quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Roberto Carlos em capítulos - OS GIGANTES



Olá, amigos.

A série Roberto Carlos em capítulos apresenta hoje mais um momento no qual a obra de RC fez parte da trilha de um produto da teledramaturgia brasileira. Com a postagem de hoje, nossa sequência de músicas encerra a década de 1970, em mais um momento traumático da TV Globo.

A ambição da TV Globo no horário das 20h ficou explícita até no nome da novela que estreou em 20 de agosto de 1979. Com OS GIGANTES, de Lauro César Muniz, a emissora celebrava o encontro de seus maiores atores em uma obra só - Dina Sfat, Francisco Cuoco, Tarcísio Meira, Suzana Vieira e Vera Fischer.



Dina Sfat interpretou Paloma Gurgel, uma jornalista que voltava do exterior (onde trabalhava como correspondente internacional) à sua cidade natal, Pilar, por causa de problemas familiares. Seu irmão gêmeo Fred (a cargo de Roberto de Cleto) estava em coma profundo depois de uma cirurgia no cérebro.

Não conseguindo suportar ver o irmão respirando com a ajuda de aparelhos, Paloma desligava um dos aparelhos, ocasionando sua morte. Sua cunhada, Veridiana (vivida por Suzana Vieira), entrava na justiça, acusando a jornalista de ter feito eutanásia.

Neste retorno à cidade, Paloma reencontrou dois ex-namorados: o fazendeiro Fernando Lucas (papel de Tarcísio Meira), em crise no seu casamento com Vânia (interpretada por Joana Fomm), e Francisco Rubião (papel de Francisco Cuoco), que tinha acabado de romper seu noivado com Helena (vivida por Vera Fischer).



Assim como sua novela anterior (Espelho mágico, exibida em 1977 na TV Globo, que mostrou os bastidores do teatro e da televisão), Lauro César Muniz escreveu mais uma vez uma página polêmica para a telenovela brasileira. Além de abordar a eutanásia (com direito a muitas cenas de hospital), a novela promoveu um ataque direto às empresas multinacionais - o que causou uma rejeição dentro da própria emissora. A insinuação ao homossexualismo entre Paloma e Renata (papel de Lídia Brondi) também foi polêmica diante do público.

Dor, doença, tensão, hospital. O clima excessivamente passional logo nos primeiros capítulos afastou o público e, nos últimos meses, fez com que o autor fosse afastado por estresse. Maria Adelaide Amaral conduziu a trama, que, segundo ela, foram os 18 capítulos mais difíceis que escreveu em sua carreira: "A trama não era boa e eu não acreditava na história".

Em 2004, Lauro César Muniz,numa palestra sobre teledramaturgia no CCBB, contou uma situação tragicômica de bastidores. Por várias vezes a atriz Dina Sfat pisava nos scripts da novela, dizendo que não agüentava mais gravar. O dramaturgo Walter George Durst escreveu o último capítulo (e manteve o clima pesado - com direito a caixão indo para o cemitério), exibido em 2 de fevereiro de 1980.

A vertente de Roberto Carlos também apareceu nesta trilha sonora. No ano seguinte à sua gravação de Força estranha, apareceu uma releitura da música de Caetano Veloso, feita por Gal Costa.



A gravação da música de Roberto Carlos e Erasmo Carlos que esteve na trilha de Os gigantes tem um dado inusitado. Cerca de dez anos depois de RC ter dado a ele o prêmio do Festival de San Remo com a interpretação de sua canção Canzone per te, Sergio Endrigo retribuiu ao gravar uma canção presente no LP lançado por Roberto Carlos em 1978.

Segue a letra! Na foto, Dina Sfat e Francisco Cuoco em cena da novela.

CAFÉ DA MANHÃ - Roberto e Erasmo

Amanhã de manhã
Vou pedir o café pra nós dois
Te fazer um carinho e depois
Te envolver em meus braços

E em meus abraços
Na desordem do quarto esperar
Lentamente você despertar
E te amar na manhã

Amanhã de manhã
Nossa chama outra vez tão acesa
E o café esfriando na mesa
Esquecemos de tudo

Sem me importar
Com o tempo correndo lá fora
Amanhã nosso amor não tem hora
Vou ficar por aqui

Pensando bem
Amanhã eu nem vou trabalhar
Além do mais
Temos tantas razões pra ficar

Amanhã de amanhã
Eu não quero nenhum compromisso
Tanto tempo esperamos por isso
Desfrutemos de tudo

Quando mais tarde
Nos lembrarmos de abrir a cortina
Já é noite e o dia termina
Vou pedir o jantar...

*****

ELENCO DA NOVELA OS GIGANTES

Dina Sfat, Francisco Cuoco, Tarcísio Meira, Suzana Vieira, Vera Fischer, Joana Fomm, Mário Lago, Lídia Brondi, Lauro Corona, Jonas Mello, Rogério Fróes, Castro Gonzaga, Flora Geny, Myriam Pires, Norah Fontes, Cleyde Blota, Perry Sales, Mayara Norbin, Lúcia Alves, Nofran Fernandes, Denny Perrier, Carlos Gregório, Ênio Santos, Solange Teodoro, Átila Iório, Esther Mellinger, Juciléia Telles, Marcos Weinberg, Milton Villar, Ivan de Almeida, Borges de Barros, Lilian Fernandes, Aguinaldo Rocha, Gilda Sarmento, Ana Maria Sagres, Nardel Ramos, Francisco Monteiro, Otávio Augusto, Waldir Santana, Hemílcio Fróes, Luís Orione, João Batista Vieira, Monique Cury, Maurício M. Quintas, Luís Felipe de Lima e Roberto Cleto.

Nenhum comentário: