sábado, 6 de junho de 2009

50 anos de emoções - 1983



Olá, amigos.

A série 50 anos de emoções prossegue sua saga, trazendo ano por ano cada detalhe do cinquentenário de carreira de Roberto Carlos. E o ano de hoje é bastante especial.

Afinal, em agosto de 1983 este que vos escreve chegou ao mundo. RC ganhava mais um amigo que alguns anos depois dedicaria um blogue chamado Emoções de Roberto Carlos para ele.

Neste ano, uma ditadura na América Latina chegou ao final. O presidente Raul Alfonsín tomou posse da presidência da Argentina, substituindo Reynaldo Bignone, que tinha ido para o poder através de indicação dos militares argentinos. Na contramão da paz mundial, em outubro o presidente Ronald Reagan ordenou que os Estados Unidos invadissem a Ilha de Granada (a maior invasão desde a Guerra do Vietnã). A intenção era tomar de Cuba o controle do tráfego marítimo na região.

No Brasil, os governadores eleitos através do voto direto tomaram posse em seus estados. Eles chegaram ao poder na mesma época em que o cruzeiro chegava ao seu maior momento de desvalorização. A era do 'milagre brasileiro' há algum tempo já havia perdido seu toque de Midas. Na área sindicalista, houve um progresso para o proletariado: a fundação da Central Única dos Trabalhadores.

O país passou a ter em 1983 uma nova opção de canal de televisão. Em 5 de junho de 1983, Adolfo Bloch fundou a Rede Manchete, que ocupou o canal 6 no Rio de Janeiro. No mês seguinte, a Manchete proporcionou a estreia da apresentadora Xuxa Meneghel, responsável pelo comando do Clube da criança.

Mais uma vez o Brasil chegou ao topo da América no futebol. Desta vez, o Grêmio sagrou-se campeão da Taça Libertadores da América, derrotando o Peñarol nos dois jogos finais. A primeira partida, no Uruguai, teve empate em 1 a 1 (Tita fez o gol brasileiro e Morena marcou para os uruguaios), e, no jogo decisivo, o tricolor gaúcho venceu por 2 a 1, com gols de Caio e César, com Morena descontando.

O Grêmio se tornou "o melhor do mundo" em dezembro daquele ano, ao vencer o Hamburgo da Alemanha na partida em Tóquio. No tempo normal, a partida terminou empatada em 1 a 1 (Renato Gaúcho e Schroder marcaram os gols do jogo). Aos dois minutos do primeiro tempo da prorrogação, Renato Gaúcho fez o gol do título gremista.

O Campeonato Brasileiro teve pela terceira vez o Flamengo como campeão. Desta vez, o time venceu o Santos nos dois jogos decisivos. A equipe santista derrotou os rubro-negros por 2 a 1 no jogo do Morumbi (gols de Pita e Serginho Chulapa, com Baltazar descontando), mas o Flamengo conquistou o título com uma vitória por 3 a 0 no Maracanã, com gols de Zico, Leandro e Adílio.

Roberto Carlos continuava com o show Emoções, mas desta vez ele teve uma proporção maior. Em 1983, ele se tornou o "Projeto Emoções", no qual RC fez uma excursão grande para a época, fazendo shows pelo Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. O Roberto Carlos Especial daquele ano começou com comentários sobre esta nova empreitada:

"A bordo de um avião especialmente fretado, ele partia para uma turnê por 19 cidades brasileiras. Junto com ele, uma caravana de 105 pessoas e mais 70 toneladas de equipamento".

Roberto foi visto por quase um milhão de pessoas, em ginásios e estádios de todo o Brasil. O especial daquele ano foi gravado no Ibirapuera, em São Paulo. Além de cantar músicas de ontem e de hoje, RC recebeu o amigo Erasmo Carlos, o cantor Djavan e a cantora Gal Costa.

Em 1983, Roberto Carlos continuava cantando o amor. Mas na canção que abriu seu LP, ele dizia que "o amor é a moda". Eis o repertório do disco:

LADO A

1 - O amor é a moda, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Recordações e mais nada, de Roberto Carlos e Fred Jorge

3 - Estou aqui, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

4 - Preciso de você, de Mauro Motta e Eduardo Ribeiro

5 - Me disse adeus, de Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle

LADO B

1 - Você não sabe, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - O côncavo e o convexo, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

3 - No mesmo verão, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

4 - Perdoa, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

5 - A partir desse instante, de Maurício Duboc e Carlos Colla

As duplas de "compositores de Roberto Carlos" não tinham novidades, mas foi RC que protagonizou uma mudança em sua parceria. A faixa Recordações e mais nada trouxe uma parceria sua com Fred Jorge (versionista da Jovem Guarda e autor de músicas que Roberto gravou na década de 1970).

O intimismo foi marcante neste LP de 1983, desde a religiosa Estou aqui, passando pelo pedido de desculpas de Perdoa até a primorosa Você não sabe. A sensualidade continuou presente com a irresistível No mesmo verão. Mas outra canção que apresentava uma letra mais ousada é que chamou atenção. Nem tanto pelo erotismo quase íntimo, na verdade, mais por dizer em letra e música sobre a coincidência total do côncavo e o convexo.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos durante a turnê do "Projeto Emoções".

Abraços a todos, Vinícius.

O CÔNCAVO E O CONVEXO - Roberto e Erasmo

Nosso amor é demais e quando amor se faz
Tudo é bem mais bonito
Nele a gente se dá muito mais do que está
E o que não está escrito

Quando a gente se abraça, tanta coisa se passa
Que não dá pra falar
Nesse encontro perfeito, entre o seu e o meu peito
Nossa roupa não dá

Nosso amor é assim, pra você e pra mim
Como manda a receita
Nossas curvas se acham, nossas formas se encaixam
Na medida perfeita

Esse amor é pra nós a loucura que traz
Esse sonho de paz e é bonito demais
Quando a gente se beija, se ama e se esquece
Da vida lá fora

Cada parte de nós tem a forma ideal
Quando juntas estão, coincidência total
Do côncavo e convexo
Assim é nosso amor, no sexo...

Nenhum comentário: