quinta-feira, 2 de julho de 2009

50 anos de emoções - 1996



Olá, amigos.

Hoje é dia de ver a vida adentrando na arte da televisão brasileira: Roberto Carlos conhecerá a família Silva e outros personagens do programa A grande família. O episódio irá ao ar logo depois do capítulo da novela Caminho das Índias. Enquanto isto, a série 50 anos de emoções continua a trazer todos os anos da trajetória de Roberto Carlos no cenário da Música Popular Brasileira. São 50 anos de uma bela estrada musical.

O ano de 1996 se tornou um marco para a história da ciência. Neste ano, o mundo conheceu a Ovelha Dolly, primeiro mamífero a ser clonado a partir de uma célula adulta.

Os atentados terroristas prosseguiram pelo mundo. Depois de anunciar o fim de um cessar-fogo de 18 meses, o IRA proporcionou um atentado a bomba em Londres. Outro atentado atingiu o metrô de Paris. O grupo terrorista basco ETA assassinou, na cidade de Madrid, Francisco Tomás e Vallente, presidente do Tribunal Constitucional da Espanha. No final do ano, guerrilheiros do Movimento Revolucionário Tupac Amaru fizeram 500 reféns na residência do embaixador japonês em Lima. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia trouxeram consequências para famílias brasileiras: os engenheiros Demétrio Duarte e Eduardo Resende se tornaram reféns dos revolucionários colombianos.

Mas o ano trouxe alguns alentos no rumo da paz. Eleito presidente da África do Sul, Nelson Mandela assinou uma nova Constituição decretando o fim do apartheid. Na Guatemala, a guerra civil iniciada em 1960 terminou após um acordo entre guerrilheiros e governantes.

O Brasil ficou marcado por uma tragédia na aviação. Em 31 de outubro, um Fokker 100 da TAM que partia de São Paulo para o Rio de Janeiro caiu no bairro de Jabaquara, em São Paulo. Foram 99 pessoas feridas quando o avião desceu entre as casas da zona leste paulistana.

O país passou pelo momento de compensar as famílias com rotas alteradas pelas atrocidades da Ditadura Militar. Os herdeiros de José Campos Barreto, Carlos Lamarca e Carlos Marighella foram alguns dos indenizados pelo governo. Outro momento do passado voltou a ter destaque no país: sete anos depois de assassinarem o seringueiro Chico Mendes, Darli Alves de Souza e Darci Alves Pereira foram capturados depois de ficarem foragidos da polícia.

O Movimento dos Sem-Terra chamou a atenção da população, quando cerca de três mil famílias invadiram a Fazenda de Macaxeira, no Pará, na maior invasão de terras da história. Dois meses depois, a polícia paraense matou 19 sem-terra em confronto em Eldorado, nos Carajás.

Na final da Copa do Brasil, o Palmeiras abriu o placar nos dois jogos decisivos, mas em ambos deixou a vitória escapar. No primeiro jogo, Cláudio fez 1 a 0, mas um gol de Marcelo Ramos empatou para o Cruzeiro. No Parque Antarctica, foi a vez de Luizão marcar logo no início. Roberto Gaúcho empatou ainda no primeiro tempo e, a sete minutos do fim, Marcelo Ramos virou o placar, que deu ao Cruzeiro seu segundo título na Copa do Brasil.

O Campeonato Brasileiro teve 24 clubes jogando todos contra todos. O final da primeira fase trouxe um resultado surpreendente: em penúltimo lugar, o Fluminense foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro do ano seguinte. Este resultado afetará o torneio de 1997, mas isto é um assunto para o próximo post.

Os oito primeiros passaram para as fases finais, e foram disputando em sistema de "mata-mata" até a final. Portuguesa e Grêmio chegaram à disputa do título do Campeonato Brasileiro. A surpreendente Lusa de Candinho saiu vitoriosa na primeira partida, com gols de Gallo e Rodrigo Fabri. No jogo final, no Olímpico, o Grêmio repetiu o placar, com gols de Paulo Nunes e Aílton, e, por ter a melhor campanha, conquistou seu segundo título brasileiro.

Roberto Carlos aproveitou as festas do mês de abril para casar-se com Maria Rita. Embora os dois vivessem juntos há cinco anos, a união foi devidamente oficializada em 1996. E o amor era sacramentado também nos palcos. Amor foi o título do novo show, apresentado a partir de 26 de março, com o seguinte repertório:

Como é grande o meu amor por você
Emoções
Como vai você?
Romântico
Pout-pourri: Mulher pequena / Coisa bonita / O charme dos seus óculos
Detalhes
Outra vez
Jovens tardes de domingo / Festa de arromba / É proibido fumar / Lobo mau / O calhambeque
Obsessão
Não quero ver você triste
Sua estupidez
Cavalgada
Alô
Quando eu quero falar com Deus
Nossa Senhora
Jesus Cristo


Num show explicitamente amoroso, Roberto Carlos cantou um roteiro que trouxe espaço considerável para seu repertório mais recente da época. Depois de chegar ao palco e cantar ao público uma das mais singelas declarações de amor de sua obra (Como é grande o meu amor por você), declarar suas muitas Emoções e, através da canção dos irmãos Antônio e Mário Marcos, perguntar Como vai você?, o primeiro pout-pourri da noite mostra uma vertente que apareceu em seus discos da década de 1990.

As "homenagens" a mulheres baixinhas, às gordinhas e às que usam óculos (que parecem ter incomodado alguns) apareceram ligadas pelo desejo de RC em mostrar que, não necessariamente, a mulher precisa ser "glamourosa" (sem alusão a ruídos atualmente designados como música) para ter sua beleza reverenciada. Mais tarde, a homenagem às mulheres de 40 também faria parte do repertório de Amor.

O roteiro também trouxe espaço para músicas que estão há mais tempo "na estrada", casos de Detalhes e Outra vez (segundo Dudu Braga, o Segundinho, estas duas, ao lado de Emoções, jamais podem ficar de fora dos shows do pai). Da "safra" da década de 1960, Roberto emocionou ao pedir silêncio para a plateia, "um silêncio para que eu ouça apenas os músicos e as batidas do meu coração", e declamou os versos de Não quero ver você triste.

Os "anos 90" estiveram nas músicas Obsessão, Alô e Romântico (respectivamente, de 1993, 1994 e 1995) e também na reta final do show. Assim como em Luz, Amor destinou os últimos três números a canções religiosas. Às "mensagens" presentes em "Quando eu quero falar com Deus" (de 1995), em Nossa Senhora (de 1993), e no final belíssimo com a primorosa Jesus Cristo.


RC também buscou colocar em sua apresentação um espetáculo de luzes. Para isto, foi usado o mesmo equipamento que o grupo Pink Floyd teve em sua mais recente turnê no Brasil. Não satisfeito com isto, Roberto contratou o inglês Patrick Woodroffe, responsável pelas luzes dos shows dos Rolling Stones e das apresentações musicais ocorridas no Oscar e no Grammy.

No final do ano, seu Roberto Carlos Especial teve um momento no qual a arte ganhou a vida. Ao final do capítulo de 21 de dezembro da novela O rei do gado, a dupla Saracura & Pirilampo saiu com seu ônibus rumo ao show de Roberto Carlos. O programa de RC começou com os dois chegando ao local da gravação do programa. Seus intérpretes, Sérgio Reis e Almir Sater, cantaram com Roberto a moda de viola O rei do gado.

RC cantou Amigo, com Erasmo Carlos, De tanto amor com Roberta Miranda, Aquarela do Brasil com Martinho da Vila e apresentou tanto um parente quanto um cantor. RC abriu espaço para o filho Rafael Braga (que ele teve com uma fã) apresentar seu talento. Os dois cantaram As curvas da Estrada de Santos.

No programa, Roberto foi sabatinado por uma roda de jornalistas formada por Pedro Bial, Ilze Scamparini, Glória Maria e Leilane Neubarth e apresentou o clipe O terço, gravado na Igreja de Nossa Senhora do Brasil. Esta canção era a "mensagem" religiosa de seu disco naquele ano, que trouxe o seguinte repertório:

LADO A

1 - Mulher de 40, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Cheirosa, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

3 - Quando digo que te amo, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

4 - Amor antigo, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

5 - Como é grande o meu amor por você, de Roberto Carlos

LADO B

1 - O terço, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Tem coisas que a gente não tira do coração, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

3 - Comandante do seu coração, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

4 - Assunto predileto, de Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle

5 - O homem bom, de Paulo Sette e Clayton Querido (adaptado por Roberto Carlos)

Este álbum entrou para a história por ser o último trabalho de Roberto Carlos a ser lançado também em LP. Mas nesta época o vinil não tinha mais o mesmo impacto de vendagens de outrora. Os CDs já estavam mais popularizados pelo país.

Em 1996, Roberto Carlos teve presença maciça nas composições de seu disco. Somente a faixa Assunto predileto não teve sua autoria (era da dupla Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle). A música de teor religioso O homem bom teve sua letra adaptada por Roberto.

Aproveitando a propaganda feita para a Nestlé, RC deu uma nova roupagem para Como é grande o meu amor por você. Sua safra com Erasmo trouxe uma nova homenagem a mulheres consideradas comuns - desta vez, o tema foram as mulheres de 40 anos, em Mulher de 40.

Roberto assumiu sua vertente romântica novamente, na autobiográfica Comandante do seu coração, com direito a fazer uma metalinguagem de sua própria obra, no verso "um amante à antiga como já falei". E o romantismo permeou suas demais canções, em todos os sentidos.

Da sensualidade presente em Cheirosa, passando pela adocicada Quando digo que te amo e chegando a uma confissão de amor presa na garganta em Amor antigo. Mas também teve espaço em seu novo disco para uma lembrança proporcionada pelo reencontro com um amor do passado. Afinal, são coisas que a gente não tira do coração.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos no momento em que sua união com Maria Rita se concretizou aos olhos de Deus.

Abraços a todos, Vinícius.

TEM COISAS QUE A GENTE NÃO TIRA DO CORAÇÃO - Roberto e Erasmo

Que bom te encontrar e ver que você está feliz
Um lindo sorriso que diz que tudo está muito bem
Pode-se ver, você em nada mudou
O tempo bem te tratou e com certeza um alguém

Que bom te encontrar, não sei bem o que te dizer
Mas já sei viver sem você, custou, mas enfim aprendi
Tudo acabou, o nosso amor teve fim
Mas as lembranças que ficam não se apagam assim

Tem coisas que a gente não tira do coração
Amores passados que ficam na recordação
Que bom te encontrar outra vez, encontros são mesmo assim
Um filme que a gente revê e vai embora no fim

Tem coisas que a gente não tira do coração
Momentos que ficam pra sempre na recordação
Já tenho também outro amor, também minha vida refiz
Que bom te encontrar e dizer que também sou feliz

Que bom te encontrar e dizer que também sou feliz...

Um comentário:

ELIAMARA disse...

ROBERTO CARLOS POR FAVOR ENTRA NO YOUTUBE PESQUISA CASA SEM JARDIM
P/ VC OUVIR UMA BELA MÚSICA,E DEPOIS ENTRA NO MYSPACE.COM/MURILOBICALHO ...........AS SÃO BELAS POESIAS,CONFIRA,BJS REI