na programação. O grande inconveniente foi transmissão do Horário Eleitoral Gratuito, que fazia com que ela fosse ao ar apenas às 23h. A TV Globo ainda fez uma tentativa desesperada por audiência, ao exibir um compacto de 10 capítulos para sintetizar os 70 capítulos iniciais, mas não foi bem-sucedida.

Mesmo tendo recebido apoio público de personalidades como o arquiteto Oscar Niemeyer e Ruth Christie (então presidente da Campanha Popular em Defesa da Natureza) sobre a questão ecológica, Dias teve seu texto rejeitado por empresários que se identificaram com Tião Borges, dono da fábrica da novela. De acordo com o pesquisador de telenovelas Ismael Fernandes, outro erros de Sinal de alerta foi ambientar a fábrica Fertilit no Rio de Janeiro. Para ele, a história ficaria mais apropriada se acontecesse no ABC paulista.

A novela teve impacto também por sua abertura. Em vez de trazer uma canção, o tema trazia vários ruídos típicos das grandes cidades:



A música de Roberto e Erasmo presente na trilha de Sinal de alerta foi definida por Erasmo da seguinte maneira:

"Nos anos 70, Roberto Carlos e eu fizemos muitas músicas sobre ecologia - O progresso, As baleias, O ano passado... Bem antes do Sting se vestir de índio e do Juruna. Mas esta é definitiva...".

Interpretada por Erasmo, a canção mostra o panorama ecológico de um mundo que vivia em "sinal de alerta" já em 1978 (ano da novela e do lançamento da música, que abre o LP Pelas esquinas de Ipanema), mas que continua extremamente atual.

Segue a letra! Na foto, uma cena da passeata dos operários que faziam parte da fictícia fábrica Fertilit, criada por Dias Gomes em Sinal de alerta.

Abraços a todos, Vinícius.



PANORAMA ECOLÓGICO - Roberto e Erasmo

Lá vem a temporada de flores
Trazendo begônias aflitas
Petúnias cansadas
Rosas malditas

Prímulas despetaladas
Margaridas sem miolo
Sempre-vivas quase mortas
E cravinas tortas
Odoratas com defeitos
E homens perfeitos

Lá vem a temporada de pássaros
Trazendo águias rasteiras
Graúnas malvadas
Pombas guerreiras

Canários pelados
Andorinhas de rapina
Sanhaços morgados
E pardais viciados
Curiós desafinados
E homens imaculados

Lá vem a temporada de peixes
Trazendo garoupas suadas
Piranhas dormentes
Sardinhas inchadas

Trutas desiludidas
Tainhas abrutalhadas
Baleias entupidas
E lagostas afogadas
Barracudas deprimentes
E homens inteligentes...

*****

ELENCO DE SINAL DE ALERTA

Paulo Gracindo, Vera Fischer, Yoná Magalhães, Jardel Filho, Carlos Eduardo Dolabella, Renata Sorrah, Eduardo Conde, Bete Mendes, Isabel Ribeiro, Elza Gomes, José Augusto Branco, Milton Gonçalves, Ruy Rezende, Paulo Conçalves, Ana Ariel, Sônia Regina, Mara Rubem, Carmem Silva, Ruth de Souza, Dorinha Duval, Luiz Armando Queiroz, Nelson Caruso, Tony Ferreira, Dary Reis, Augusto Limpo, Leila Cravo, Tamara Taxman, Jorge Botelho, Antônio Ganzarolli, Clementino Kelê, Samir de Montemor, Betina Vianny, Roberto Silveira Filho, Dulce Conforto, Fernando Eiras, Nena Anhorem, Arthur Costa Filho, Roberto Murtinho, Germano Filho, Angelina Muniz, Manfredo Colassanti, Rofran Fernandes, Neila Tavares, Mário Petraglia, Léa Alves, Cecília Simões e Murilo Nery.

Nenhum comentário: