quinta-feira, 4 de junho de 2009

50 anos de emoções - 1982



Olá, amigos.

A série 50 anos de emoções traz hoje mais um post nesta extensa série em homenagem ao cinquentenário de carreira de Roberto Carlos. Em cada postagem, este blogue apresenta um ano de RC no cenário musical brasileiro.

Em 1982, Inglaterra e Argentina protagonizaram a Guerra das Malvinas. Os dois países disputavam a posse das ilhas austrais e de Sandwich do Sul, vistas como "credibilidade nacional" e uma posição estratégica para o tráfego marítimo. Os argentinos atacaram em 2 de abril e, durante dois meses, fizeram confronto. Em 18 de junho, o conflito acabou, com a vitória inglesa.

O Brasil teve, em 15 de novembro, eleições diretas gerais, à exceção da presidência. Na eleição do estado do Rio de Janeiro, Leonel Brizola foi eleito governador mesmo depois de uma tentativa de fraude eleitoral. Um regime de informações de apuração de votos feita pela empresa Proconsult tentou transferir os votos nulos ou em branco diretamente para o adversário, Moreira Franco. Brizola conseguiu comprovar a fraude com a ajuda do Jornal do Brasil, e tomou posse do cargo estadual.

A Seleção Brasileira teve uma das suas maiores decepções em Copas do Mundo. O futebol-arte da equipe treinada por Telê Santana encantava o mundo nos gramados da Espanha desde a primeira fase - quando derrotou os adversários União Soviética (2 a 1), Escócia (4 a 1) e Nova Zelândia (4 a 0). Na triangular, com a vitória por 3 a 1 sobre a Argentina e a Itália tendo vencido os argentinos por 2 a 1, bastava um empate para o Brasil passar de fase. No entanto, a arte de nomes como Falcão, Sócrates e Zico foi superada pela retranca e pelas botinadas da seleção italiana e, com três gols de Paolo Rossi, a Itália venceu o Brasil por 3 a 2. Os italianos seriam os campeões na Espanha ao, na final, vencerem a Alemanha Ocidental por 3 a 1.

Após ter sido eliminado nas semifinais da Taça Libertadores da América, o Flamengo ganhou nova chance de disputar o torneio no ano seguinte, ao ser vencedor pela segunda vez do Campeonato Brasileiro. O time rubro-negro precisou de três partidas para superar o Grêmio na final. No primeiro, realizado no Maracanã, os dois times empataram em 1 a 1 (gols de Zico e Tonho). No segundo, no Olímpico, novo empate, desta vez em 0 a 0. A partida decisiva foi realizada também em Porto Alegre, e foi muito questionada pela torcida gremista: em um lance, um jogador gremista chutou a bola e o volante Andrade tirou a bola do gol com a mão - coisa que passou despercebida pelo árbitro e pelo bandeirinha. O Flamengo venceu o jogo por 1 a 0, com gol marcado por Nunes.

A TV Globo mais uma vez levou para o Maracanãzinho um festival de Música Popular Brasileira. No MPB Shell 82, o cantor Emílio Santiago deu a vitória à canção Pelo amor de Deus, de Paulinho Rezende e Paulo Debétio. Esta foi a última edição do MPB Shell.

Roberto Carlos mais uma vez chegou ao fim do ano com um novo disco e um especial. Desta vez, o programa foi dedicado a Charles Chaplin (que, cinco anos antes, morreu numa véspera de Natal). Roberto cantou Emoções vestido de Carlitos e em muitos números nos quais ele se apresentou tinha a companhia de grupos de balé. RC também apresentou cantoras interpretando músicas de seu repertório, como Jane Duboc, Zizi Possi, Joyce e Joanna.

As músicas daquele ano estiveram presentes através de clipes. Fim de semana, uma canção com o cotidiano de um homem divorciado com seus filhos, foi apresentada num circo, onde RC estava sentado em um calhambeque dando carona aos filhos Ana Paula, Luciana e Segundinho. Em Meus amores da televisão, Roberto cantava num saloon digno de filmes de faroeste, e era surpreendido pela participação das atrizes Irene Ravache, Carla Carmuratti, Bruna Lombardi, Christiane Torloni, Lídia Brondi, Débora Bloch e Regina Duarte - ao final, acontecia uma cena engraçadíssima na companhia de Erasmo Carlos e Reginaldo Faria.

