sexta-feira, 12 de junho de 2009

50 anos de emoções - 1986



Olá, amigos.

A série 50 anos de emoções prossegue sua saga de contar, ano a ano, cada momento de Roberto Carlos na Música Popular Brasileira. Esta é a forma do nosso blogue comemorar o cinquentenário de carreira de RC.

1986 ficou marcado por dois desastres que comoveram o mundo. O primeiro deles veio no espaço sideral. Em 28 de janeiro, o ônibus espacial Challenger explodiu no espaço, em virtude de um defeito nos tanques dos combustíveis. Todos os tripulantes morreram, dentre eles a professora Christa McAuliffe, que foi a primeira civil a viajar no espaço.

No dia 26 de abril, o mundo voltou os olhos para a região de Chernobyl. A cidade do interior da Ucrânia tinha uma usina nuclear, e uma explosão num dos reatores proporcionou uma imensa nuvem radioativa, que contaminou toda a cidade e destruiu o solo num raio de 200 mil quilômetros.

Numa tentativa de combater a inflação brasileira, o presidente José Sarney criou em 28 de fevereiro o Plano Cruzado. Além de mudar o nome da moeda de cruzeiro para cruzado, o plano previa congelamento de preços e salários pelo período de um ano. Surgiram os "fiscais do Sarney", cidadãos que, ao verem aumentos abusivos de preços, mandavam fechar estabelecimentos comerciais.

Novamente dirigida por Telê Santana, a Seleção Brasileira voltou da Copa do Mundo com o quinto lugar. O Brasil estreou na Copa do Mundo do México vencendo a Espanha por 1 a 0, com gol marcado por Sócrates. No segundo jogo, nova vitória por 1 a 0, com gol de Careca, diante da Argélia. Somente na última partida o Brasil teve uma vitória convincente: 3 a 0 contra a Irlanda do Norte, com dois gols de Careca e um de Josimar (o lateral do Botafogo tinha sido convocado no lugar de Leandro, do Flamengo, que pediu dispensa depois de seu companheiro de equipe, Renato Gaúcho, ter sido cortado por indisciplina).

O formato da competição se tornou diferente: em vez de uma segunda fase, os clubes iam se classificando e disputavam as vagas no formato do "mata-mata". Nas oitavas-de-final, a Seleção derrotou a Polônia por 4 a 0, com gols de Sócrates, Josimar, Edinho e Careca. Nas quartas, o Brasil empatou com a França em 1 a 1, com gols de Careca e Michel Platini. Zico perdeu um pênalti durante o jogo, e o empate levou para uma prorrogação (empatada em 0 a 0).

Nas cobranças de pênalti, o goleiro Carlos foi o primeiro prejudicado por uma mudança nas regras da FIFA: quando a cobrança de pênalti batia na trave e voltava, nem mesmo se ela batesse no corpo do goleiro e voltasse para o gol validaria a cobrança. Esta regra foi derrubada na Copa do Mundo de 1986. Numa das cobranças francesas, a bola bateu na trave, resvalou nas costas de Carlos e entrou. A França venceu por 4 a 3, com Fernández, Bellone, Amoros e Stopyra marcando para os franceses (Platini chutou para cima sua cobrança) e Branco, Zico e Alemão fazendo os gols brasileiros (Júlio César acertou a trave na primeira cobrança e Sócrates teve seu pênalti defendido pelo goleiro Bats).

O Campeonato Brasileiro continuou com a desorganização do ano anterior desde o começo - foram 80 os times presentes no campeonato. O regulamento previa que os 28 melhores clubes iriam para a próxima fase. Mas o Vasco entrou na Justiça Comum para pedir sua classificação, pois um dos classificados (o Joinville) teve um jogador pego no antidoping na partida contra o Sergipe. Os vascaínos se classificaram. Os catarinenses também entraram na Justiça e conseguiram sua classificação.

A Portuguesa seria eliminada, por uma irregularidade na venda de ingressos. Mas a atitude dos clubes paulistas, que ameaçaram abandonar o torneio se a Lusa fosse desclassificada aumentou o número de classificados para 33. Mas, como a CBF tinha dificuldade em organizar os grupos da nova fase, outros três times foram promovidos: Náutico, Sobradinho e Santa Cruz.

As últimas fases foram realizadas no sistema de "mata-mata". E, com a bagunça ocorrida no decorrer do torneio, somente em fevereiro de 1987 o Brasil conheceu o melhor clube de 1986. A final foi decidida entre dois times paulistas: Guarani e São Paulo. Após o empate em 1 a 1 na primeira partida, no Morumbi, os dois times empataram novamente em 2 a 2 no tempo normal do Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. O jogo foi para a prorrogação, e houve um novo empate, em 1 a 1. Nos pênaltis, o São Paulo venceu por 4 a 3 e ganhou seu segundo título brasileiro - mais uma vez nos pênaltis.

A TV Globo promoveu duas estreias no ano de 1986. Apresentadora de sucesso no Clube da criança, da TV Manchete, Xuxa Meneghel foi contratada pela Rede Globo para animar as manhãs com o Xou da Xuxa. No dia 28 de dezembro, foi exibida a primeira edição do programa Criança Esperança - como parte das comemorações pelos 20 anos do grupo Os Trapalhões.

Roberto Carlos apresentou seu especial de fim de ano dois dias depois do Criança Esperança. O Roberto Carlos Especial foi extremamente eclético, mostrando várias faces da Música Popular Brasileira. O samba e o pagode apareceram no Pagode do Rei, samba dedicado a Roberto e apresentado por Arlindo Cruz, Sombrinha, Zeca Pagodinho, Jovelina Pérola Negra e o conjunto Fundo de Quintal. Estilo musical em ascensão nas rádios brasileiras, o sertanejo teve espaço através das duplas Christian & Ralph e Chitãozinho & Xororó e de Ranchinho.

Roberto convidou Tom Jobim para cantarem Estrada do sol e falarem sobre natureza, e, ao final, interpretou Dindi na companhia dos pianistas Eduardo Lages, Édson Frederico, Pedrinho Mattar, Luiz Eça e Eduardo Souto Neto. Mas também abriu espaço para o amigo Erasmo Carlos cantar uma música inédita daquele ano (Abra seus olhos, nome do LP que Erasmo lançou em 1986) para cantar sucessos como Emoções e Outra vez, além de apresentar clipes de algumas das canções lançadas em seu LP daquele ano. Eis as músicas lançadas em 1986:

LADO A

1 - Apocalipse, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Do fundo do meu coração, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

3 - Amor perfeito, de Michael Sullivan, Paulo Massadas, Robson Jorge e Lincoln Olivetti

4 - Quando vi você passar, de Mauro Motta e Isolda

5 - Eu sem você, de Maurício Duboc e Carlos Colla

LADO B

1 - Nêga, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - O nosso amor, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

3 - Tente viver sem mim, de Mauro Motta, Robson Jorge e Lincoln Olivetti

4 - Aquela casa simples, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

5 - Tente viver sem mim, de Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle

A lista de compositores apresentou alguns compositores presentes nesta década de 1980, e com algumas "variações" de parceria. Mauro Motta e a dupla Robson Jorge e Lincoln Olivetti apareceram em duas canções. Além de uma canção feita pelos três, eles apareceram como autores em outras músicas. O produtor musical fez uma canção com Isolda em Quando vi você passar e a dupla Robson Jorge e Lincoln Olivetti apresentou outros dois compositores de grande destaque na década: a dupla Michael Sullivan e Paulo Massadas. O quarteto fez a canção Amor perfeito.

Três canções da safra de Roberto Carlos e Erasmo Carlos foram apresentadas no especial daquele ano. Um texto de Artur da Távola declamado por Glória Pires falou sobre apocalipse, e RC cantou a Apocalipse que abriu o LP. Em seguida, Roberto se aventurou no samba, inspirado com o que iria acontecer com ele no início de 1987 - Roberto Carlos seria tema da escola de samba Unidos do Cabuçu no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Sua retribuição ao ritmo foi a canção Nêga, apresentada em clipe que teve a participação da passista Fatinha.

Roberto Carlos voltou ao seu cotidiano em Cachoeiro, com a música Aquela casa simples. O clipe foi antecedido por um texto do conterrâneo Rubem Braga narrado por Patrícia Pillar. No último bloco do programa, RC declamou um texto de Ferreira Gullar sobre o Brasil, e, na companhia de várias crianças, foi a Brasília apresentar A guerra dos meninos.

No LP daquele ano, Roberto ainda apresentou duas canções melancólicas de sua autoria: O nosso amor e aquela que é uma das melhores canções sobre uma desilusão amorosa. Afinal, é uma canção feita do fundo do coração até em seu título.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos, no registro presente na parte interna do LP de 1986.

Abraços a todos, Vinícius.

DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO - Roberto e Erasmo

Eu, cada vez que vi você chegar,
Me fazer sorrir e me deixar
Decidido, eu disse nunca mais
Mas, novamente estúpido provei
Desse doce amargo quando eu sei
Cada volta sua o que me faz

Vi todo o meu orgulho em sua mão
Deslizar, se espatifar no chão
Vi o meu amor tratado assim
Mas, basta agora o que você me fez
Acabe com essa droga de uma vez
Não volte nunca pra mim

Mais uma vez aqui
Olhando as cicatrizes desse amor
Eu vou ficar aqui
E sei que vou chorar a mesma dor

Agora eu tenho que saber
O que é viver sem você

Eu, toda vez que vi você voltar,
Eu pensei que fosse pra ficar
E mais uma vez falei que sim
Mas, já depois de tanta solidão
Do fundo do meu coração
Não volte nunca mais pra mim

Mais uma vez aqui
Olhando as cicatrizes desse amor
Eu vou ficar aqui
E sei que vou chorar a mesma dor

Se você me perguntar se ainda é seu
Todo o meu amor, eu sei que eu
Certamente vou dizer que sim
Mas, já depois de tanta solidão
Do fundo do meu coração
Não volte nunca mais pra mim

Do fundo do meu coração
Não volte nunca mais pra mim...

P.S.: um Feliz Dia dos Namorados a todos os apaixonados que acessam este blogue. Afinal, se vocês estão aqui lendo sobre Roberto Carlos, certamente é porque são muito apaixonados.

Um comentário: