terça-feira, 2 de junho de 2009

50 anos de emoções - 1981



Olá, amigos.

A série 50 anos de emoções apresenta mais um post que mostra um ano no qual Roberto Carlos esteve presente no cenário musical brasileiro. É a forma do Emoções de Roberto Carlos homenagear o cinquentenário da carreira de RC, completados este ano.

1981 foi um ano cercado de atentados em todos os lugares do mundo. Oito anos depois de sua reeleição, o presidente do Egito, Anwar Sadat, foi assassinado. Em seu lugar entrou Hosni Mubarak. Nem mesmo a Santidade ficou isenta de uma tentativa de homicídio. No dia 13 de maio, o Papa João Paulo II foi atingido por duas balas disparadas pelo turco Mehmet Ali Agca.

No Brasil, os grupos radicais militares continuavam realizando atentados pelo país. O mais grave deles foi o caso Riocentro. O centro de convenções realizava o "Show do Primeiro de Maio", com a presença de artistas como Caetano Veloso, Alceu Valença, Chico Buarque, Gal Costa, Milton Nascimento, Gonzaguinha, Elba Ramalho, dentre outros.

Uma bomba explodiu dentro de um Puma que estava estacionado perto do local, matando o sargento Guilherme Ferreira do Rosário (que estava com ela no colo) e ferindo o capitão Wilson Luiz Chaves Machado (que dirigia o carro). O objetivo era preparar a bomba para que ela explodisse durante o evento e depois se atribuísse o atentado ao grupo de esquerda Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). O fracasso do atentado e a tentativa patética de dizer que a bomba do carro foi colocada por comunistas acelerou ainda mais o processo do fim do regime militar.

Numa Taça Libertadores da América esvaziada porque os times argentinos usaram equipes reservas, o brasileiro Flamengo e o chileno Cobreloa chegaram à disputa do título do campeonato. E os flamenguistas levaram a melhor. Após uma vitória por 2 a 1 no Maracanã e uma derrota por 1 a 0 no Estádio Nacional, o Flamengo venceu o jogo decisivo, no Estádio Centenário (no Uruguai), pelo placar de 2 a 0. Os dois gols de Zico levaram o time rubro-negro à disputa do Mundial Interclubes.

Desde o ano anterior, o formato da disputa entre o melhor da América e o melhor da Europa estava diferente. Em vez de uma final na "casa" de cada time, o "melhor do mundo" era conhecido em uma só partida, realizada em Tóquio, no Japão (terra da empresa Toyota, que patrocinava o evento). Com três gols no primeiro tempo - dois de Nunes e um de Adílio - o Flamengo venceu o inglês Liverpool por 3 a 0 e se sagrou campeão mundial de 1981.

Em terras brasileiras, Grêmio e São Paulo chegaram à final do Campeonato Brasileiro. Os gaúchos levaram a melhor, com uma vitória por 2 a 1 no Estádio Olímpico (com dois gols de Paulo Isidoro e Serginho Chulapa descontando para os são-paulinos) e novo triunfo diante dos paulistas no Morumbi, com Baltazar fazendo o gol do título.

No ano seguinte ao fim da TV Tupi, o país conheceu uma nova emissora de televisão. Em 19 de agosto de 1981, o Sistema Brasileiro de Televisão teve sua primeira transmissão. Seu presidente, Sílvio Santos, vinha aí, para começar uma nova história na televisão brasileira.

A TV Globo apresentou uma nova edição de festival da Música Popular Brasileira. O MPB Shell 81 relembrou os bons e os maus tempos da "era dos festivais". De bom, veio a emoção com a qual Guilherme Arantes levantou o Ginásio do Maracanãzinho com sua interpretação para sua Planeta água. A parte negativa veio também do público: ao ser anunciado que a música Purpurina, de Jerônimo Jardim, ficou com o primeiro lugar (superando a canção de Guilherme Arantes), a intérprete Lucinha Lins foi recebida com xingamentos e vaias.

Em 1981, pela primeira vez Roberto Carlos explicitou que colocava as emoções em seu palco. Emoções que começaram neste ano e nunca mais saíram. Emoções era o nome do show que Roberto lançou ao final deste ano, com direção musical de Miéle & Bôscoli e arranjos de Eduardo Lages. Eis o repertório:

O circo (Abertura)
Emoções
Café da manhã
Força estranha
O gosto de tudo
Desabafo
Amante à moda antiga
Cama e mesa
Eu preciso de você
Detalhes
As baleias
Outra vez
Nós, os músicos
Ele está pra chegar
Amigo
Retrato musical: Namoradinha de um amigo meu / As curvas da Estrada de Santos / Sua estupidez / Traumas / Lady Laura / Jesus Cristo / El día que me quieras / Cavalgada
Emoções


Os coreógrafos Mário e Mauro Monteiro (o mesmo de Frank Sinatra em seu show no Brasil) ousaram ao colocar o palco do Canecão no nível do chão. Também houve a utilização de um recurso chamado "flash back/flash back on", para que o público acompanhasse uma biografia dinâmica de Roberto Carlos.

As canções de Emoções foram escolhidas de acordo com sete elementos. Repulsa pela violência, amor pelos amigos, amor pela carreira, amor pela criança, amor pela família, amor pela natureza e misticismo eram os critérios de escolha.

Pela primeira vez desde o início de seus grandes shows Roberto Carlos não dedicou exclusivamente uma parte a recordar canções da Jovem Guarda. Em compensação, o momento chamado Retrato musical dedicou um pout-pourri que, na linha do tempo, passou das inocentes histórias jovem-guardistas até o amor erótico presente em suas canções da década de 1970.

O tema "emoções" fez parte de seu Roberto Carlos Especial daquele ano. Em uma conversa com Erasmo Carlos num estúdio, Roberto recordou momentos de início de carreira (no qual era o "cantor mascarado" do Chacrinha e o sucesso de O calhambeque) e o abraço ao parceiro depois de interpretar Amigo. Também vieram lembranças da "maninha" Wanderléa e o dia em que RC participou de uma campanha solidária interpretando A guerra dos meninos no Maracanã.

Em seu especial, Roberto Carlos fez alguns tributos. À seresta, tendo a companhia de Cauby Peixoto e cantando nos Arcos da Lapa. E a dois ícones da música que tinham nos deixado no ano passado: Vinícius de Moraes (no qual RC chamou Maria Bethânia e Tom Jobim, além de convidar Paulo Gracindo e Raul Cortez para declamarem poesias dele) e o conjunto Beatles.

Em meados daquele ano, Roberto Carlos experimentou gravar um disco para os ouvintes de língua inglesa. O LP também chegou ao Brasil, com as seguintes canções:

LADO A

1 - Honestly (Falando sério), de Maurício Duboc e Carlos Colla, com versão de Sue Sheridan

2 - At peace in your smile (Na paz do seu sorriso), de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, com versão de Sue Sheridan

3 - Loneliness, de Paul Williams - Ken Ascher

4 - Sail away, de Billy Falcon

5 - Niagara, de Marvin Hamlisch, Carole Bayer Sager e Bruce Roberts

LADO B

1 - Buttons on your blouse (Os seus botões), de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, com versão de Julie Saires

2 - Breakfast (Café da manhã), de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, com versão de Sue Sheridan

3 - Come to me tonight, de Gary Portnoy e Sue Sheridan

4 - You will remember me (Detalhes), de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, com versão de Sue Sheridan

5 - It`s me again, de Doug McCormick e Dennis Smith

O LP não teve muita repercussão no exterior. Alguns atribuem ao fato do inglês de Roberto ter o sotaque muito carregado. Mas o mais provável é que o disco não teve retorno porque RC repetiu o hábito de seus discos no Brasil: priorizar músicas inéditas. Além das cinco músicas suas vertidas para o inglês, a única canção conhecida era Niagara, que havia sido gravada por Barbra Streissand. Vale o registro de ouvir músicas de sua safra em um novo idioma.

Em solo brasileiro, no final de 1981, Roberto colocou no mercado fonográfico dez gravações novas para emocionar seus ouvintes. Eis o repertório:

LADO A

1 - Ele está pra chegar, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Simples mágica, de Regininha

3 - As baleias, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

4 - Tudo para, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

5 - Doce loucura, de Maurício Duboc e Carlos Colla

LADO B

1 - Cama e mesa, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Emoções, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

3 - Quando o sol nascer, de Mauro Motta e Eduardo Ribeiro

4 - Eu preciso de você, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

5 - Olhando estrelas, de Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle

As duplas Maurício Duboc e Carlos Colla, Mauro Motta e Eduardo Ribeiro e Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle prosseguiram apresentando suas safras através da voz de Roberto Carlos. Mas RC deixou espaço para uma compositora feminina: Regininha, que ficou muito conhecida alguns anos antes, por sua gravação de Teletema (música de abertura da novela Véu de noiva, da TV Globo).

O repertório de Roberto Carlos e Erasmo Carlos mostrou a vertente religiosa em Ele está pra chegar, mostrou mais um recorte do panorama ecológico através de As baleias, criou uma linda declaração de amor em Eu preciso de você e dedicou duas canções ao amor erótico: Tudo para e Cama e mesa. No entanto, a música mais emblemática do LP de 1981 foi a que batizou o show iniciado naquele ano. Afinal, trata-se de uma canção que, desde que foi cantada pela primeira vez, jamais deixou de fazer parte de um repertório de muitas emoções.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos em show da turnê Emoções.

Abraços a todos, Vinícius.

EMOÇÕES - Roberto e Erasmo


Quando eu estou aqui
Eu vivo esse momento lindo
Olhando pra você
E as mesmas emoções sentindo

São tantas já vividas
São momentos que eu não esqueci
Detalhes de uma vida
Histórias que eu contei aqui

Amigos eu ganhei
Saudades eu senti, partindo
E às vezes eu deixei
Você me ver chorar, sorrindo

Sei tudo que o amor
É capaz de me dar
Eu sei já sofri
Mas não deixo de amar

Se chorei
Ou se sorri
O importante
É que emoções eu vivi

São tantas já vividas
São momentos que eu não esqueci
Detalhes de uma vida
Histórias que eu contei aqui

Mas eu estou aqui
Vivendo esse momento lindo
De frente pra você
E as emoções se repetindo

Em paz com a vida
E o que ela me traz
Na fé que me faz
Otimista demais

Se chorei
Ou se sorri
O importante
É que emoções eu vivi...

Nenhum comentário: