quarta-feira, 8 de julho de 2009

50 anos de emoções - 1999



Olá, amigos.

A série 50 anos de emoções continua a apresentar em cada post um ano da trajetória musical de Roberto Carlos. Desde abril, o Emoções de Roberto Carlos encontrou esta forma de comemorar o cinquentenário de carreira de RC.

1999 começou com as primeiras movimentações econômicas realizadas com o euro. Alemanha, a Áustria, a Bélgica, a Espanha, a Finlândia, a França, a Holanda, a Irlanda, a Itália, o Luxemburgo e Portugal foram os primeiros países a adotar a moeda da União Europeia.

Envolvido em um escândalo sexual com a estagiária Monica Lewinsky, Bill Clinton sofreu processo de impeachment para que ele fosse afastado da presidência dos Estados Unidos. Ele acabou absolvido. Em 31 de dezembro de 1999, Clinton passaria em definitivo o controle do Canal do Panamá para o país panamenho.

Líder terrorista do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, o queniano Abdullah Öcalan, foi capturado em uma operação que reuniu as polícias dos Estados Unidos e da Turquia. Em referendo no dia 30 de agosto, a população do Timor Leste decidiu pela independência do país.

No último dia do ano, a preocupação com o "bug do milênio" (que iria acontecer na mudança de 1999 para 2000, pois a tendência seria o sistema retornar a 1900) conseguiu neutralizar qualquer problema que poderia vir a acontecer.

O Brasil assistiu à fusão de duas empresas do ramo da bebida. Brahma e Antarctica se tornaram a Companhia de Bebida das Américas (AmBev), com a intenção de terem força para competir no mercado do exterior.

O país sofreu uma mudança na televisão. Após anos mergulhada em dívidas, a Rede Manchete encerrou suas transmissões no dia 10 de maio. Em 15 de novembro, a paulista Rede TV! começou a operar no canal 6 de São Paulo. Algumas antigas afiliadas da Manchete agora passavam a ser afiliadas da Rede Record.

Em 11 de março, um blecaute atingiu Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Partes do Uruguai, do Paraguai e da Argentina também ficaram seu luz neste dia.

O futebol brasileiro continuou no topo da América do Sul. Desta vez, o Palmeiras sagrou-se campeão da Taça Libertadores da América. Após a derrota por 1 a 0 para o Deportivo Cáli na Colômbia (com gol de Bonilla), a vitória por 2 a 1 no Palestra Itália, com gols de Evair e Oséas e Zapata descontando, levou a decisão para os pênaltis. A contagem terminou com vitória palmeirense por 4 a 3, e o time de Luiz Felipe Scolari foi credenciado para disputar a final do Mundial Interclubes. No entanto, o time perdeu a decisão em Tóquio por 1 a 0 para o inglês Manchester United, com gol marcado por Keane.

Mais uma vez a Copa do Brasil confirmou seu espírito democrático, e deu destaque a um time que é considerado de menor expresão. O gaúcho Juventude venceu o Botafogo por 2 a 1 no Estádio Alfredo Jaconi - com gols marcados por Fernando e Márcio, e Bebeto diminuindo para o alvinegro carioca. O empate em 0 a 0 deu à equipe do Rio Grande do Sul seu primeiro título nacional.

Desta vez com 22 clubes, o Campeonato Brasileiro manteve o mesmo formato de levar para a fase final os oito melhores, mas teve uma mudança no critério de rebaixamento. Em vez de os quatro últimos caírem para a Segunda Divisão do ano seguinte, desciam os times que tiveram a pior média nos anos de 1998 e 1999. Embora Portuguesa e Sport tenham ficado nos dois últimos lugares, Gama (décimo-quinto), Paraná (décimo-sétimo), Juventude (décimo-nono) e Botafogo de Ribeirão Preto (vigésimo) é que caíram de acordo com o regulamento.

Internacional e Botafogo tiveram melhores classificações graças ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O São Paulo perdeu os pontos conquistados em campo - três na vitória por 6 a 1 diante do Botafogo e um no empate em 2 a 2 com o Inter - por ter escalado irregularmente o jogador Sandro Hiroshi. Com estes pontos, o Gama ficou dentre os piores da média entre os anos. O clube de Brasília não aceitaria a decisão e entraria com recurso na Justiça Comum. Isto mudará o Campeonato Brasileiro do ano seguinte (e melhorará consideravelmente as coisas para o Fluminense, que conseguiu o título de campeão da Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro de 1999). Mas isto é um assunto para um próximo post.

Na parte de cima da tabela, o formato continuou o mesmo do ano anterior - três partidas a cada fase. Corínthians e Atlético Mineiro chegaram à final do torneio e, por ter a melhor campanha dos dois, o Timão seria o mandante das duas últimas partidas. O primeiro jogo, realizado no Mineirão, terminou com vitória atleticana por 3 a 2. Guilherme (que terminou artilheiro da competição com 28 gols) marcou os três gols do time mineiro, e Vampeta e Luizão marcaram para o alvinegro paulista. Na segunda partida, dois gols de Luizão deram a vitória e a vantagem aos corintianos. Com o empate em 0 a 0, o Corínthians sagrou-se campeão brasileiro pela terceira vez - sendo bicampeão brasileiro consecutivo.

A Confederação Sul-Americana de Futebol trouxe uma mudança no número de participantes: o Brasil teria quatro participantes. O campeão e o vice do Brasileiro, o vencedor da Copa do Brasil e para a quarta vaga foi instituída a Seletiva da Libertadores. Do terceiro ao décimo-sexto colocado do Brasileiro as equipes se enfrentavam no sistema de "mata-mata". Nono lugar no Campeonato Brasileiro, o Atlético Paranaense conseguiu a vaga na final, com uma vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro na Arena da Baixada. Mesmo perdendo por 2 a 1 no Mineirão, o rubro-negro do Paraná conseguiu o direito de disputar a competição sul-americana em 2000.

Roberto Carlos não teve o que comemorar no ano em que completou 40 anos de carreira. O estado de saúde de sua mulher, Maria Rita, se agravou ainda mais, fazendo com que ele interrompesse sua rotina de shows. No finzinho do ano, RC comunicou à TV Globo que não gravaria seu especial de fim de ano para a emissora. O estado de sua amada oscilava, até que, depois de um ano de melhoras e pioras, ela descansou definitivamente no dia 19 de dezembro de 1999.

Mesmo assim, o cantor esteve presente no mercado brasileiro - em duas compilações. A primeira foi Mensagens, que trouxe 12 canções de temática religiosa escritas por Roberto e Erasmo. Depois, veio o álbum duplo 30 sucessos, reunião de canções bem-sucedidas como O calhambeque, Emoções, Detalhes, Caminhoneiro e Fera ferida.

Mas RC não quis deixar de lado o ineditismo neste quadragésimo ano de carreira. Em meio à coletânea, veio uma gravação inédita com temática religiosa. Seis anos depois de Nossa Senhora, Roberto Carlos voltou a versar sobre catolicismo, numa música que enumerou todas as Nossas Senhoras. E, ao final, ele e Erasmo afirmaram que elas são a mesma Mãe de Deus.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos rezando para Nossa Senhora Aparecida.

Abraços a todos, Vinícius.

TODAS AS NOSSAS SENHORAS - Roberto e Erasmo

Quando eu me sinto aflito
Nossa Senhora da Paz
Me dá sua mão, me acalma
Tranquilidade me traz

Se uma lágrima me rola
E o pranto eu não contenha
Choro nas escadarias
De Nossa Senhora da Penha
Nossa Senhora de Fátima
Peço que a alegria venha

Se o perigo me preocupa
Eu tenho fé, não me alarmo
Tenho meu escapulário
Nossa Senhora do Carmo

Senhora dos Navegantes
Da Boa Viagem me guia
Pelos ares, terra e mares
Me ampara, me auxilia
Me livra das tempestades
Nossa Senhora da Guia

Minha Mãe Nossa Senhora
Somos todos filhos seus
Todas as Nossas Senhoras
São a mesma Mãe de Deus...

Sou romeiro e no seu dia
Na multidão, Mãe querida
Me ajoelho e rezo
Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora da Glória
De Lourdes, de Nazaré
Virgem Santa da Saúde
Da Boa Nova e da Fé
Minha Mãe, tanta bondade
Hoje eu sei o que é

Nossa Senhora das Graças
Da Confiança e da Luz
Senhora da Lampadosa
Rogai por nós a Jesus

Virgem esposa imaculada
Do Espírito Santo adorável
Mãe, rainha e vencedora
Três vezes admirável
Nossa Senhora do Brasil
Do seu povo inseparável

Senhora da Rosa Mística
Das Dores, da Conceição
De Guadalupe e Medjugore
E do nosso coração

Minha Mãe Nossa Senhora
Somos todos filhos seus
Todas as Nossas Senhoras
São a mesma Mãe de Deus...

3 comentários:

Anônimo disse...

.....VINICIUS FAUSTINI .........

ADOREI SUA POST EM COMEMORAÇÃO AOS 50 ANOS DE CARREIRA DE REI ROBERTO CARLOS UM RESUMO BEM FEITO DA SUA TRAJETORIA ATÉ O MOMENTO E MUITO BEM EXPLICADO E FINALIZANDO A FÉ DO REI ROBERTO CARLOS DEVOTO A NOSSA SENHORA TANTO QUE FEZ UMA MUSICA QUE SEGUNDO UMA REPORTAGEM EU OUVI ELE DEMOROU PARA COMPOR "ERASSMO CARLOS " 2 ANOS PARA ELA FICAR PRONTA SE NÃO ESTOU EQUIVOCADA !
E ADOREI VC LEMBRAR A FÉ DO NOSSO REI ROBERTO CARLOS VC FOI BRILHANTE NA SUA POST E COM CERTEZA A FÉ DELE ESTÁ EM TODOS OS MMENTOS DIARIOS DE SUA VIDA ! MUITO LINDA SUA HOMENAGEM AO REI AO ROBERTO CARLOS MUITO LINDA MESMA ESSA POST VOU DEPOIS COMENTAR AO MAESTRO QUANDO PASSAR O SHOW DIA 11 /07/2009 NO MARACANÃ O SHOW DO 50 ANOS DO NOSSO REI ROBERTO CARLOS ,SEGUNDO RECEBI UM TORPEDO A POUCO , HAVERÁ 15 CAMERAS E PUBLICO DE 60 MIL PESSOAS NO MARACANÃ .
MAS VINICIUS FAUSTINI MAIS UMA VEZ ESTÁ DE PARABÉNS PELA SUA POST LINDISSIMA !

BJS DA SUA AMIGA
E FÃ N 1 DO MAESTRO EDUARDO LAGES DE SP/CAPITAL
a lituana ..............

Everaldo Farias disse...

É cara, foi dificílimo!!!

Foi um ano difícil pra mim também, guardadas as proporções!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

Unknown disse...

Oi gente!
Por causa do Dia Mundial do Rock, a T-Brasil selecionou todas as camisetas do universo do Rock, inclusive das estrelas mais antigas, como Roberto Carlos, Elvis, John Lennon..
Todas elas estão com 40%! Basta me deixar um scrap no Orkut (Gabi T-Brasil), com a frase: "rock na veia"!
Tenho certeza que após você usar a camiseta, mil garotas vão querer passear com você ;)