sexta-feira, 26 de junho de 2009

50 anos de emoções - 1993



Olá, amigos.

A série 50 anos de emoções continua, trazendo um panorama da carreira de Roberto Carlos a cada post. Com ela, estamos revendo cada passo de RC em sua estrada musical.

O ano de 1993 trouxe uma mudança no mapa: a partir de janeiro, a Tchecoslováquia se dividiu entre República Theca e Eslováquia. Entretanto, o cenário mundial não foi dos melhores: houve guerra aberta em Angola, tentativa de golpe de estado na Guiné-Bissau, assassinato do vice-presidente da Bósnia e o atentado que matou Chris Hani (um dos líderes da luta contra o apartheid na África do Sul).

Bill Clinton assumiu o cargo de presidente dos Estados Unidos e logo teve de conviver com incidentes no país. Um deles foi o atentado às torres gêmeas do World Trade Center, quando um caminhão com dinamite explodiu, atingindo quatro andares dos prédios e abrindo 30 metros de profundidade. Seis pessoas morreram. Graças à sua intervenção, o governo de Nelson Mandela foi reconhecido na África do Sul.

Uma celebridade teve destaque negativo na imprensa. O cantor Michael Jackson foi acusado de corrupção de um menor de 13 anos. O pai do menino foi responsável pela acusação.

Após o conturbado ano político causado pela Era Collor, o Brasil realizou um plebiscito. Através do voto, a população iria decidir qual seria o sistema (presidencialismo ou parlamentarismo) e a forma (republicano ou monarquista) de governo. 49,2% dos votantes decidiram por uma república e 41,16% votaram na manutenção do presidencialismo. Haveria eleições para presidente no ano de 1994.

O presidente Itamar Franco nomeou em 19 de março deste ano Fernando Henrique Cardoso para o cargo de ministro da Fazenda. Este nome seria muito importante para o país no ano seguinte. Mas isto é um assunto para um dos próximos posts.

No futebol, o São Paulo repetiu as façanhas de 1992 e voltou a ter destaque no cenário internacional. O tricolor paulista chegou à final da Taça Libertadores da América e, após uma goleada por 5 a 1 sobre o Universidad Católica no Morumbi, deu-se ao luxo de perder por 2 a 0 no Chile e chegou ao bicampeonato do torneio sul-americano.

O adversário são-paulino no Mundial Interclubes seria o Olympique de Marselha, da França, mas descobriu-se que o time francês comprou resultados para chegar ao título europeu, e ele foi desclassificado. Em seu lugar, entrou o vice-campeão Milan. No jogo contra os italianos, o São Paulo abriu o placar com Palhinha aos 19 minutos. Aos três minutos do segundo tempo, Massaro empatou para o Milan. Aos 14, Toninho Cerezo fez 2 a 1. A nove minutos do fim, Papin deixou o jogo em igualdade. Mas, aos 41, Müller decretou a vitória são-paulina, pelo placar de 3 a 2.

A Copa do Brasil levou um time mineiro ao torneio sul-americano do ano seguinte. O Cruzeiro foi campeão após empatar em 0 a 0 com o Grêmio no Olímpico e, no segundo jogo, vencer os gaúchos pelo placar de 2 a 1. Marcaram na final Roberto Gaúcho e Cleisson para a Celeste mineira, com Pingo descontando para o tricolor.

O Campeonato Brasileiro voltou a protagonizar um momento de desorganização. Em vez de continuar com 20 clubes e sistema de acesso e descenso - nos quais cairiam Náutico e Paysandu e subiriam Paraná e Vitória da Bahia, a CBF decidiu virar a mesa. O motivo: o Grêmio havia sido rebaixado em 1991 e na Segunda Divisão não passou de um nono lugar. Para o tricolor gaúcho não disputar a Série B novamente, foi decidido que os 12 melhores clubes da Segundona anterior iriam disputar a Primeira Divisão. Eles estariam nos grupos C e D, dos quais seriam rebaixados quatro clubes. Também foi definido que os times que já tinham sido campeões brasileiros não seriam mais rebaixados.

