terça-feira, 30 de junho de 2009

50 anos de emoções - 1995



Olá, amigos.

A série 50 anos de emoções apresenta mais um ano da carreira de Roberto Carlos. Post a post, este blogue vem trazendo cada momento da estrada musical de RC.

Em 1995, o mundo assistiu à gravidade dos atritos da Guerra da Bósnia. Numa tentativa de pôr fim a esta calamidade, representantes da Bósnia e Herzegovina, Sérvia e Croácia decidiram fazer um tratado de paz em Paris. No entanto, sérvios radicais se recusaram a aceitar partes do acordo, e fizeram ataques em Sarajevo. Na Irlanda, o Exército Republicano Irlandês (IRA) também se recusou a seguir o Acordo de Paz e não depôs suas armas.

Este ano ficou marcado por dois atentados. Em Oklahoma, nos Estados Unidos, um carro-bomba explodiu num edifício. Em Paris, fundamentalistas islâmicos explodiram uma bomba dentro de um metrô, matando sete pessoas e ferindo 84. No Zaire, o vírus Ebola começou a se espalhar.

No ano em que Fernando Henrique Cardoso assumiu a presidência do Brasil ocorreram muitas novidades no cenário nacional. O Rio de Janeiro teve suas favelas ocupadas pelo Exército. O Banco Econômico decretou falência e sofreu a intervenção do Banco Central do Brasil.

Em 12 de outubro de 1995, os católicos ficaram indignados com o pastor Sérgio Von Helde. Ele, que é da Igreja Universal do Reino de Deus, chutou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em um programa da TV Record. No fim do ano, a emissora entrou em atrito com a TV Globo. A minissérie global Decadência (escrita por Dias Gomes) contou a ascensão do mau caráter Mariel - vivido por Edson Celulari - por causa de uma seita religiosa. Especulou-se que o personagem era inspirado no Bispo Edir Macedo, e o atrito rendeu algumas acusações no programa 25ª hora , da Record, e a Rede Globo exibiu um Globo repórter cercado de denúncias aos pastores da Universal (além de constantes acusações no Jornal Nacional).

O Brasil mais uma vez chegou ao posto de melhor futebol da América do Sul. O Grêmio chegou ao seu segundo título na Taça Libertadores da América após vencer o colombiano Atlético Nacional por 3 a 1 na primeira partida, no Olímpico (com um gol contra de Marulanda e gols de Jardel e Paulo Nunes, com Ángel descontando) e um empate em 1 a 1 em Medellín (Dinho, de pênalti, marcou para os gremistas, e Aristizábal fez o gol colombiano). Entretanto, a equipe não conseguiu repetir o feito de 1983 e foi derrotada na final do Mundial Interclubes. Após o empate sem gols com o holandês Ajax, o time foi derrotado por 4 a 3 nos pênaltis. Ronald de Boer, Frank de Boer, Finidi e Blind marcaram para o Ajax e Magno, Gélson e Adílson converteram para os gremistas. Kluivert desperdiçou a primeira cobrança holandesa, mas os erros de Dinho e Arce tiraram o posto de melhor do mundo das mãos do tricolor gaúcho.

O Grêmio também foi derrotado na final da Copa do Brasil deste ano. Após uma vitória por 2 a 1 no Pacaembu - com gols de Viola e Marcelinho Carioca, com Luís Carlos Goiano descontando - novo gol de Marcelinho Carioca no Olímpico sacramentou o primeiro título corintiano no torneio. A partida final, exibida pelo SBT, teve 56 pontos de audiência (contra 17 da novela das 20h30 global, A próxima vítima). Com o sucesso da concorrente, a TV Globo compraria os direitos de transmissão da Copa do Brasil a partir do ano seguinte.

O Campeonato Brasileiro trouxe um novo formato para sua disputa. Os 24 clubes eram divididos em dois grupos de 12, e disputavam um primeiro turno entre si e o segundo em partidas contra os times da outra chave. Os campeões de cada turno em cada chave faziam as semifinais. Cruzeiro e Fluminense venceram o primeiro turno e Botafogo e Santos foram os melhores do segundo. O Botafogo foi para a final com dois empates - 1 a 1 no Mineirão e 0 a 0 no Maracanã - e o Santos com uma classificação praticamente impossível - após perder por 4 a 1 para o Fluminense no Rio de Janeiro, o time venceu na Vila Belmiro por 5 a 2.

No primeiro jogo da final, os botafoguenses ganharam por 2 a 1. Em um jogo com arbitragem muito contestada (o árbitro Márcio Rezende de Freitas validou um gol ilegal de cada lado e anulou um gol legítimo de Camanducaia), Botafogo e Santos empataram em 1 a 1. O resultado deu o título ao Botafogo - que conseguiu sua primeira conquista no Campeonato Brasileiro.

Roberto Carlos começou seu especial daquele ano cantando Caminhoneiro, enquanto Wanderléa e Erasmo Carlos entoavam a canção em outros carros. O trio se encontrava num restaurante e recordava várias canções e momentos da Jovem Guarda. Mais tarde, o trio voltava a ficar junto para chamar outros artistas jovem-guardistas ao palco, e cantarem Festa de arromba. Ainda na parte musical, RC recebeu as cantoras Ângela Maria (com quem cantou Desabafo) e Daniela Mercury, para os dois cantarem Como é grande o meu amor por você.

Em entrevista à jornalista Glória Maria, Roberto falou um pouco sobre sua carreira e apresentou em clipe sua nova música. Depois das baixinhas e das gordinhas, 1995 foi o ano de homenagear outras mulheres que fogem de padrões de beleza convencional: as mulheres de óculos. O charme dos seus óculos foi o destaque deste LP, que trouxe as seguintes canções:

LADO A

1 - Amigo, não chore por ela, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - O charme dos seus óculos, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

3 - O coração não tem idade, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

4 - Pra ficar com você, de Mauro Motta e Carlos Colla

LADO B

1 - Quando eu quero falar com Deus, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Romântico, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

3 - Nunca te esqueci, de Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle

4 - Quase fui lhe procurar, de Getúlio Côrtes

5 - Sonho de amor, de Fernando de Souza, Mário Avellar e Edilson Campos

Algumas coisas deste disco se assemelharam ao de 1994. Os arranjos trouxeram bastante programação de computador, houve espaço para novos compositores (Fernando de Souza, Mário Avellar e Edilson Campos, que fizeram a música de encerramento do LP) e a presença de compositores de sempre - as duplas Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle e Mauro Motta e Carlos Colla. Assim como nos dois anos anteriores, RC regravou uma música de seu repertório - Quase fui lhe procurar, agora com o violão que o acompanhava sendo substituído por um arranjo sequenciado.

A safra de Roberto e Erasmo abriu o LP com uma canção com um leve toque sertanejo - Amigo, não chore por ela - e no lado A também apresentou a amorosa O coração não tem idade. O lado B teve início com Quando eu quero falar com Deus, música definida por muitos como uma resposta a Se eu quiser falar com Deus - canção que Gilberto Gil fez para Roberto Carlos gravar, mas ele recusou por achar que "o Deus dele diferia do mostrado por Gil".

Mas numa das faixas deste LP de 1995, Roberto Carlos revelava sua verdadeira faceta de compositor. Como sempre, ele se dizia um romântico.

Segue a letra! Na foto, a capa de um CD promocional do disco de 1995.

Abraços a todos, Vinícius.

ROMÂNTICO - Roberto e Erasmo

Que tal acordar com beijos e abraços
Palavras de amor logo ao amanhecer
De alguém que desperta e fala que te ama
Que rola na cama junto com você

Você diz que sente falta de carinho
De um homem que saiba te fazer feliz
Pra encontrar alguém que seja mesmo assim
É só olhar pra mim

Você tem que ter um homem como eu, romântico
Ardente no amor e cheio de paixão, romântico
Que faça você sentir-se a mais amada
E acabe de vez com a sua solidão

Você tem que ter um homem como eu, romântico
Que adoce a sua vida e saiba te dizer, romântico
Que nunca ninguém te amou até agora
Como esse que `tá diante de você

Quem é que te olha tão apaixonado
E o seu desabafo escuta a qualquer hora
Alguém que você tem sempre do seu lado
E enxuga seu pranto quando você chora

Alguém que te aperte firme entre os braços
Do jeito que você sonha e sempre quis
Você precisa mesmo ter alguém assim
Alguém igual a mim

Você tem que ter um homem como eu, romântico
Ardente no amor e cheio de paixão, romântico
Que faça você sentir-se a mais amada
E acabe de vez com a sua solidão

Você tem que ter um homem como eu, romântico
Que adoce a sua vida e saiba te dizer, romântico
Que nunca ninguém te amou até agora
Como esse que `tá diante de você

Você tem que ter um homem como eu, romântico
Ardente no amor e cheio de paixão, romântico
Que faça você sentir-se a mais amada
E acabe de vez com a sua solidão

Você tem que ter um homem como eu, romântico…

2 comentários:

James Lima disse...

Muito bom, bicho !
E a foto foi super bem escolhida !

O pessoal fala mal de "O Charme dos seus óculos", lançada nesse ano, mas eu gosto, como sempre...


Um abração
James Lima
www.robertocarlosbraga.blogspot.com

avellardocelar estudio disse...

Alô, Vinicius
Legal vc ter comentado sobre o Sonho de Amor. Foi a maior felicidade quando soube que o Roberto iria gravar. Inesquecível, mesmo.
abs
Mário Avellar