Erasmo apresentou sua canção Mesmo que seja eu e Maria Bethânia reverenciou Chaplin ao interpretar Luzes da ribalta. Ao final do número, Roberto ia até ela, e os dois cantavam o clipe da música Amiga.

Este dueto foi o primeiro registro fonográfico no qual RC abriu espaço para dividir os vocais. O especialíssimo encontro abriu o LP de 1982, que trouxe o seguinte repertório:

LADO A

1 - Amiga, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos (participação de Maria Bethânia)

2 - Coisas que não se esquece, de Mauro Motta e Eduardo Ribeiro

3 - Fim de semana, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

4 - Pensamentos, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

5 - Quantos momentos bonitos, de Maurício Duboc e Carlos Colla

LADO B

1 - Meus amores da televisão, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Fera ferida, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

3 - Como é possível, de Sérgio Sá e Isolda

4 - Recordações, Édson Ribeiro e Helena dos Santos

5 - Como foi..., de Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle

Um dado curioso com relação a Amiga: sempre foi tradição RC lançar um disco para o mercado brasileiro e no início do ano seguinte gravar para o mercado latino um LP somente com versões em castelhano. A canção que abriu o disco de 1982 não fugiu a esta regra, mas em 1983 a música Amigos (título dado por Luiz Gomez Escolar à versão) teve outro dueto de RC: a "amiga" foi a cantora Ana Belén.

Além das duplas constantes de meados da década de 1970 (Mauro Motta e Eduardo Ribeiro, Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle e Maurício Duboc e Carlos Colla), a dupla da época da Jovem Guarda Édson Ribeiro e Helena dos Santos retornou, na melancólica Recordações. Somente a canção Como é possível não falou sobre fim de amor dentre as músicas de outros compositores.

A safra de Roberto e Erasmo trouxe um tom irreverente sobre a rotina de alguém que adora novelas, em Meus amores da televisão. A leveza também apareceu em Fim de semana, que demonstra a felicidade de um pai com seus filhos.

Em vez de falar diretamente sobre Deus ou Jesus, a "mensagem" do disco falou mais aprofundadamente sobre sentimentos que devem permanecer na busca pela paz, na canção Pensamentos. Mas foi a segunda canção do lado B do LP que pareceu um grito de alerta de Roberto Carlos.

Na época em que muitos reclamavam que Roberto Carlos não mudava, ele abria o peito para dizer "não vou mudar, esse caso não tem solução". A "fera ferida" escancarava sua alma em letra e música.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos vestido de Charles Chaplin. No Roberto Carlos Especial deste ano, ele fez um clipe com este figurino, contracenando com sua esposa na época (a atriz Myriam Rios) e cantando Cama e mesa, em cena típica dos filmes de Carlitos.

Abraços a todos, Vinícius.

FERA FERIDA - Roberto e Erasmo

Acabei com tudo
Escapei com vida
Tive as roupas e os sonhos
Rasgados na minha saída

Mas saí ferido
Sufocando meu gemido
Fui o alvo perfeito
Muitas vezes no peito atingido

Animal arisco
Domesticado esquece o risco
Me deixei enganar
E até me levar por você

Eu sei quanta tristeza eu tive
Mas mesmo assim se vive
Morrendo aos poucos por amor

Eu sei, o coração perdoa
Mas não esquece à toa
E eu não me esqueci

Não vou mudar
Esse caso não tem solução
Sou fera ferida
No corpo, na alma e no coração

Não vou mudar
Esse caso não tem solução
Sou fera ferida
No corpo, na alma e no coração

Eu andei demais
Não olhei pra trás
Era solto em meus passos
Bicho livre, sem rumo, sem laços

Me senti sozinho
Tropeçando em meu caminho
À procura de abrigo
Uma ajuda, um lugar, um amigo

Animal ferido
Por instinto decidido
Os meus rastros desfiz
Tentativa infeliz de esquecer

Eu sei que flores existiram
Mas que não resistiram
A vendavais constantes

Eu sei que as cicatrizes falam
Mas as palavras calam
O que eu não me esqueci

Não vou mudar
Esse caso não tem solução
Sou fera ferida
No corpo, na alma e no coração...

Nenhum comentário: