segunda-feira, 20 de julho de 2009

50 anos de emoções - 2003



Olá, amigos.

A série 50 anos de emoções vai chegando aos seus últimos posts, trazendo uma sequência que recorda cada ano da trajetória de Roberto Carlos na Música Popular Brasileira. São 50 anos em 50 posts, mostrando fatos que marcaram estas cinco décadas com RC.



O ano de 2003 ficou marcado pelo início de mais uma guerra dos Estados Unidos contra o Iraque. O presidente George W. Bush alegou a existência de armas de destruição para adentrar o país e em 20 de março ordenou o primeiro bombardeio à cidade de Bagdá. A busca pelas armas revelou que o poder de fogo dos iraquianos era ínfimos e as tais armas químicas para destruir os norte-americanos não existiam.



Após meses de perseguições, os soldados dos Estados Unidos capturaram o ex-ditador Saddam Hussein no dia 13 de dezembro. Ele estava preso num buraco subterrâneo, camuflado com tijolos e terra. Sua rendição foi pacífica. As primeira imagens de Saddam trouxeram ele sendo examinado por um médico americano.

O outro comandante do mundo conseguiu mais um tempo no poder. A Assembleia Nacional de Cuba elegeu Fidel Castro para mais cinco anos de mandato. As consequências deste período serão assunto de um dos próximos posts.



No Brasil, Luís Inácio Lula da Silva iniciou seu mandato aumentando de 200 para 240 reais o salário mínimo. Seu governo criou o Programa Fome Zero, que incluiu ajuda financeira às famílias (o Bolsa Família), construção de restaurantes populares, distribuição de suplementos alimentares e empréstimo de microcrédito para famílias mais pobres.

O governo de Lula causou polêmica por ter como ministro da Cultura o cantor Gilberto Gil. Muitas pessoas o criticaram por aparecer tocando bumbo ao lado do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Koff Annan, alegando que ele quebrou o protocolo. Neste ano, Gil receberia o Grammy Latino de Personalidade do Ano, em Miami.



2003 também trouxe um ano de comoção na classe média brasileira. Em 10 de novembro, os corpos dos estudantes Liana Friedenbach (de 16 anos) e Felipe Silva Caffé (de 19 anos) foram encontrados num sítio abandonado em Embu Guaçu, no estado de São Paulo. O casal de namorados estava passando um fim de semana romântico quando foi descoberto por um grupo de marginais liderado pelo bandido menor de idade Champinha. Felipe foi decaptado e Liana foi assassinada após sofrer abusos sexuais durante três dias.

A luta pela audiência gerou mais um episódio lamentável. No dia 7 de setembro, o programa Domingo legal levou ao ar uma suposta entrevista com líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa de São Paulo, na qual vinham ameaças a autoridades e também aos jornalistas Marcelo Rezende e José Luiz Datena. Foi descoberto que a entrevista era uma farsa e feita por atores, e Gugu passou alguns domingos sem ir ao ar.

Mais um time brasileiro chegou à final da Taça Libertadores da América e... novamente terminou derrotado depois dos dois jogos finais. O Santos perdeu as duas partidas - por 2 a 0 e 3 a 1 - para o argentino Boca Juniors.

O Cruzeiro chegou ao seu quarto título da Copa do Brasil, na final diante do Flamengo. Após um empate em 1 a 1 (com gols de Alex e Fernando Baiano) no Maracanã, o time venceu a partida de volta no Mineirão por 3 a 1, com gols de Deivid, Aristizábal e Luisão, com Fernando Baiano descontando.

O time mineiro se tornou o único time nas temporadas nacionais a conseguir a "tríplice coroa" no mesmo ano. Além do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil, o time foi campeão brasileiro de 2003, no novo formato que teve esta competição. Pela primeira vez, a disputa aconteceu em sistema de pontos corridos, com os 24 times jogando entre si em dois turnos.



Treinado por Vanderlei Luxemburgo, o Cruzeiro chegou ao seu primeiro título brasileiro, com 100 pontos ganhos (13 a mais que o segundo colocado, o Santos) e um ataque que marcou 102 gols em 46 jogos. O comandante da conquista foi o meia Alex.

A extensão do Campeonato Brasileiro proporcionou uma quebra de recorde. Seis anos depois de Edmundo chegar a 29 gols marcados, um grande artilheiro da história apareceu. O atacante Dimba, do Goiás, terminou a competição com 31 gols. Na Série B, Palmeiras e Botafogo ganharam o direito de voltar à Primeira Divisão no ano seguinte.

Roberto Carlos finalmente lançou o disco de inéditas que prometera para o ano anterior. Em 5 de dezembro, chegou às lojas o disco Pra sempre, com 10 novas músicas para seu repertório:



1 - Pra sempre, de Roberto Carlos

2 - Todo mundo me pergunta, de Roberto Carlos

3 - Acróstico, de Roberto Carlos

4 - Com você, de Roberto Carlos

5 - O encontro, de Roberto Carlos

6 - Como eu te amo, de Mauro Motta e Carlos Colla

7 - O Cadillac, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

8 - Seres Humanos, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

9 - História de amor, de Lula Barboza e Pedro Barezzi

10 - Eu vou sempre amar você, de Eduardo Lages e César Augusto

A dedicatória "Dedico esse disco, com todo meu amor, à Maria Rita" mostrava que era mais um álbum destinado a falar de amores bem-sucedidos. Até mesmo a safra de outros compositores (ao lado da dupla Mauro Motta e Carlos Colla, vinha uma parceria inédita de Eduardo Lages com o produtor musical César Augusto e uma "bossa nova" de Lula Barboza e Pedro Barezzi) veio cercada de declarações de amor.

A parceria com Erasmo Carlos reapareceu timidamente, e em canções que não traziam declarações amorosas. Ela está presente em Seres Humanos (lançada originalmente no ano anterior) e na homenagem à Jovem Guarda O Cadillac. Ao contrário de O calhambeque, na qual o carro era citado, agora os dois escreviam uma canção na qual o Cadillac era protagonista.

Erasmo voltou a aparecer no Roberto Carlos Especial depois de cinco anos de ausência. Os dois interpretaram É preciso saber viver no palco do Maracanãzinho, e em seguida foi ao ar ele interpretando Mesmo que seja eu. O show no ginásio foi a base do programa, intercalado com trechos de entrevistas com RC. O programa trouxe clipes de músicas lançadas em Pra sempre e de um ótimo encontro com Zeca Pagodinho - os dois cantaram Além do horizonte e Zeca interpretou sozinho a música Verdade.

A vertente amorosa de Roberto Carlos veio em novas canções que ele fez sozinho. Cada uma de suas músicas apresentou um pouco de seu amor por Maria Rita: Todo mundo me pergunta, Com você, O encontro e a curiosa Acróstico, na qual a primeira letra de cada verso formava a frase "Maria Rita meu amor".

Mas a canção emblemática do ano de 2003 seria a que deu nome ao disco e, mais tarde, a um show de Roberto Carlos. O show é um assunto para o próximo post.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos no clipe de Pra sempre, fox que abria seu disco de 2003.

Abraços a todos, Vinícius.

PRA SEMPRE - Roberto Carlos

Tudo nesse mundo pode se modificar
Pode até mudar a posição do sol e o mar
Que eu vou te amar
Eu vou te amar

Haja o que houver
Nada vai mudar
Cada vez maior
Eu sei que o nosso amor será pra sempre

Esteja onde estiver
Passe o tempo que passar
Não importa quando
Eu sei que o nosso amor será
Pra sempre

Dias vão nascer
Estaremos lado a lado
Ventos vão soprar
Estaremos abraçados

E a noite as estrelas no céu
Estarão sorrindo
Olhando pra nós e dizendo
Como esse amor é lindo
Tão lindo, tão lindo

Haja o que houver
Nada vai mudar
Cada vez maior eu sei que o nosso amor será
Pra sempre

Sempre nos amamos
Em algum tempo, algum lugar
São as nossas almas que se amam e vão se amar
Pra sempre


Por séculos, milênios
Dimensões qualquer lugar
Somos um do outro
E assim sempre será
Nada vai mudar
A gente vai se amar
Pra sempre

Pra sempre...
Pra sempre...

2 comentários:

Armindo Guimarães disse...

Olá, pá!

Excelente retrospectva!

Abraços robertocarlisticos

Márcia Tristão-Bennett disse...

Vinicius!!!!!!!!!!!


Adorei!!!!!!!!!!!!!!Parabens!!!!!!!!!!

Beijos