O surpreendente Vitória chegou à final do torneio, mesclando novos talentos como o goleiro Dida e o atacante Alex Alves a jogadores experientes como Pichetti e Roberto Cavalo. Mas, após eliminar Corínthians e Flamengo na fase final, o time não conseguiu resistir à força do Palmeiras. O alvinegro paulista ganhou seu terceiro título brasileiro com uma vitória por 1 a 0 no Barradão (gol de Edílson) e no Morumbi, a dupla de ataque Evair e Edmundo fez os dois gols da vitória por 2 a 0 do Palmeiras. No ano de 1993, o time do Palestra Itália quebrou dois tabus: foi o campeão paulista depois de 17 anos de seu último título e se tornou o melhor do país 20 anos depois de sua conquista mais recente.

Roberto Carlos recebeu uma gratíssima homenagem de uma das maiores artistas da Música Popular Brasileira. Maria Bethânia lançou o LP As canções que você fez pra mim, com 11 músicas de autoria de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. O repertório trouxe as músicas As canções que você fez pra mim, Olha, Fera ferida, Palavras, Costumes, Detalhes, Você não sabe, Eu preciso de você, Seu corpo, Você e Emoções.

O disco fez Bethânia emplacar uma música na abertura de uma novela das 20h30 da TV Globo - a cidade de Tubiacanga, na qual Aguinaldo Silva "abrigou" os personagens de sua trama (inspirados no universo do autor Lima Barreto), chegou à teledramaturgia brasileira com o nome de Fera ferida. Em 23 de dezembro, ela e Roberto Carlos cantariam esta música em dueto no Roberto Carlos Especial. Maria Bethânia também apresentou a música As canções que você fez pra mim.

Dirigido por Jorge Fernando, o especial de 1993 começou com Roberto entrando no palco em um calhambeque vermelho. Além de Bethânia, RC recebeu outros destaques de vários estilos da MPB. A dupla Sandy e Júnior (que cantou Splish splash enquanto o Balé Infantil Grupo Racinha fazia coreografias da Jovem Guarda) e participou de um pout-pourri jovem-guardista com Erasmo Carlos e Wanderléa. Também houve espaço para uma dupla sertaneja: Leandro e Leonardo, que cantaram a música Bobo e na companhia de RC entoaram À distância. Mas, no número mais bonito de todos os especiais, Roberto Carlos recebeu aquele que é definido como "um dos maiores, senão o maior compositor da música brasileira de todos os tempos". Chico Buarque entrou no palco e interpretou seu lançamento da época - Paratodos, que cita Roberto e Erasmo. Em seguida, os dois apresentaram a música O que será (À flor da pele).

O especial também teve espaço para um momento de humor. Regina Casé gritava da plateia e fazia uma fã apaixonada por Roberto Carlos que conseguia chegar até o palco. Num papo de RC pra RC, os dois chegaram a cantar um trecho de Emoções.

Prosseguindo a ideia iniciada em 1992, Roberto Carlos chegou a 1993 com um novo "momento de defender as mulheres". Após cantar para as baixinhas em Mulher pequena, RC decidiu homenagear as gordinhas em uma de suas faixas do LP daquele ano. Ele afirmou a verdade de as mulheres não "terem de ser de certa forma para serem formosas". Coisa bonita foi uma das canções que Roberto lançou naquele ano. Eis o repertório:

LADO A


1 - O velho caminhoneiro, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Coisa bonita (Gordinha), de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

3 - Hoje é domingo, de Nenéo e Dalmo Belotti

4 - Obsessão, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

LADO B

1 - Nossa Senhora, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Tanta solidão, de Mauro Motta, Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle

3 - Se você pensa, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

4 - Parabéns, de Altay Veloso

5 - Mis amores, de Roberto Livi e Bebu Silvetti

No mesmo ano em que a gravação de RC para sua Dito e feito (de 1992) fez parte da trilha da novela Renascer, Altay Veloso conseguiu que Roberto gravasse uma nova canção de sua autoria - Parabéns. A música Tanta solidão faria parte no ano seguinte da trilha da novela Tropicaliente, exibida às 18h na programação da TV Globo. 17 anos depois de sua última música na discografia de RC, Nenéo voltou ao repertório através de Hoje é domingo. O LP encerrou com Mis amores, canção lançada no disco Volver, de 1988. A parte latina só voltaria à safra de Roberto quatro anos depois, mas isto é um assunto para um próximo post.

Em meados de 1993, chegaria ao Brasil um pouco da faceta latina de Roberto Carlos. A compilação Inolvidables trouxe 10 gravações dele para o mercado latino - a maioria com versões de sucessos para o castelhano.

Do cancioneiro em parceria com Erasmo Carlos, Roberto voltou a fazer homenagem aos caminhoneiros em O velho caminhoneiro, recorreu à regravação de um sucesso com Se você pensa e fez uma letra romântica com Obsessão. Mas a canção mais emblemática de 1993 veio da mensagem religiosa. Após muitas canções dedicadas a Jesus e a Deus, o tema religioso foi a Virgem Maria. Nossa Senhora entrou no repertório religioso de Roberto Carlos.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos em meio às capas de seus LPs (cenário que seria usado em seu especial daquele ano).

Abraços a todos, Vinícius.

NOSSA SENHORA - Roberto e Erasmo


Cubra-me com seu manto de amor
Guarda-me na paz desse olhar
Cura-me as feridas e a dor
Me faz suportar

Que as pedras do meu caminho
Meus pés suportem pisar
Mesmo ferido de espinhos
Me ajude a passar

Se ficaram mágoas de mim
Mãe, tira do meu coração
E aqueles que eu fiz sofrer
Peço perdão

Se eu curvar meu corpo na dor
Me alivia o peso da cruz
Interceda por mim, minha Mãe
Junto a Jesus

Nossa Senhora me dê a mão, cuida do meu coração
Da minha vida, do meu destino
Nossa Senhora me dê a mão, cuida do meu coração
Da minha vida, do meu destino, do meu caminho
Cuida de mim

Sempre que o meu pranto rolar
Ponha sobre mim suas mãos
Aumenta minha fé e acalma
O meu coração

Grande é a procissão a pedir
A misericórdia, o perdão
A cura do corpo e pra alma
A salvação

Pobres pecadores, oh Mãe
Tão necessitados de vós
Santa Mãe de Deus
Tem piedade de nós

De joelhos aos vossos pés
Estendei a nós vossas mãos
Rogai por todos nós, vossos filhos
Meus irmãos

Nossa Senhora me dê a mão, cuida do meu coração
Da minha vida, do meu destino
Nossa Senhora me dê a mão, cuida do meu coração
Da minha vida, do meu destino, do meu caminho
Cuida de mim...

*****

Ontem, o universo pop perdeu Michael Jackson. Um infarto levou o cantor aos 50 anos de idade. Para quem não se lembra, Roberto Carlos interpretou uma música dele em um de seus especiais. No Roberto Carlos Especial de 1985, ele fez uma leitura para a canção We are the world (parceria de Michael Jackson e Lionel Richie), gravada originalmente por 45 cantores. Eles gravaram a canção para um compacto que teria sua renda revertida para o combate à fome na África. O disco vendeu sete milhões de cópias no mundo todo. Para ver a interpretação de RC, basta ver o link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=OJUJrrw4kTU

Em 2007, Roberto Carlos convidou o grupo Roupa Nova para seu especial de fim de ano. Eles interpretaram a versão de uma música de Michael Jackson. E "Heal the world" se tornou "A paz" no disco do Roupa Nova e também no especial de Roberto Carlos:

http://www.youtube.com/watch?v=ORK4hAMd77k

Um comentário:

James Lima disse...

Muito bom, bicho !

1993 foi um ano maravilhoso para Roberto Carlos, tanto em disco, quanto em show.

Um Forte Abraço
James Lima