sexta-feira, 24 de julho de 2009

50 anos de emoções - 2005



Olá, amigos.

A série 50 anos de emoções segue seus últimos posts, se aproximando cada vez mais do ano de 2009. Este blogue refaz a trajetória das cinco décadas de carreira de Roberto Carlos.

2005 deixou a Igreja Católica de luto. Após anos com sucessivos problemas de saúde, que o impediram inclusive de fazer a oração dominical pela primeira vez em 26 anos, o Papa João Paulo II faleceu em 2 de abril.



Em seu lugar, foi elevado a pontífice em 19 de abril o cardeal Joseph Alois Ratzinger. Ele se tornou o Papa Bento XVI. Ele cometeria uma gafe ao discordar do uso da camisinha - a ponto de proibir a cantora Daniela Mercury de se apresentar nos festejos da chegada do Papa ao Brasil.



Em 7 de julho, Londres é vítima de atentados terroristas, um dia depois de ser escolhida uma das cidades-sede das Olimpíadas de 2012. 15 dias depois, o brasileiro Jean Charles de Menezes foi confundido com terroristas e morreu por engano dos policiais londrinos.

Os Estados Unidos sofreram com o Furacão Katrina em 29 de agosto. O furacão afundou diques de Nova Orleans e causou mortes e destruição nas cidades do Mississipi, da Flórida e da Louisiana.



O Brasil conheceu a grande crise do governo Lula. Em entrevista à Folha de S. Paulo no dia 6 de junho, o deputado federal Roberto Jefferson denunciou o esquema de "mensalão" no governo. Segundo ele, o PT dava dinheiro a deputados para que eles apoiassem o partido nas decisões políticas.

O escândalo afastou o tesoureiro Delúbio Soares, o ministro da Casa Civil José Dirceu e o presidente José Genoíno. O empresário Marcos Valério era o responsável por distribuir o dinheiro. Em 9 de julho, o assessor parlamentar petista José Adalberto Vieira da Silva foi preso no Aeroporto de Guarulhos com US$ 200 mil numa valise e outros US$ 100 mil escondidos em sua cueca.



O São Paulo ganhou a América e o mundo pela terceira vez. Pela primeira vez na história da Taça Libertadores da América, houve uma final entre dois times do mesmo país. O tricolor paulista enfrentou o Atlético Paranaense. Após empate em 1 a 1 na Arena da Baixada (Aloísio fez o gol do Furacão e um gol contra de Durval deixou a partida empatada), o São Paulo goleou por 4 a 0 no Morumbi, com gols de Amoroso, Fabão, Luizão e Diego Tardelli.

Desde o ano anterior, estava definido que o Mundial de Clubes teria seis equipes representando as confederações mundiais disputando o título. O São Paulo entrou na semifinal e venceu o árabe Al-Ittihad por 3 a 2. Dois gols de Amoroso e um de Rogério Ceni, de pênalti, deram a vitória à equipe (Noor e Al-Montashari descontaram). Na decisão, um gol de Mineiro deu o título mundial para a equipe diante do Liverpool.

Mais um time do interior de São Paulo surpreendeu o país na disputa da Copa do Brasil. O Paulista de Jundiaí sagrou-se campeão do torneio após uma vitória por 2 a 0 no Estádio Jaime Cintra (com gols de Léo e Márcio Mossoró) e um empate em 0 a 0 em São Januário.



O futebol brasileiro também passou por uma grave crise neste ano. Em outubro, a revista Veja denunciou um esquema de manipulações de resultados. Um grupo de empresários negociou resultados de jogos com o árbitro Edilson Pereira de Carvalho, para afetar o placar de 11 partidas apitadas por ele. Todos os jogos foram remarcados, e seus resultados alteraram a tabela de classificação.

Mais um time considerado tradicional foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro do ano seguinte. O Atlético Mineiro terminou a competição em antepenúltimo lugar.



O Corínthians conseguiu disputar dois jogos que havia perdido (os clássicos contra Santos e São Paulo) e teve quatro pontos conquistados. Isto foi crucial para a conquista de seu quarto título brasileiro, pois chegou à conquista com três pontos a mais que o vice-campeão, o Internacional. Até hoje, os gaúchos contestam a validade deste título.

A Série B teve também uma partida emocionante. No último jogo da quadrangular, instaurou-se uma confusão na partida entre Náutico e Grêmio após um pênalti marcado a favor dos pernambucanos. Três jogadores gremistas foram expulsos (o time estava com sete em campo). 25 minutos depois, o pênalti foi cobrado e o goleiro Galatto defendeu. Mesmo com dois a menos, o tricolor foi campeão com um gol de Ânderson.



Roberto Carlos começou o ano com inovações marítimas. Pela primeira vez, ele se aventurou em mares brasileiros. Era o Projeto Emoções Pra Sempre em Alto-Mar, um cruzeiro marítimo que tinha regalias como cassinos, piscina, atrações artísticas e... um show de RC! Além de seu repertório, Roberto incluiu um número exclusivo: após a hora das rosas, ele saía do palco e voltava vestido de marinheiro, para cantar Comandante do seu coração. Comandando corações, literalmente!

RC lançou mais duas caixas de sua coleção Pra sempre - os anos 70 e os anos 80, e deu pílulas de inéditas durante o ano. Para a novela global das 21h, América, Roberto lançou uma leitura de A volta, música que ele e Erasmo tinham feito na década de 1960 para a dupla Os Vips. Na trilha da novela das 18h da TV Globo, Alma gêmea, veio uma versão sua para a guarânia Índia. Mas ainda viriam outras excelentes gravações:



1 - Promessa, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - A volta, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

3 - O amor é mais, de Roberto Carlos

4 - Arrasta uma cadeira, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

5 - O baile da fazenda, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

6 - Coração sertanejo, de Neuma e Neon Moraes

7 - Índia, de M. Ortiz Guerrero e Jose Asunción Flores, com versão de José Fortuna)

8 - Meu pequeno Cachoeiro, de Raul Sampaio

9 - Loving you, de Leibber e Stoller

RC fez três regravações para músicas de sua safra - Meu pequeno Cachoeiro, O baile da fazenda e O amor é mais (respectivamente, de 1970, 1998 e 2000). Também deu versões próprias para músicas de sua autoria feitas originalmente para a Jovem Guarda - além de A volta, Promessa foi feita para outro cantor do movimento, Wanderley Cardoso. Houve uma reverência a Elvis Presley na gravação de Loving you e um destaque para o estilo country, nas interpretações de Índia e Coração sertanejo.

A única totalmente inédita do disco demorou 14 anos para ser feita (segundo Roberto Carlos). Desde 1991, RC queria fazer uma música para gravar com os amigos Chitãozinho e Xororó. A hora chegou. Eles a interpretaram no palco do Roberto Carlos Especial (onde também foram a cantora Cláudia Leitte e o grupo Jota Quest), cantando uma guarânia de Roberto e Erasmo.

Segue a letra! Na foto, um dos registros que apareceram no disco que Roberto Carlos lançou em 2005.

Abraços a todos, Vinícius.

ARRASTA UMA CADEIRA - Roberto e Erasmo

(ROBERTO CARLOS)
Amigo arrasta uma cadeira
Chega mais pra perto e fale o que quiser
Fale o que tiver vontade
De amor, de saudade, fale de mulher

Na minha vida existe uma
Que é a coisa mais linda que eu já conheci
Não sei se ainda assim tão jovem
Você tem história pra contar pra mim

(XORORÓ)
Aí é que você se engana
Quando a gente ama o coração se aquece
E por amor se faz de tudo
E se faz muito mais quando a mulher merece

(RC)
Amigo eu penso tanto nela
Mas ela também vive pensando em mim
O sol da minha vida é ela
Eu não pensei que alguém pudesse amar assim

(XORORÓ)
Amigo eu também tenho história
Eu tenho alguém que um dia entrou no meu caminho

(CH & X)
Suave como a flor do campo
Ela me deu amor, ela me deu carinho
Assim é a mulher que eu amo
Minha doce amada amiga e companheira

(RC)
Pois cuide dela muito bem
Porque um grande amor é para a vida inteira

(OS TRÊS)
Se a conversa é boa o tempo logo passa
Quando se ama a gente não disfarça
E sempre fala da mulher amada
E a prosa tem mais graça

E nessa conversa vai passando a hora
Se alguém espera a gente não demora
E o coração no peito bate forte
E a gente vai embora

(RC)
Amigo arrasta uma cadeira
Chega mais pra perto e fale o que quiser
Fale o que tiver vontade
De amor de saudade, fale de mulher

Eu só falei da minha amada
Que é tudo pra mim que é o sol da minha vida

(XORORÓ)
E eu falei do meu amor
A flor que faz a minha estrada mais florida

(CH & X)
Amigo a gente não se engana
Quando a gente ama o coração se aquece
E por amor se faz de tudo
E se faz muito mais quando a mulher merece

(OS TRÊS)
Se a conversa é boa o tempo logo passa
Quando se ama a gente não disfarça
E sempre fala da mulher amada
E a prosa tem mais graça

E nessa conversa vai passando a hora
Se alguém espera a gente não demora
E o coração no peito bate forte
E a gente vai embora...

Nenhum comentário: