sábado, 18 de julho de 2009

50 anos de emoções - 2002



Olá, amigos.

A série 50 anos de emoções traz mais um ano da trajetória de Roberto Carlos na Música Popular Brasileira. A cada post, estamos refazendo anualmente os detalhes de seus 50 anos de carreira, completados em 2009.

O ano de 2002 trouxe o primeiro palíndromo no calendário mundial. A data de 20 de fevereiro de 2002 às oito horas e dois minutos da noite poderia ser lido tanto de frente para trás quanto de trás para frente - 20/02/2002, às 20:20. Este dato só voltará a ocorrer no dia 21 de dezembro de 2112, às nove horas e doze minutos da noite.



Em 20 de maio, o estado do Timor-Leste conseguiu definitivamente sua independência como país. Em uma outra região permeada por atritos, a cidade de Jenin, na Cisjordânia, foi ocupada pelo exército israelita. Mais um dos inúmeros capítulos deste conflito.



O Papa João Paulo II canonizou a primeira santa brasileira. 11 anos depois de sua beatificação, Madre Paulina (uma italiana que viveu no Brasil) foi santificada, e tornou-se Santa Paulina após terem sido comprovados dois milagres. Em 1989, uma mulher curada de uma hemorragia pós-parto em 1966 conseguiu mostrar que foi graças a ela. Em 1992, a menina catarinense Iza Bruna curou-se de um tumor cerebral mesmo depois de desenganada pelos médicos.



O Brasil chegou a 2002 com um novo presidente. Após oito anos do mandato de Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva conseguiu, finalmente, chegar ao poder. A vitória do líder do Partido dos Trabalhadores sobre o candidato de FHC, José Serra, aconteceu no segundo turno. Muitos atribuíram a eleição de Lula como a "transição do poder depois de 502 anos da elite". O discurso mais moderado do que as outras campanhas eleitorais deixou de assustar boa parcela da população.

O ano ficou marcado pela briga de poder entre os governantes e os traficantes nos grandes centros do país. No dia 30 de setembro, o Rio de Janeiro ficou trancado dentro de casa. Muitas lojas foram fechadas, a mando de supostas pessoas do tráfico que, armadas, falavam que haveria retaliações caso houvesse expediente. A prática já era corriqueira nos morros e chegou à Zona Sul da cidade.

O mártir desta briga veio do jornalismo investigativo. Enquanto fazia reportagem na favela da Vila Cruzeiro, para denunciar aliciamento de menores e comércio ilegal de tráfico de drogas, Tim Lopes, repórter da TV Globo, foi capturado por soldados do tráfico liderados por Elias Maluco. Após um "julgamento", Tim foi esquartejado e assassinado.



Em São Paulo, o crime veio da alta sociedade paulistana. A menina Suzanne Louise von Richtofen, de 18 anos, planejou o assassinato dos pais Manfred e Marísia, com o auxílio de seu namorado, Daniel Cravinhos e do irmão dele, Cristian. Os dois foram encontrados mortos a golpes de barras de ferro na noite de 31 de outubro de 2002. Além da suposta proibição de ela não poder namorar Daniel, outro interesse que pode ter motivado o assassinato teria sido interesse na herança dos pais. A casa foi revirada e alguns dólares foram levados para que parecesse um assalto. No momento em que foi descoberto o crime, Suzanne estava com o namorado num motel.

A Copa do Mundo foi um programa para insones brasileiros. Realizada simultaneamente no Japão e na Coreia do Sul (por isto apelidada de "Japeia"), a competição trouxe muitos jogos exibidos na madrugada ou no início da manhã.

E todos ficaram acordados para assistir à Seleção Brasileira comandada por Luiz Felipe Scolari. O Brasil saíra do país contestada pelo resultado razoável nas Eliminatórias da Copa do Mundo e por o treinador preterir o atacante Romário e decidir apostar em Ronaldo (que passara por sucessivas contusões).

Logo ao final da primeira fase, o Brasil já confiava em seu escrete, após a vitória por 2 a 1 sobre a Turquia e as goleadas por 4 a 0 sobre a China e 5 a 2 diante da Costa Rica. Nas oitavas-de-final, a Seleção Brasileira venceu a Bélgica por 2 a 0. Em seguida, um confronto difícil com a Inglaterra terminou com o triunfo de 2 a 1, graças a um golaço de falta de Ronaldinho Gaúcho.

Em novo encontro com a Turquia na semifinal (após a estreia fraca contra os turcos), o gol de Ronaldo garantiu a classificação com o magro 1 a 0. Em 30 de junho de 2002, o Brasil teve um grande desafio contra a Alemanha, que trazia o melhor goleiro da Copa do Mundo - Oliver Kahn.



Só que o paredão Kahn foi derrubado com dois gols de Ronaldo, que trouxe o quinto título do torneio para o Brasil. O Fenômeno foi o artilheiro da Copa do Mundo, com oito gols. E pela primeira vez uma seleção saiu do torneio com sete vitórias em sete jogos. Na hora de erguer a taça, o capitão Cafu emocionou o mundo ao gritar "Regina, eu te amo!" antes de mostrar o troféu do torneio.

O Brasil perdeu mais uma chance de chegar ao topo da América neste ano. O São Caetano foi derrotado pelo Olímpia, do Paraguai, na final do torneio. Depois de uma vitória por 1 a 0 no Estádio Defensores del Chaco e uma derrota por 2 a 1 no Pacaembu, o time paraguaio perdeu por 4 a 2 na disputa de pênaltis e prosseguiu com seu estigma de vice-campeão (a equipe perdeu também as finais dos Brasileiros de 2000 e de 2001).

O Corínthians chegou ao seu segundo título da Copa do Brasil. Treinado por Carlos Alberto Parreira, o alvinegro paulista eliminou a surpresa do torneio, o Brasiliense, que eliminou Fluminense e Atlético Mineiro antes de chegar a final. Na primeira partida, no Morumbi, os dois gols de Deivid deram a vitória por 2 a 1 (Maurício diminuiu para a equipe de Brasília). Deivid se tornou o herói do título ao marcar o gol de empate na Boca do Jacaré, depois que Wellington Dias abriu o placar.

A Copa dos Campeões chegou à sua última edição do torneio, desta vez abrindo seu leque para os cinco primeiros colocados do Rio-São Paulo, os quatro primeiros da Sul-Minas e os três primeiros da Copa Nordeste. A final foi disputada entre Paysandu e Cruzeiro. Após uma vitória cruzeirense por 2 a 1 (com gols de Fábio Júnior e Joãozinho, com Sandro Goiano descontando) e um emocionante 4 a 3 para o azul e branco do Pará - com três gols de Vandick e um de Jobson para o Paysandu e dois gols de Fábio Júnior e um de Cris para o Cruzeiro - a decisão foi para a disputa de pênaltis. O Papão da Curuzu venceu por 3 a 0, e ganhou o direito de disputar a Taça Libertadores da América.

O Campeonato Brasileiro de 2002 entrou para a história como o último a ter sistema de "mata-mata" após uma primeira fase de pontos corridos. Os 26 participantes se enfrentaram em turno único e os oito melhores se classificaram para jogo a jogo tentar eliminar seus adversários.

Neste ano, duas equipes tradicionais do país chegaram a dezembro rebaixadas para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2003. Em vigésimo-quarto lugar, desceu o tetracampeão Palmeiras. E no último lugar da classificação, desceu o Botafogo. Os dois fizeram companhia à Portuguesa e ao Gama nas últimas posições.



Santos e Corínthians fizeram mais uma final paulista no torneio. A equipe santista chegou ao seu primeiro título no Campeonato Brasileiro, ao vencer o primeiro jogo por 2 a 0, com gols de Alberto e Renato, e uma vitória por 3 a 2 na segunda partida, também no Morumbi. Robinho, Elano e Léo fizeram os gols santistas, e Deivid e Ânderson descontaram para o time corintiano.

Roberto Carlos realizou neste ano um show para cerca de 250 mil pessoas no Aterro do Flamengo. Sua apresentação fez parte das comemorações pelos 90 anos do Bondinho do Pão de Açúcar, e emocionou desde o início da tarde, quando um helicóptero despejou pétalas de rosa sobre a população que estava no local.

Este que vos escreve foi um dos muitos presentes neste evento, e se emocionou com um show que trazia a base do Amor sem limite e incluía algumas músicas lançadas no Acústico MTV. Além da exibição de trechos do show no Fantástico e no RJ-TV, um dos números fez parte do Roberto Carlos Especial de 2002 - Como é grande o meu amor por você.

Exibido em 18 de dezembro, o programa trouxe RC se apresentando num palco em São Paulo e os números musicais foram intercalados com uma entrevista feita à jornalista Glória Maria - o programa encerrou com Roberto cantando Emoções só para ela. Lá, ele falou um pouco de amor, de música e falou um pouco sobre a ideia de um disco e de uma música intitulados Pra sempre. Aquele seria um álbum só de músicas inéditas para o fim de ano de 2002, mas, diante do perfeccionismo de RC, acabou sendo guardado para o ano seguinte.

A solução foi trazer um disco de 14 músicas, apresentando o rap inédito Seres Humanos (em parceria com Erasmo Carlos), 11 versões ao vivo do show realizado no Aterro do Flamengo e duas versões remixadas de gravações de RC - Se você pensa e O calhambeque. Eis o repertório:



1 - Seres Humanos, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Emoções (versão ao vivo), de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

3 - Como é grande o meu amor por você (versão ao vivo), de Roberto Carlos

4 - Amor perfeito (versão ao vivo), de Michael Sullivan, Paulo Massadas, Robson Jorge e Lincoln Olivetti

5 - Parei na contramão (versão ao vivo), de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

6 - Força estranha (versão ao vivo), de Caetano Veloso

7 - E por isso estou aqui (versão ao vivo), de Roberto Carlos

8 - Proposta (versão ao vivo), de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

9 - Luz divina (versão ao vivo), de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

10 - Eu te amo tanto (versão ao vivo), de Roberto Carlos

11 - Amor sem limite (versão ao vivo), de Roberto Carlos

12 - Jesus Cristo (versão ao vivo), de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

13 - Se você pensa (Memê Super Club Mix 2002), de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

14 - O calhambeque (Road Hog) (XRS Remix / Radio Edit), de Gwen e John Laudermilk, com versão de Erasmo Carlos

As gravações ao vivo priorizaram músicas que o próprio RC não cantava já há algum tempo, casos de Amor perfeito e Força estranha. Na sequência E por isso estou aqui, Proposta, Luz divina e Eu te amo tanto, Roberto fez um panorama de sua carreira dividindo por décadas e por temas - a Jovem Guarda, a sensualidade, a religiosidade e o amor sem limite. Ao falar sobre a religião, ele chamou a atenção pelo discurso tendendo ao ceticismo: "A fé cada vez maior, independente das igrejas e das religiões. Pra mim, as duas verdades absolutas são amor e Jesus isoladamente".

A visão crítica com relação à fé viria na música que abre o disco de 2002 - definindo o discurso religioso como "suposição". A canção também questiona se os Seres Humanos têm mesmo maldade e são culpados por tudo o que há de errado sobre a face da terra. Roberto Carlos terminava o ano de maneira polêmica, e o rap engajado servia como aperitivo em relação ao que viria no disco de inéditas do ano seguinte. Mas isto é assunto para um próximo post.

Segue a letra! Na foto inicial, Roberto Carlos na gravação de seu especial de 2002.

Abraços a todos, Vinícius.

SERES HUMANOS - Roberto e Erasmo


Que negócio é esse de que somos culpados
De tudo que há de errado sobre a face da terra

Que negócio é esse de que nós não temos
Os devidos cuidados com o mundo em que vivemos
Fazemos quase tudo por necessidade
Vivemos em busca da felicidade

Somos Seres Humanos
Só queremos a vida mais linda
Não somos perfeitos
Ainda

Afinal nem sabemos porque aqui estamos
E mesmo sem saber seguindo em frente vamos
Vencemos obstáculos todos os dias
Em busca do pão e de alguma alegria

Não podemos ser julgados pela minoria
Nós somos do bem e o bem é a maioria

Somos Seres Humanos
Só queremos a vida mais linda
Não somos perfeitos
Ainda


Só quero a verdade
Nada mais que a verdade
Não adianta me dizer
Coisas que não fazem sentido
Que tal olhar as coisas que a gente tem conseguido

E o mundo hoje é bem melhor
Do que há muito tempo atrás
E as mudanças desse mundo
O Ser Humano é que faz

Estamos sempre em busca de uma solução
Queríamos voar, fizemos o avião

O telefone, o rádio, a luz elétrica
A televisão, o computador, progressos na engenharia genética
Maravilhas da ciência prolongando a vida
Nós temos amor, ninguém duvida

Somos Seres Humanos
Só queremos a vida mais linda
Não somos perfeitos
Ainda

Mas que negócio é esse de que somos culpados
De tudo que há de errado sobre a face da terra
Buscamos apoio nas religiões
E procuramos verdades em suposições

Católicos, judeus, espíritas e ateus
Somos maravilhosos
Afinal somos filhos de Deus

Somos Seres Humanos
Só queremos a vida mais linda
Não somos perfeitos
Ainda

Só quero a verdade
Nada mais que a verdade...

Nenhum comentário: