segunda-feira, 6 de julho de 2009

50 anos de emoções - 1998



Olá, amigos.

A série 50 anos de emoções traz mais um post nesta sequência que enumera cada ano da carreira de Roberto Carlos. São 50 anos em 50 posts, contando passo a passo a trajetória de RC na Música Popular Brasileira.

1998 proporcionou que todo mundo conseguisse encontrar o que queria na Internet com mais facilidade. Era fundada a empresa Google, que aos poucos se tornou o serviço de busca mais utilizado no mundo virtual. Neste mesmo ano, Bill Gates anunciou a criação do Windows 98.

O ano ficou marcado pelo aceno à paz na Irlanda do Norte. O Acordo de Belfast, assinado numa Sexta-Feira Santa, trouxe uma tentativa para que os conflitos entre protestantes e católicos acabassem no país.

Os progressos da ciência que aconteceram nos anos anteriores ainda era visto com maus olhos: 19 países europeus proibiram a prática da clonagem humana. Nos Estados Unidos, um jovem de 11 e um de 13 anos chamaram a atenção do mundo quando dispararam tiros contra pessoas da escola Westside. Quatro estudantes e um professor morreram, e 10 pessoas ficaram feridas.

O Brasil passou por um momento histórico em seu processo eleitoral. Pela primeira vez, o país reelegeu um presidente. Fernando Henrique Cardoso foi o primeiro beneficiado pela emenda da reeleição, aprovada anos antes. Ele venceu as eleições logo no primeiro turno, com ampla vantagem sobre o segundo colocado - Lula, que se candidatou pela terceira vez consecutiva.

Mesmo com a derrota de Luís Inácio Lula da Silva na disputa pela cadeira mais cobiçada do país, o PT teve seu momento histórico na política. A senadora Benedita da Silva se tornou a primeira mulher a presidir uma Sessão no Congresso Nacional.

A Seleção Brasileira chegou à Copa do Mundo de 1998 com amplo favoritismo e uma equipe formada de estrelas. Nem mesmo o corte de Romário às vésperas do torneio tirou do atual campeão da Copa a expectativa por um novo título. Treinado por Zagallo (único tetracampeão mundial, com duas Copas como jogador, uma como técnico e outra como auxiliar de Carlos Alberto Parreira) e tendo como auxiliar Zico, o time estreou com uma vitória não muito convincente por 2 a 1 sobre a Escócia. Na segunda partida, o resultado de 3 a 0 diante do Marrocos foi melhor aos olhos dos torcedores. Mesmo com a derrota por 2 a 1 para a Noruega, a equipe conseguiu se classificar em primeiro lugar. Após uma vitória por 4 a 1 sobre o Chile nas oitavas e outra por 3 a 2 sobre a Dinamarca, nas quartas, o goleiro Taffarel levou o Brasil para sua segunda final de Copa consecutiva. Com o empate em 1 a 1 no tempo normal do jogo com a Holanda, o goleiro defendeu dois pênaltis e a Seleção venceu por 4 a 2.

Entretanto, um caso misterioso afetou consideravelmente a Seleção Brasileira no dia da decisão, contra a anfitriã França. Horas antes do jogo acontecer, o atacante Ronaldo teve uma crise convulsiva no hotel onde o time estava. Mesmo assim, ele foi escalado para entrar em campo na final. Abalada pelo susto com o artilheiro e totalmente desorganizada em campo, a equipe foi facilmente neutralizada pelos franceses, e saiu de campo com uma derrota por 3 a 0, com dois gols de Zidane e um de Petit.

Após o fracasso da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, o Brasil voltou ao topo internacional, tendo um representante do país como melhor da América do Sul. Depois de passar pelos três mais recentes campeões sul-americanos nas fases anteriores (Cruzeiro, Grêmio e River Plate), o Vasco chegou ao seu primeiro título da Taça Libertadores da América, com duas vitórias sobre o equatoriano Barcelona na final. No Rio de Janeiro, Donizete e Luizão fizeram os gols da vitória por 2 a 0. Em Quito, a dupla de ataque marcou novamente dois gols, mas a vitória veio pelo placar de 2 a 1. No entanto, a equipe cruzmaltina não conseguiu superar o amplo favoritismo do espanhol Real Madrid, e perdeu o Mundial Interclubes. O volante Nasa fez um gol contra que abriu o placar para o time da Espanha, Juninho empatou para os vascaínos e, ao final, Raúl fez o 2 a 1 que deu o título à equipe madrilenha.

Mesmo depois de perder por 1 a 0 para o Cruzeiro na primeira partida da final no Mineirão (com gol de Fábio Júnior), os gols de Paulo Nunes e Oséas deram ao Palmeiras a vitória por 2 a 0 na final da Copa do Brasil. Foi o primeiro título do alviverde paulista.

Desta vez, o Fluminense teve de disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. Com apresentações pífias, o tricolor das Laranjeiras foi rebaixado para a Terceira Divisão do torneio.

A Primeira Divisão voltou a ter 24 clubes, e, após jogarem todos contra todos, os oito primeiros se classificaram para a disputa de "mata-mata", mas agora o desempate aconteceria em três jogos - só em caso de uma equipe vencer as duas primeiras partidas, não seria necessária a realização da terceira partida. Corínthians e Cruzeiro foram credenciados para a final da competição. Após um empate em 2 a 2 no Mineirão e um empate em 1 a 1 no Morumbi, o alvinegro paulista conquistou seu segundo título do Campeonato Brasileiro ao vencer por 2 a 0, com gols de Edilson e Marcelinho Carioca.

