domingo, 26 de julho de 2009

50 anos de emoções - 2006



Olá, amigos.

A série 50 anos de emoções traz hoje mais um post da sequência que refaz a trajetória de Roberto Carlos ano após ano. Esta é a nossa forma de homenagear o cinquentenário de carreira de RC.



O ano de 2006 ficou marcado por mais uma barbárie trasmitida pela televisão. Cerca de um mês depois de ser condenado a morrer por enforcamento, Saddam Hussein é executado em 30 de dezembro.

Pela primeira vez na história, Fidel Castro delegou funções políticas a seu irmão, Raúl de Castro. O motivo de seu temporário afastamento foi uma cirurgia. Um referendo aprovou a dissolução da Sérvia e Montenegro em dois países diferentes.

Este ano ficou marcado por protestos violentos de muçulmanos contra a civilização ocidental. Em janeiro, o motivo foi a caricatura publicada no jornal Jyllands-Posten, da Dinamarca. Em setembro, os manifestos ocorreram motivadas por uma declaração infeliz do Papa Bento XVI durante uma visita à Alemanha.



Mesmo com os vários escândalos envolvendo seu governo, Luís Inácio Lula da Silva conseguiu se reeleger como presidente da República. Desta vez, a vitória no segundo turno foi sobre o candidato Geraldo Alckmin.



Os primeiros meses que sucederam sua reeleição ficaram marcados pelo caos aéreo. Muitos passageiros, muitos aviões e falta de comunicação nas empresas e nos aeroportos motivaram dias e dias de intenso tráfego aéreo, no qual os passageiros foram os mais prejudicados.

E chegou dos ares a maior tragédia brasileira do ano. Em 29 de dezembro, o voo Gol 1907 não terminou. O Boeing 737 chocou-se com um jato Legacy 600, matando 150 passageiros do avião da GOL Linhas Aéreas. Este foi o segundo maior acidente da história da aviação nacional.

A Seleção Brasileira chegou à Copa do Mundo de 2006 cercada de holofotes por tantas estrelas em campo - caso do "quadrado mágico" formado por Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Ronaldo, além do reserva Robinho. Após três vitórias na primeira fase - 1 a 0 sobre a Croácia, 2 a 0 diante da Austrália e 4 a 1 no Japão, a Seleção venceu Gana por 3 a 0 nas oitavas-de-final e foi credenciada para enfrentar a França. Com um péssimo futebol, o time foi facilmente envolvido pelos franceses e viu Zidane cobrar uma falta nos pés de Thuram para desclassificar o time. O comportamento brasileiro ficou simbolizado pelo lateral Roberto Carlos, que ajeitava o meião na hora do lance.

A final da Copa da Alemanha foi decidida entre França e Itália. Zidane pôs tudo a perder para a França ao acertar a provocação de Mascherano e dar uma cabeçada em sua barriga. Após o empate em 1 a 1 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação, os italianos ganharam o quarto título do torneio nos pênaltis, pelo placar de 5 a 3.



A decisão entre Internacional e São Paulo na Taça Libertadores da América criou uma regra na competição: não seria mais permitido que dois times do mesmo país decidissem o torneio. A final brasileira terminou com conquista colorada - com uma vitória por 2 a 1 no Morumbi e um empate em 2 a 2 no Beira-Rio.

Na semifinal realizada em Tóquio, a equipe passou pelo egípcio Al-Ahlly com uma vitória por 2 a 1 (gols de Adriano e Alexandre Pato, com Flávio descontando). A final em Yokohama terminou com uma vitória por 1 a 0 diante do espanhol Barcelona, graças ao gol de Adriano Gabiru.

A Copa do Brasil foi decidida somente após o fim da Copa do Mundo, e teve pela primeira vez uma final com dois times do mesmo estado. O Flamengo venceu o arquirrival Vasco nas duas partidas e conquistou pela segunda vez o título da competição. Depois de uma vitória por 2 a 0 (com gols de Obina e Luizão), o atacante Valdir Papel cometeu uma falta infantil no início do segundo jogo e sepultou as chances vascaínas de reação. O gol de Juan foi suficiente para a nova vitória.



Tendo 20 times, o Campeonato Brasileiro deu o título à equipe de melhor planejamento no ano. O São Paulo se tornou vencedor pela quarta vez, com nove pontos a mais que o vice (o Internacional). O formato de 20 clubes se tornaria o definitivo para a competição - a partir de agora, o descenso e o acesso à Série A teria rodízio de quatro clubes por ano.

Para 2007, voltaria à elite do futebol o Atlético Mineiro. O time de Minas Gerais foi o campeão da Série B, com 20 vitórias, 11 empates e somente sete derrotas.

Este que vos escreve foi à coletiva de Roberto Carlos do lançamento de seu disco e DVD Duetos. Por isto, em vez de falar sobre o ano de RC, aqui vai a reportagem sobre o lançamento, realizado num hotel de Ipanema:

*****

ROBERTO CARLOS SAI EM DEFESA DE SEU PATRIMÔNIO

Na coletiva de lançamento do CD e do DVD Duetos, o cantor defendeu sua vida e obra ao recriminar a pirataria e a publicação do livro Roberto Carlos em detalhes, biografia não-autorizada escrita por Paulo César Araújo.


RIO – A coletiva realizada em um hotel da orla de Ipanema na tarde desta segunda-feira foi organizada para o lançamento do CD e do DVD Duetos, no qual foram reunidos encontros de Roberto Carlos em seus especiais anuais na TV Globo. No entanto, as perguntas dos jornalistas deram um novo rumo à entrevista: o cantor saiu em defesa do seu patrimônio, em vida (ao repudiar a biografia Roberto Carlos em detalhes e condenar a impunidade no combate à pirataria) e obra (ao ser questionado se sua fonte de compositor secou e se sua obra a partir da década de 1990 perdeu em qualidade).

A difícil seleção para os 16 duetos que entrariam no DVD


Roberto falou sobre a escolha de Duetos como seu lançamento de 2006. “Eu estive envolvido com muitas coisas a partir do meio do ano e, como estava com uma demora em compor, achei que seria interessante aproveitar o material dos especiais”, disse, ressaltando que planeja lançar músicas inéditas em 2007.

Dos 93 encontros de seus especiais na TV Globo (presentes na programação da emissora desde o fim de ano de 1974, numa tradição que foi interrompida apenas em 1999), foram pré-selecionados 43 duetos e, depois, chegou-se aos 16 números que fazem parte do DVD Duetos – o CD traz duas faixas a menos. “Achei coisas muito boas, há material suficiente para lançar um volume dois e um volume três desses duetos”.

Segundo ele, o critério para a escolha foi “aquilo que mais emocionava”. Também foram levados em conta a compatibilidade e a harmonia entre os duetos. Somente após a definição da lista que entraria no DVD é que se iniciaram as negociações com os artistas envolvidos.

Especial de fim de ano na Globo: dueto com MC Leozinho e melhora no TOC

Além de Duetos, outro critério questionado pelos jornalistas foi o da inclusão de MC Leozinho em seu especial deste fim de ano (que vai ao ar no próximo sábado, dia 16). Roberto declarou que gosta de muita coisa do funk, e quis que o autor e intérprete de Ela só pensa em beijar cantasse com ele porque ele é um sucesso e tem um estilo ótimo de compor. Roberto declarou que gosta de muita coisa do funk e revelou que aceitaria um convite para ir a um baile acompanhado do MC. “Claro! Por que não? Mas eu já falei pro Leozinho que quero um baile pra valer”.

O especial, que também tem como convidados Erasmo Carlos, Wanderléia, Marisa Monte e Jorge Benjor, é considerado por RC um de seus melhores programas. Em um dos números gravados no último dia 5, na casa de shows carioca Claro Hall, a interpretação de Negro gato foi precedida pela afirmação de que “a terapia está dando certo, há muito tempo eu não cantava essa música”.

Mas ele faz a ressalva de que isso não quer dizer que já pode receber alta: “eu ainda canto "se o bem e o bem existem’” – e surpreendeu – “falar ‘se o bem e o mal existem’ eu falo em entrevista, mas cantar é outra história”.

