sábado, 20 de junho de 2009

50 anos de emoções - 1990



Olá, amigos.

A série 50 anos de emoções começa mais uma década na carreira musical de Roberto Carlos. Em cada post, estamos apresentando um dos 50 anos de carreira de RC, completos neste 2009.

1990 começou com um conflito armado no Oriente Médio. A 2 de agosto, tropas iraquianas violaram a fronteira com o Kuait, exigindo indenizações pela queda do petróleo. Estava iniciada a Guerra do Golfo. Os Estados Unidos e a Inglaterra tiveram intervenções na guerra, que teria episódios como o bloqueio comercial ao Iraque e a atitude do ditador Saddam Hussein anexar o território do Kuwait ao país. O confronto no Golfo Pérsico e destacou pela ampla cobertura do canal de notícias americano CNN. Eram constantes os plantões jornalísticos trazendo imagens de cidades iraquianas bombardeadas, exibidas parecendo jogos de videogame. O confronto iria além de 1990.

Outra guerra teria seu ponto final em um país do Oriente Médio. Depois de 15 anos de hostilidades entre cristãos e muçulmanos (que geraram a intervenção da Síria, apoiada por Israel e pelos Estados Unidos), o Líbano viu sua Guerra Civil chegar ao fim. O fim à guerra aconteceu graças ao Acordo de Taif, assinado na Arábia Saudita.

Passado o período negro da Ditadura Militar, o Brasil retornou a momentos de apreensão - desta vez na parte financeira. O presidente empossado Fernando Collor de Mello anunciou, logo em seu primeiro dia de mandato, a criação de um novo plano econômico. O Plano Collor foi anunciado pela ministra Zélia Cardoso de Mello, e, embora trouxesse fatores como a abertura tecnológica e a modernização das importações, foi um desastre para boa parcela da população.

Boa parte das cadernetas de poupança da população foram confiscadas pelo período de 18 meses. O congelamento de preços e salários e o aumento de preços de serviços públicos fez parte das medidas apresentadas, além da insituição do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros (o IOF), sobre todos os ativos financeiros. Também foram retirados incentivos fiscais para importações, exportações, agricultura e indústria e, com a extinção da Embrafilme, o cinema brasileiro teve sua produção reduzida drasticamente. Poucos filmes conseguiam ser rodados e, quando iam para o cinema, não tinham dinheiro para se manter por muito tempo.

1990 entrou para a história do Brasil por ser o primeiro ano no qual Brasília elegeu seu governador. Joaquim Roriz foi o primeiro a governar a capital federal.

20 anos depois de seu último título na Copa do Mundo, a Seleção Brasileira apresentou um futebol bem longe de ser campeão. O time treinado por Sebastião Lazaroni adotou um padrão de jogo típico do futebol estrangeiro, priorizando a ideia de "não tomar gol". Lazaroni seria o responsável por instaurar a "Era Dunga", pois o cabeça-de-área era símbolo de uma equipe recuada, como mostram os resultados da competição.

O Brasil venceu seus três jogos na primeira fase, sempre com vitórias apertadas. Na estreia, dois gols de Careca (que substituiu Romário, machucado) deram a vitória por 2 a 1 diante da Suécia - o gol sueco foi marcado por Brolin. Nos dois jogos seguintes, a Seleção Brasileira venceu por apenas 1 a 0 - contra Costa Rica e Escócia, ambas com gol de Müller. Nas oitavas-de-final, o Brasil se deparou com a Argentina (com uma campanha hesitante na primeira fase) e viu sua eliminação chegar a dez minutos do fim. O gol de Cannigia deu aos argentinos a vitória por 1 a 0, e o Brasil voltou da Itália com o nono lugar.

Os argentinos chegaram à final da Copa do Mundo para jogar contra a Alemanha Ocidental. Com um gol de pênalti marcado por Brehme a cinco minutos do fim, os alemães deram o terceiro título para a Alemanha Ocidental - que se igualou a Brasil e Itália no posto de tricampeões mundiais.

A Copa do Brasil chegou à sua segunda edição, mas continuava de maneira obscura, a ponto de algumas partidas acontecerem durante a Copa do Mundo. No ano em que pela primeira vez participou o campeão do Acre (o Juventus), a tradição falou mais alto. O Flamengo se sobressaiu aos outros três mais bem colocados - Goiás, Náutico e Criciúma - e ganhou seu primeiro título. Na final, os rubro-negros venceram o Goiás na primeira partida por 1 a 0 (com gol de Fernando) em Juiz de Fora e um empate em 0 a 0 no Serra Dourada tornou o time campeão do torneio.

Os dois times de maior torcida no país terminaram o ano em festa. No Campeonato Brasileiro, o Corínthians superou o São Paulo na final paulista, ao vencer o tricolor por 1 a 0 (com gol de Wilson Mano) e repetir o placar no jogo decisivo (com gol de Tupãzinho). Ambas as partidas foram realizadas no Morumbi.

Em maio de 1990, Roberto Carlos recebeu mais uma homenagem internacional. No ano seguinte ao Grammy Latino, o cantor entrou para o Hollywood Walk of Fame, nos Estados Unidos. Uma das inúmeras estrelas que estão no chão da Calçada da Fama de Hollywood traz o nome de ROBERTO CARLOS.

Mesmo com a cabeleira menos vasta do que o ano anterior, RC continuava tendo a pena em seus cabelos, e prosseguia sua marcha por uma melhora no panorama ecológico. O Roberto Carlos Especial daquele ano foi batizado de Verde é vida, e trouxe RC à tarde e à noite no dia 25 de dezembro.

De tarde, RC apresentou um programa ao vivo na companhia da atriz Cláudia Raia direto do Teatro Fênix. A TV Globo proporcinou a distribuição de 400 mil mudas de árvores em vários cantos do país. As mudas eram distribuídas por artistas como Eva Wilma, Carlos Zara e Raul Cortez. Erasmo Carlos apareceu num clipe de Panorama ecológico (definida pelo Tremendão como a definitiva dentre as músicas ecológicas da dupla), a dupla Pena Branca & Xavantinho cantou com Milton Nascimento a música Cio da terra também em clipe. E, naturalmente, houve muita música no palco do Teatro Fênix.

À noite, foi ao ar um show gravado diretamente do Ginásio do Maracanãzinho, também no Rio de Janeiro. RC teve como convidados somente artistas em evidência no momento. A "maninha" Wanderléa apresentou Foi assim, música da época da Jovem Guarda que estava fazendo sucesso novamente por ser um dos temas da novela Rainha da sucata, e em dueto com Roberto cantou Ternura, música presente em ambos os repertórios.

O palco do Maracanãzinho foi cenário para um encontro "muito esperado". Roberto Carlos abriu espaço para um dos mais bem-sucedidos cantores de 1990 - José Augusto, que grudou nas rádios a música Aguenta coração, tema da novela global Barriga de aluguel. Além de apresentar a canção em número solo, o cantor interpretou com RC a música Fera ferida.

A reta final trouxe um outro esperado encontro - do "Rei" com a "Rainha". A "Rainha dos Baixinhos" Xuxa apresentou a ecologicamente correta Boto rosa e desfilou um pout-pourri com as canções Ilariê e Lua de cristal, sempre acompanhada das Paquitas. Em seguida, os dois interpretaram a música Noite feliz. No mesmo fim de ano, RC tinha se apresentado no especial de Xuxa - os dois cantaram a natalina Estrela guia.

Passada a dor-de-cotovelo do LP de 1989, este ano RC lançou um disco trazendo algumas canções melancólicas. Mas desta vez, segundo ele, o homem "chora de pé", e não deitado como a amargura do ano anterior. Eis o repertório:

LADO A

1 - Super herói, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Meu ciúme, de Michael Sullivan e Paulo Massadas

3 - Por ela (Por ella), de José Manuel, com versão de Biafra e Aloysio Reis

4 - Pobre de quem me tiver depois de você, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

5 - Cenário, de Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle

LADO B

1 - Quero paz, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Um mais um, de Gílson e Carlos Colla

3 - Porque a gente se ama, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

4 - Como as ondas voltam para o mar, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

5 - Mujer, de Roberto Livi e Salako.

O LP trouxe uma mudança considerável. Das dez canções, sete foram produzidas pelo próprio Roberto Carlos (as exceções foram as faixas Super herói, produzida por Sérgio Lopes, Por ela, a cargo de Mauro Motta e Mujer, com produção de Roberto Livi).

A música divulgada nas rádios não era de autoria de Roberto e Erasmo - o trabalho recaiu sobre Michael Sullivan e Paulo Massadas, autores de vários sucessos desde a década anterior, com Meu ciúme. RC apresentou um novo compositor - Gilson, coautor de Carlos Colla na doce Um mais um. Os "compositores de Roberto Carlos" dariam um belo presente para ele: a dupla Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle criou Cenário, uma canção tão definitiva sobre o artista RC quanto a própria Emoções.

A presença latina continuava bem forte, e veio com as castanholas e os violões flamencos na música Por ela (versão da Por ella que havia sido lançada no início do ano, para o LP Pajaro herido). Também deste disco veio a canção Mujer, que encerra o LP de fim de ano do Brasil e em 1991 iria para a trilha da novela Lua cheia de amor, exibida às 19h da TV Globo.

Roberto e Erasmo escreveram a mensagem Quero paz, com coro infantil e refrão feito para "baixinhos" ("Bang-bang-bang não dá, ratatatatá também não, quero paz aqui, quero lá, é o que pede o meu coração) e voltaram a recorrer à sensualidade em letra e música na explícita Porque a gente se ama.

Mas a dor de um amor terminado prosseguia nas canções da dupla. Desde a perspectiva de uma volta em Como as ondas voltam para o mar, passando pela incerteza de um novo amor em Pobre de quem me tiver depois de você. E, na canção que abre o LP, uma tentativa de ao menos manter uma amizade. Mesmo que Roberto Carlos tivesse de ser um super herói e passasse pelas suas dores para tirar quem o magoou de qualquer perigo. Um dado curioso: no início do ano seguinte, ela se tornaria a primeira canção interpretada por RC a estar em uma trilha de novela da TV Globo - fazendo parte da novela O dono do mundo, exibida às 20h30.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos em show deste 1990.

Abraços a todos, Vinícius.

SUPER HERÓI - Roberto e Erasmo


Quando você precisar
Alguma coisa de mim
É só me telefonar
Que eu irei correndo

Meu telefone eu deixei
Na cabeceira da cama
Não importa a hora que for
Me chama

Já não sou mais seu amor
Mas me preocupo contigo
Saiba que sou
Seu melhor amigo

Eu sou um super herói
Esqueço a dor que me dói
Pra te tirar
De qualquer perigo

Não se culpe, eu aprendi
Que o sentimento ninguém domina
Te agradeço, eu fui feliz
Mas o meu sonho de amor termina

Se acaso você chorar
E precisar do meu ombro
Estou nos restos do amor
Que ficou nos escombros

Mesmo ferido demais
Eu te direi sempre sim
Chame quando
Precisar de mim

Chame quando precisar
De mim...

Um comentário:

Everaldo Farias disse...

Vina,

Ou eu me engano, ou acredito que RC e Xuxa cantaram em 1991 no especial dela a canção Estrela guia.

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!