Roberto Carlos chegou a 1998 com um novo show. Com estreia em Natal no dia de seu aniversário, RC apresentou em Romântico o seguinte repertório:

Amada, amante
Falando sério
Adios
Detalhes
Outra vez
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Jovens tardes de domingo
Texto sobre a Jovem Guarda (com O diamante cor-de-rosa como música de fundo)/ Nossa canção
Eu sou terrível /O taxista/ As curvas da estrada de Santos/ 120...150...200 km por hora/ Todas as manhãs/ Caminhoneiro/ Por isso corro demais/ Parei na contramão/ O calhambeque
De tanto amor
Emoções
Eu quero apenas
Cavalgada
Abrazáme así
Coração de Jesus
Nossa Senhora

Jesus Cristo

Além da inclusão de músicas do disco Canciones que amo (Adiós, Abrázame así e Coração de Jesus), este show apresentou momentos marcantes para os espectadores. Após interpretar Jovens tardes de domingo, RC contou alguns detalhes sobre os momentos da Jovem Guarda e cantou Nossa canção. Em vez de se ater a músicas desta época, logo em seguida entrou um pout-pourri formado por músicas de velocidade, incluindo outras "épocas" de sua discografia, como a fase soul em 120...150...200 km por hora e As curvas da estrada de Santos e o estilo country de Caminhoneiro e Todas as manhãs.

Num momento intimista, Roberto relembrou do momento em que Claudette Soares transformou sua música De tanto amor em sucesso, e depois interpretou-a acompanhada somente de um piano. Novamente, RC dedicou as últimas partes de sua apresentação a canções religiosas - Coração de Jesus, Nossa Senhora e Jesus Cristo.

Alguns números deste show ficariam guardados também na discografia de Roberto Carlos. Em 1998, Maria Rita começou a ter problemas de saúde e, assim que foi detectado o câncer da região pélvica, RC transferiu-a para o Hospital Albert Einstein em São Paulo. Roberto alternava sua rotina entre shows e o apoio à esposa no hospital.

Roberto transferiu as gravações também para estúdios em São Paulo, mas não conseguiu fazer um disco de inéditas a tempo. O jeito encontrado foi pegar seis momentos do show Romântico para completar as 10 faixas de seu álbum lançado ao final daquele ano. Eis o repertório:

1 - Meu Menino Jesus, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - O baile da fazenda, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos (participação de Dominguinhos)

3 - Eu te amo tanto, de Roberto Carlos

4 - Vê se volta pra mim, de Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle

5 - De tanto amor (versão ao vivo), de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

6 - Debaixo dos caracóis dos seus cabelos (versão ao vivo), de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

7 - Nossa canção (versão ao vivo), de Luiz Ayrão

8 - Amada amante (versão ao vivo), de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

9 - Falando sério (versão ao vivo), de Maurício Duboc e Carlos Colla

10 - Outra vez (versão ao vivo), de Isolda

A rotina alterada afetou também o Roberto Carlos Especial deste ano. Desta vez, as gravações ficaram restritas a estúdio, e o repertório foi escolhido através de votação do público durante alguns domingos do programa Domingão do Faustão. Os convidados foram Erasmo Carlos (com quem RC teve um ótimo papo sobre parcerias) e os músicos Robertinho de Recife e Dominguinhos.

O sanfoneiro fez parte do instrumental de O baile da fazenda, forró delicioso apresentado no programa com um clipe protagonizado pela atriz Karina Barum e pelo dançarino Carlinhos de Jesus. Roberto e Erasmo também assinaram a natalina Meu Menino Jesus. Da safra de músicas feitas em estúdio, a dupla Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle entregou a RC o pagode Vê se volta pra mim.

E, pela primeira vez desde 1967, Roberto Carlos assinou sozinho uma música. Ele não se sentiu à vontade para dividir a autoria com Erasmo para uma canção feita para Maria Rita, enquanto ela estava no leito do hospital. Assim, ele apresentou ao seu público a canção que ele considera (ao lado de Detalhes) sua música favorita.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos em registro do show Romântico em Florianópolis.

Abraços a todos, Vinícius.

EU TE AMO TANTO - Roberto Carlos

Eu não me acostumo sem seus beijos
E não sei viver sem seus abraços
Aprendi que pouco tempo é muito
Se estou longe dos seus braços

E por isso eu te procuro tanto
E te telefono a toda hora
Pra dizer mais uma vez `te amo`
Como estou dizendo agora

Faço qualquer coisa nessa vida
Pra ficar um pouco do seu lado
Todo mundo diz que não existe
Ninguém mais apaixonado

Meu amor, você é minha vida
Sua vida eu também sei que sou
Cada vez mais juntos
Quem procura por você
Sabe onde estou

Olha, eu te amo tanto e você sabe
Sou capaz de tudo se preciso
Só pra ver brilhar a todo instante
No seu rosto esse sorriso...

2 comentários:

James Lima disse...

Um ano triste para Roberto Carlos.

Entretanto, gosto demais das inéditas desse ano, e o especial também é maravilhoso.

Uma pena deixarem grandes números do show "Romântico" fora do disco.

Um Forte Abraço
James Lima
www.robertocarlosbraga.blogspot.com

Everaldo Farias disse...

Sim, eu nunca tinha visto o rei tão triste! Até então estávamos acostumados a vê-lo sorrindo!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!