A política foi outro tema abordado na coletiva. Roberto ressaltou a inteligência do ministro da Cultura, Gilberto Gil, tanto como artista quanto como político, e se opôs à declaração do recém-empossado secretário de Cultura do governo do Rio de Janeiro, Luiz Paulo Conde, que, em entrevista ao jornal O Globo, desprezou a música sertaneja. “Dentro do estilo sertanejo há obras muito boas, não se pode generalizar”. A afinidade de RC com músicas sertanejas aparece no CD / DVD Duetos, com a participação da dupla Chitãozinho & Xororó em Amazônia (encontro de 1991) e dos cantores Sérgio Reis e Almir Sater na moda de viola O rei do gado (gravada em 1996).

Pirataria, queda nas vendas, queda na qualidade de seu repertório e biografia não-autorizada: RC defende o seu patrimônio

“Seus discos vendiam mais de um milhão de cópias todo o ano, e o mais recente não vendeu nem 300 mil cópias. Você teria perdido o ‘toque de Midas’ dos seus trabalhos?”. A pergunta de um jornalista iniciou uma discussão sobre pirataria na coletiva.

Assessorado pelo presidente da Sony & BMG, Alexandre Schiavo, Roberto declarou que a pirataria e a Internet comprometeram o mercado de discos, mas, mesmo assim, seus lançamentos estão com uma média muito boa em relação ao mercado – Schiavo disse que o CD lançado em 2005 vendeu 350 mil cópias.

Em um momento de descontração, RC pediu para “dar uma de jornalista” e perguntou ao presidente da gravadora o lugar do Brasil no comércio pirata. Além de comentar que o país só perde para a China e a Rússia, Alexandre mostrou que, por causa da ilegalidade, o Brasil caiu de quarto para décimo-primeiro lugar na parte fonográfica.

“Para os ambulantes o custo do CD é zero, é só fazer a prensagem. Nós ficamos por horas num estúdio, e isso envolve muito tempo e várias pessoas. É preciso tomar atitudes severas para combater a pirataria”. Mesmo com a pirataria, Roberto Carlos vendeu 2,5 milhões de discos em seus lançamentos mais recentes, de acordo com dados da gravadora Sony & BMG.

Uma suposta queda na qualidade e na inspiração de suas composições também foram discutidas na coletiva. Questionado se “a fonte teria secado” e não veio nada inédito nesta década, Roberto corrigiu o jornalista: “Em 2000, o disco Amor sem limite teve sete músicas inéditas, e em 2003, o Pra sempre foi todo inédito. Não é o ideal ter apenas dois discos de inéditas, mas chega uma hora da vida em que a gente compõe com mais cuidado, busca algo maior. Isto acontece também com outros compositores”.

Em relação ao repertório ter ficado inferior a partir da década de 1990, como muitos analistas de sua obra costumam afirmar, Roberto foi categórico. “Isso é uma mentira! Os números da vendagem e os hits nos anos 90, como Mulher pequena e Mulher de 40, mostram que não houve queda de qualidade”.

Mas o assunto mais polêmico da tarde seria sua biografia não-autorizada, Roberto Carlos em detalhes. RC afirmou que pretende processar o autor, Paulo César de Araújo, por ter invadido a privacidade da sua vida.

“O livro conta muitas mentiras, envolve a privacidade também de outras pessoas. Me desagradou e muito a publicação deste livro, que não cheguei a ler todo, mas, pelo que li e pelas coisas que me contaram, faz uso do sensacionalismo”.

Apesar de declarar que não queria mais falar sobre o assunto, por outras duas vezes os repórteres falaram sobre o livro. Em uma delas, um jornalista defendeu Araújo, por ele ter enaltecido o artista, em especial na fase em que sua obra é mais criticada – após os anos 90. Roberto rebateu:

“E daí? O autor se apropriou da minha história, que é o meu maior patrimônio. Ele contou a história da maneira que ele quer. Um livro deve ter só verdades, a privacidade deve ser respeitada, e ele expôs ao ridículo pessoas queridas”.

Perspectivas para 2007: caixas internacionais e DVD para mercado hispânico


Não foi preciso Roberto Carlos chegar para os fãs terem novas perspectivas para 2007. O presidente da Sony & BMG, Alexandre Schiavo, já anunciou que no próximo ano serão lançadas as duas caixas da coleção “Pra sempre” reunindo pela primeira vez no Brasil discos de Roberto Carlos lançados apenas para o mercado internacional.

Para o exterior (onde Roberto não lança nenhum produto inédito desde 1997, quando fez o disco Canciones que amo) está prevista a gravação de um DVD na Espanha. Sua afinidade com a língua espanhola continua tão marcante que ele decidiu interpretar, na gravação de seu especial de fim de ano, a música Insensatez, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, em uma versão naquela língua (assinada pelo próprio Roberto).

O projeto de DVD do show que RC fez no cruzeiro no início do ano foi deixado de lado, por falta de material suficiente. “Faltaram muitas coisas, que talvez a gente possa acrescentar no próximo cruzeiro”. O projeto “Emoções em alto mar” acontecerá de 10 a 14 de fevereiro, no navio Costa Fortuna.

Outra perspectiva para 2007 serve para os fãs do Rio de Janeiro, que desde 2004 não assistem a um show de Roberto Carlos. Ele declarou que quer voltar a se apresentar em palcos cariocas, depois de tantos anos de ausência.

Enquanto o próximo ano não chega, Roberto termina 2006 trazendo às lojas o CD e o DVD que trazem bons momentos de seus especiais na TV Globo. Uma parte de seu patrimônio, tão defendido na entrevista coletiva que aconteceu em Ipanema.

*****

O DVD Duetos trouxe o seguinte repertório:



1 - Tutti-Fruti / Long Tall Sally/ Hound Dog / Blue Suede Shoes / Love me Tender - com Erasmo Carlos, de 1977

2 - Ternura - com Wanderléa, de 1990

3 - Ligia - com Tom Jobim, de 1978

4 - Amiga - com Maria Bethânia, de 1982

5 - Alegria Alegria - com Caetano Veloso, de 1992

6 - Coração de Estudante - com Milton Nascimento, de 1985

7 - Olha / Você Em Minha Vida / Outra Vez / Falando Sério (/ Um Jeito Estúpido De Te Amar/ Proposta - com Rosana, de 1988

7 - Amazônia - com Chitãozinho e Xororó, de 1991

8 - Mucuripe - com Fagner, de 1991

9 - Desabafo - com Ângela Maria, de 1995

10 - O rei do gado - com Sérgio Reis e Almir Sater, de 1995

11 - Se você quer - com Fafá de Belém, de 1991

12 - Sua estupidez - com Gal Costa, de 1997

13 - Além do Horizonte - com Jota Quest, de 2005

14 - Se eu não te amasse tanto assim - com Ivete Sangalo, de 2004

16 - Jovens tardes de domingo - com Roberto Carlos e Erasmo Carlos, Wanderléa, Wanderley Cardoso, Jerry Adriani, José Ricardo, Martinha, Waldireni, Rosemary, Cleide Alves, Ed Carlos, Ari Sanches, Ed Wilson, Ronaldo Luis e Marcio Augusto, de 1985

Os encontros com Maria Bethânia e Rosana ficaram restritos ao DVD. Várias felicidades proporcionadas por seus encontros anuais. Velhos tempos, belos dias, como diz a faixa que encerra tanto o disco quanto o DVD, que foi cantada na companhia do pessoal da Jovem Guarda.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos na coletiva de imprensa para o lançamento de Duetos. O registro é deste que vos escreve.

Abraços a todos, Vinícius.

JOVENS TARDES DE DOMINGO - Roberto e Erasmo

Eu me lembro com saudade
O tempo que passou
O tempo passa tão depressa
Mas em mim deixou

Jovens tardes de domingo
Tantas alegrias
Velhos tempos
Belos dias

Canções usavam formas simples
Pra falar de amor
Carrões e gente numa festa
De sorriso e cor

Jovens tardes de domingo
Tantas alegrias
Velhos tempos
Belos dias

Hoje os meus domingos
São doces recordações
Daquelas tardes de guitarras
Sonhos e emoções

O que foi felicidade
Me mata agora de saudade
Velhos tempos
Belos dias

Velhos tempos
Belos dias...

Nenhum comentário: