segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Roberto Carlos em capítulos - MARINA



Olá, amigos.

A série Roberto Carlos em capítulos chega à década de 1980, contando cada capítulo da ligação de RC com as obras da teledramaturgia brasileira. Desta vez, embalando uma novela baseada em obra literária - nos primeiros anos em que dedicou sua faixa das 18h à dramaturgia, a TV Globo dedicava o horário a adaptações da literatura.

Assim, o romance Marina, Marina, de Carlos Heitor Cony e Sulema Mendes, se tornou MARINA, e foi ao ar entre 26 de maio de e 8 de novembro de 1980. A personagem-título da novela, vivida por Denise Dummont, que mora numa ilha com seu pai, o famoso escritor Estevão (papel de Carlos Zara). Desde que começaram suposições de que a causa da morte de sua mulher, Rosa, não tinha sido evidenciada corretamente, Estevão levou a filha para ficar distante do mundo.



Lá, ela passou a infância em contato com a natureza e criada com liberdade. Mas, depois de Marina chegar à adolescência, ele percebe que não há mais nada de interessante que ela possa aprender, e a manda estudar no Rio de Janeiro, na casa dos padrinhos Otávio e Anita (respectivamente, Antônio Patiño e Beatriz Lyra).

No Rio, ela sente saudades da ilha e ainda sofre com as adaptações à cidade grande, tanto em relação aos filhos de seus padrinhos, Adriana, Luís e Soninha (na ordem, Tetê Pritzl, Haroldo Blotta e Monique Curi) quanto na escola em que estuda. Além de se tornar amiga de Lelena (papel de Íris Nascimento), uma menina negra e pobre em uma escola de ricos, ela se aproxima do mimado Marcelo (vivido por Lauro Corona) e é perseguida pela ex-namorada dele, Vera (interpretada por Élida L'Astorina).

Com a novela escrita por Wilson Aguiar Filho, a TV Globo tentou aproveitar o sucesso que Água viva (trama de Gilberto Braga que ia ao ar no horário das 20h) e ambientou sua trama das seis também nas praias do Rio de Janeiro. Entretanto, a ideia não foi bem aceita, em especial porque, por mais que estivesse travestida de moderna, Marina trazia personagens confrontados de maneira maniqueísta - ricos e esnobes contra pobres e sofredores. Além disto, a emissora ainda não tinha a noção de que os públicos das 18h e das 20h têm perfis diferentes.



Roberto Carlos e Erasmo Carlos apareciam como compositores lançando uma estrela no mercado musical. Na voz de Kátia, afilhada musical de RC, a personagem Marlene (primeiro papel de Glauce Graieb na TV Globo), guardava suas lembranças.

Segue a letra! Na foto, Denise Dummont e Lauro Corona em Marina.

Abraços a todos, Vinícius.

LEMBRANÇAS - Roberto e Erasmo

Já faz tanto tempo que eu deixei
De ser importante pra você
Já faz tanto tempo que eu não sou
O que na verdade eu nem cheguei a ser

E quando parti, deixei ficar
Meus sonhos jogados pelo chão
Palavras perdidas pelo ar
Lembranças contidas nesta solidão

Eu já nem me lembro quanto tempo faz
Mas eu não me esqueço que te amei demais
Pois nem mesmo o tempo conseguiu fazer esquecer
Você

Não...

Fomos tudo aquilo que se pode ser
Meu amor foi mais do que se pode crer
E nem mesmo o tempo conseguiu fazer esquecer
Você

Tentei ser feliz ao lado seu
Fiz tudo que pude mas não deu
E aqueles momentos que guardei
Me fazem lembrar o muito que eu te amei

E hoje o silêncio que ficou
Eu sinto a tristeza que restou
Há sempre um vazio em minha vida
Quando relembro nossa despedida

Eu já nem me lembro quanto tempo faz
Mas eu não me esqueço que te amei demais
Pois nem mesmo o tempo conseguiu fazer esquecer
Você

Não...

Fomos tudo aquilo que se pode ser
Meu amor foi mais do que se pode crer
E nem mesmo o tempo conseguiu fazer esquecer
Você...

*****

ELENCO DE MARINA

Denise Dummont, Carlos Zara, Lauro Corona, Norma Blum, Oswaldo Loureiro, Glauce Graieb, Beth Goulart, Élida L'Astorina, Antônio Patiño, Beatriz Lyra, Milton Moraes, Suely Franco, Edson Celulari, Fábio Junqueira, Zaira Zambelli, Castro Gonzaga, Maria Pompeu, Monique Cury, Tetê Pritzl, Fábio Massimo, Haroldo Blotta, Íris Nascimento, Léa Garcia, Roberto de Cleto, Célia Biar, Mônica Torres, Ísis Koshdoski, Élcio Romar, Lúcia Veríssimo, Lourdes Mayer, Germano Filho, Rosana Penna, Luca de Castro, Fernando José, Ankito e Paulo Pinheiro.

Nenhum comentário: