domingo, 14 de junho de 2009

50 anos de emoções - 1987



Olá, amigos.

A série 50 anos de emoções continua, apresentando a cada post um dos 50 anos de carreira de Roberto Carlos. É a nossa forma de comemorar o cinquentenário de RC na estrada da Música Popular Brasileira.

Em 1987, ocorreu a explosão estelar ocorrida em uma região mais próxima do planeta Terra. Na Nuvem de Magalhães, explodiu a A Supernova Shelton Sn 1987A.

No Brasil, o governo de José Sarney continuava tentando lidar com o grave problema do país: a inflação. Em junho de 1987, o Plano Bresser foi instaurado na economia. O plano criado pelo ministro da Fazenda Luiz Bresser Pereira insitiuia, dentre outras medidas, o congelamento dos preços, dos aluguéis e dos salários. As medidas afetariam consideravelmente as cadernetas de poupança de todo o país.

Só que o ano de 1987 faria o Brasil voltar seus olhos para a cidade de Goiânia. Lá, aconteceu a maior contaminação de radioatividade da história do país. Dois catadores de papel pegaram uma peça de chumbo num hospital abandonado e repassaram para um dono de um ferro-velho. Dentro da peça, havia um pó que brilhava um tom azulado na ausência de luz. Ele mostrou à esposa e, mais tarde, a outros familiares e amigos.

O pó azulado era de Césio 137, um elemento químico usado em radioterapia. Todos os que entraram em contato com a cápsula de Césio 137 passaram a sentir náuseas, tonturas, vômitos e diarreia, mas a demora a receber assistência médica e a detectar que os problemas eram decorridos do contato com o elemento fizeram com que o problema não fosse remediado a tempo. Mais de 112 mil pessoas em Goiânia foram detectadas com sequelas do elemento químico - que consegue facilmente aderir à pele, à roupa e aos alimentos domésticos, por absorver a umidade do ar. Muitas tiveram contaminações corporais externa e interna, e, das 49 pessoas que precisaram de internação, quatro não resistiram.

A pessoa que sofreu a maior dose de radiação por Césio 137 foi a menina Leide das Neves Ferreira, de seis anos. Ela estava brincando quando ingeriu involuntariamente quantidades de Césio. A menina, que era sobrinha do dono de ferro-velho, teve de ser enterrada em um caixão de chumbo lacrado, para evitar que a radiação fosse transmitida.

O futebol brasileiro passava por mais uma crise. Os 13 maiores clubes de futebol do Brasil fundaram a insituição do "Clube dos 13" e decidiram organizar seu próprio campeonato brasileiro - a Copa União. Para conseguir respaldo financeiro, os clubes conseguiram o apoio da Rede Globo, da Varig e da Coca-Cola. Para abrigar vários times, foi estipulado que o torneio seria dividido em "módulos" de acordo com o nível dos clubes - Módulo Verde seria a primeira divisão, Módulo Amarelo seria a segunda e os Módulos Azul e Branco seriam os regionais.

O campeonato mais importante foi formado pelos 13 clubes - Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo, São Paulo, Santos, Corínthians, Palmeiras, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Internacional, Grêmio e Bahia - e pelos convidados Goiás, Coritiba e Santa Cruz. Foram excluídos o Guarani e o América do Rio de Janeiro, respectivamente, segundo e quarto colocado de 1986.

O Clube dos 13 tentou fazer um acordo com a CBF e era previsto que o campeão e o vice do Módulo Verde (primeira divisão) enfrentaria o campeão e o vice do Módulo Amarelo (segunda divisão) numa quadrangular. Deste confronto, o Brasil conheceria seus dois representantes na Taça Libertadores da América do ano seguinte.

Flamengo e Internacional chegaram à final do torneio e, após um empate em 1 a 1 no Beira-Rio (com gols de Bebeto para o Flamengo e Amarildo para o Inter), o rubro-negro carioca venceu a Copa União com um gol de Bebeto no Maracanã. A equipe tinha como destaque a mescla dos veteranos Zico e Renato Gaúcho com jogadores promissores como Leonardo, Bebeto e Zinho.

Confirmados Flamengo e Internacional como os dois primeiros do Módulo Verde e Sport e Guarani como os melhores do Módulo Amarelo, a CBF anunciou uma tabela que definia um quadrangular disputado em turno e returno no início de 1988. Internacional e Flamengo abandonaram a competição, afirmando que o regulamento foi alterado à revelia do Clube dos 13. A CBF então declarou o Sport como campeão brasileiro de 1987, após empate em 1 a 1 em Campinas e uma vitória por 1 a 0 no Recife.

Roberto Carlos chegou a 1987 expondo seus detalhes de maneira explícita. Detalhes foi o nome do show que ele estreou em janeiro daquele ano no Canecão, com o seguinte repertório:

Abertura
Detalhes (trecho)/Proposta
Emoções
Lobo mau/ Eu sou terrível/ Amante à moda antiga
Canzone per te
Outra vez
Cama e mesa
Aquela casa simples
Do fundo do meu coração
Ana Luiza/ Lígia/ Angela
The lady is a tramp (trecho) / Símbolo sexual
Nêga
Seu corpo/ Café da manhã/ Os seus botões/ Falando sério/ O côncavo e o convexo/ Eu e ela
Detalhes
Cavalgada
Apocalipse
Detalhes
Imagine (com participação da cantora Gabriella)
Ele está pra chegar/ Detalhes (trecho)


Já se sentindo à vontade com seu público, RC se deu ao luxo de fazer um "strip-tease poético". Com a ajuda do camareiro Pepe, Roberto ia vestindo figurinos de acordo com a ocasião de suas músicas. Desde um coletinho da Jovem Guarda, passando pela roupa que usou ao cantar em sua estreia no Canecão, vestindo o terninho e o cravinho do simpático amante à moda antiga e, ao final, voltando a sentir a emoção quando, de terninho cheio de babados, cantou Canzone per te em San Remo.

Mas Roberto estendeu suas homenagens a Antônio Carlos Jobim, através de suas mulheres, antecedidas com as seguintes palavras:

"O Tom é tudo que resta de verde em tudo o que resta do coração do Brasil. O Tom é de Ipanema, e eu sou de Cachoeiro, e isso naturalmente explica o nosso comportamento diante das mulheres que temos retratado. A minha fantasia cria mulheres que eu jamais ousei dizer os nomes. Bem, o Tom não, o Tom ousa mesmo, já vai dizendo tudo - nome, cor dos cabelos, altura, idade, essas coisas todas. Mas, com todo respeito, eu canto aqui algumas mulheres do Tom. Umas mais cantadas, outras menos, outras mais famosas, outras menos famosas. De repente as menos famosas por serem menos cantadas, quem sabe?".

Ao apresentar os músicos, RC recordou mais um detalhe de uma vida musical: o dia no qual ele se apresentou no exterior tendo a companhia da banda que acompanhou Frank Sinatra. E chegou a contar uma história, atribuída ao maestro Eduardo Lages:

"Ele viu o Frank Sinatra saindo do toalete todo molhado. É, molhado do que vocês estão pensando, mas não exatamente onde estão pensando, né? O Sinatra estava molhado aqui [e RC apontou para a coxa esquerda]. E a gente fica se perguntando: não, como é que pode? Tem alguma coisa errada, né, porque geralmente é aqui, né? [e apontou para a altura da cintura]. Mas aí ele me explicou "não, não tem nada de mais". É que, logicamente, todo mundo sabe que todo mundo é fã do Sinatra e em todo lugar que o Sinatra entra, tem sempre um fã. E, logicamente, quando ele entra num toalete, tem um cara aqui, com a mão tradicional aqui [na parede], e quando pressente que o Sinatra tá aqui do lado dele, ah, não tem jeito: FRANK SINATRA! [e faz o movimento de quem vira-se de lado e, sem querer, molha a calça do cantor] É... aí, molha...".

A piada foi um pretexto para ele dar uma canja, e na praia do Sinatra. Logo após a apresentação dos músicos, RC cantou um trechinho de The lady is a tramp.

A mescla entre texto e música (promovida pela competência de Ronaldo Bôscoli e Miéle) prosseguiu num pout-pourri que reuniu músicas bem sensuais ligadas por textos com apelo erótico. RC confessava querer ser "o galã do seu fio dental", e confessava já ter feito charme, "mas quem não fez?".

Na temporada de Detalhes, o público de Roberto Carlos foi apresentado ao arranjo primoroso de Cavalgada. Um número criado pelo maestro Eduardo Lages e que volta e meia faz parte dos shows de RC - sendo um dos mais aplaudidos.

Roberto também apresentaria a cantora mirim Gabriella para seu público. Os dois emocionariam a plateia ao interpretarem Imagine, numa homenagem a John Lennon. A menina estaria no especial de RC, para os dois repetirem este número. Anos mais tarde, Gabriella abandonou a carreira artística e hoje é personal trainer em Goiânia.

Em seu Roberto Carlos Especial, RC teria também como convidados a cantora Fafá de Belém (com quem cantou Como vai você?), os ex-integrantes do Balão Mágico que, depois do grupo, passaram a fazer a dupla Simony & Jairzinho (que cantaram seu sucesso, Coração de papelão) e o amigo Erasmo Carlos (os dois interpretaram Sentado à beira do caminho). Também foi convidada a bateria da escola de samba Unidos do Cabuçu, que acompanhou a banda de Roberto em Nêga.

Em 2 de fevereiro de 1987, a escola de samba desfilou na Marquês da Sapucaí toda a realeza de Roberto Carlos, no enredo Roberto Carlos no reino da fantasia. Todos os detalhes estiveram presentes na escola, como os carros Negro Gato, As Baleias e Café da Manhã (com direito a bule e xícara) e o fato da bateria estar vestida de verde e amarelo, como dizia a canção do fim de 1985. Com RC, a escola chegou ao sétimo lugar, até o momento a melhor colocação da Unidos do Cabuçu - hoje integrante do Grupo de Acesso.

O Roberto Carlos Especial daquele ano teve também a participação da atriz Myriam Rios, no clipe da canção Tô chutando lata, um "samba modestamente funkeado" (como RC o apresentou). Esta canção abria o disco daquele ano:

LADO A

1 - Tô chutando lata, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Menina, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

3 - Águia dourada, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

4 - Coisas do coração, de Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle

5 - Canção do sonho bom, de Mauro Motta, Robson Jorge, Lincoln Olivetti, Ronaldo Bastos e Isolda

LADO B

1 - O careta, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Antigamente era assim, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

3 - Ingênuo e sonhador, de Maurício Duboc e Carlos Colla

4 - Aventuras, de Antônio Marcos e Mario Marcos

5 - Todo mundo está falando (Everybody's talking), de Fred Neil, com versão de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

Além das duplas de compositores marcantes das últimas duas décadas (Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle e Maurício Duboc e Carlos Colla), Roberto voltou a interpretar uma música dos autores de Como vai você? - Aventuras, de Antônio Marcos e Mario Marcos. Também chamou atenção o fato de Canção do sonho bom ter sido escrita a dez mãos. Roberto e Erasmo trabalharam como versionistas de um grande sucesso de Fred Neil - e Everybody's talking continuou tendo sonhos de ir além do horizonte na tradução, intitulada Todo mundo está falando.

Uma das músicas do LP foi objeto de um processo de plágio do qual Roberto Carlos foi acusado alguns anos depois. Em 1990, o maestro de Niterói Sebastião Braga entrou na Justiça, alegando que a música O careta tinha melodia semelhante à de Loucuras de amor. Segundo o músico, a canção dele recebeu arranjo de Eduardo Lages em pessoa. Após um processo arrastado, em 2002 foi definido que Roberto Carlos e Erasmo Carlos seriam condenados a pagar uma quantia milionária, além de, nas próximas edições da canção, aparecer a coautoria de Braga.

Entretanto, em entrevista no jornal Extra, Sebastião Bragaa declarou sua intenção em publicar um livro sobre o processo judicial e batizá-lo de O rei do plágio. Roberto entrou com um processo por danos morais e conseguiu vitória na Justiça. Restou a ambas as partes selarem um acordo, no qual as duas ações foram retiradas e Sebastião Braga receberia R$ 320 mil (além de, em posteriores edições de O careta, aparecer ele como um dos autores da canção). Em 2005, Sebastião Braga morreu, vítima de um enfarte. Nas atuais edições do LP de 1987, a música O careta foi suprimida, e o disco tem nove canções.

Além do "samba modestamente funkeado" na abertura do disco, Roberto e Erasmo apresentaram um samba suave em Antigamente era assim. Além da 'mensagem' contra drogas de O careta (que, infelizmente, acabou passando por este imbróglio judicial que ofuscou a bela letra), RC falou sobre questões indígenas em Águia dourada. No ano seguinte, esta música seria tema de uma campanha da FUNAI.

Mas, dentre a variedade de temas apresentadas no LP de 1987, Roberto Carlos continuava marcante em sua veia de compositor: o amor. Amor que veio em forma de menina neste ano.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos em registro do show Detalhes que foi para a contracapa do Roberto Carlos ao vivo. Mas isto é assunto para o próximo post.

Abraços a todos, Vinícius.

MENINA - Roberto e Erasmo

Menina, me ensina o que eu ainda não sei
Me fala de coisas que eu nunca te falei
Segredos me conta, me aponta, me diz
Me beija, me abraça, me faz feliz

Me olha, me embala, me pega do seu jeito
Me agarra, me esfrega, me aperta no seu peito
E quando na cama se deita, me ama
Se esquece de tudo num grande amor

Vive nos meus sonhos, mora em minha vida
Rola no meu corpo quando quer
Beija minha boca, dorme nos meus braços
Chamo de menina essa mulher

Te amo, menina, você não sabe quanto
Perdido me encontro na selva desse encanto
Às vezes, confusa, abusa de mim
O nosso amor é sempre assim

Sim, sim...

Te amo, menina, você não sabe quanto
Perdido me encontro na selva desse encanto
Às vezes, confusa, abusa de mim
O nosso amor é sempre assim

É sempre assim...

Um comentário:

James Lima disse...

O Ano de 1987 foi marcado por diversos acontecimentos relacionados ao universo RobertoCarlístico. Talvez tenha sido um dos anos mais movimentados, dentre os 50 que já tivemos.

Importante ressaltar que, àquele ano, Roberto enfrentou problemas com o seu Iate Lady Laura II, mas que logo foi resolvido.

Mas, o "samba modestamente funkeado" não é "Nêga"?