quinta-feira, 16 de julho de 2009

50 anos de emoções - 2001



Olá, amigos. A série 50 anos de emoções chega hoje ao primeiro ano do século XXI. Post a post, esta sequência está recordando cada um dos 50 anos de carreira de Roberto Carlos.

O ano de 2001 ficará para sempre resumido por uma data. Um dia que comprometeria todo o mandato do presidente americano George W. Bush.



Às 8:45 da manhã do dia 11 de setembro, um Boeing 767 da American Airlines atingiu a torre norte do World Trade Center. 18 minutos depois, outro Boeing 767 da American Airlines atingiu a Torre Sul do centro econômico dos Estados Unidos. Um avião também atingiu o Pentágono, em Washington. Todos movimentos arquitetados por terroristas ligados ao Al Qaeda, grupo xiita do Afeganistão liderado por Osama Bin Laden.

O território afegão já tinha mostrado seu radicalismo contra as outras religiões alguns meses antes. O líder talibã Muhammad Omar recomendou que as estátuas de Budas fossem destruídas.



No Brasil, a Plataforma P-36 (pertencente à Petrobrás), da Bacia de Campos, sofreu três explosões consecutivas e causou a morte de 11 pessoas. A P-36 era a maior plataforma em capacidade de produção de petróleo.

A TV Globo passou por uma tragédia no início do ano. Em 11 de janeiro, um incêndio destruiu o cenário do programa Xuxa Park, enquanto a apresentadora gravava seu programa. 26 pessoas ficaram feridas e o segurança de Xuxa morreu queimado.

A Transbrasil já vivia uma crise quando, a 3 de dezembro de 2001, a companhia ficou sem crédito para a compra de combustíveis. Todos os seus voos foram cancelados e no dia seguinte os funcionários fizeram protestos exigindo o pagamento dos salários atrasados.

O Grêmio chegou ao seu quarto título da Copa do Brasil. Após um empate em 2 a 2 com o Corínthians no Olímpico (Luís Mário marcou os gols do tricolor gaúcho e os jogadores Marcelinho Carioca e Müller fizeram os gols dos corintianos), o time surpreendeu o alvinegro paulista com uma vitória por 3 a 1 no Morumbi. Marinho, Zinho e Marcelinho Paraíba fizeram os gols gremistas, e Ewerthon descontou para o Corínthians.

Criada pela Confederação Brasileira de Futebol para escolher o quinto representante brasileiro na Taça Libertadores da América, a Copa dos Campeões chegou à sua segunda edição, reunindo campeões dos estaduais do Rio de Janeiro e de São Paulo, o campeão e o vice das Copas Sul-Minas e Nordeste e os campeões do Torneio Rio-São Paulo e da Copa Norte. O Flamengo venceu o São Paulo por 5 a 3 no primeiro jogo em Maceió e, mesmo perdendo por 3 a 2 a partida de volta, em Alagoas, foi o classificado para a competição sul-americana.

Passada a lambança da Copa João Havelange, a CBF voltou a organizar o Campeonato Brasileiro de 2001. Os 28 participantes jogavam entre si em turno único, e classificavam-se os quatro primeiros para semifinais em ida e volta. No entanto, houve uma mudança e em vez dos quatro clubes, acabaram se classificando oito. Com isto, as quartas-de-final e as semifinais foram decididas em um jogo só.



A final trouxe dois times que brigavam pelo primeiro título: Atlético Paranaense e São Caetano (que tinha sido vice-campeão do ano anterior). O rubro-negro do Paraná chegou ao seu primeiro título com duas vitórias. Na Arena da Baixada, o time venceu por 4 a 2, com três gols de Alex Mineiro e um de Ilan, com Mancini e Marcos Paulo descontando, e um gol de Alex Mineiro deu a vitória no jogo de volta, realizado no Anacleto Campanella.

No ano em que completou 60 anos de idade, Roberto Carlos decidiu ter um ano mais próximo do público jovem. Ele aderiu à iniciativa de realizar o Acústico MTV, trazendo releituras de seus sucessos agora em versões acústicas. Nos dias 9 e 10 de maio, RC gravou shows para que seu trabalho fosse lançado no meio do ano.

No entanto, a MTV impediu que a TV Globo filmasse as apresentações de Roberto. Em represália, a emissora do Jardim Botânico vetou que o canal de música exibisse imagens da apresentação. O atrito entre as duas emissoras e o perfeccionismo do cantor fizeram com que o disco saísse somente em dezembro. E, pela primeira vez, Roberto Carlos apareceu em dois formatos: disco e DVD. O show chegou às lojas com 14 músicas, três a menos que as apresentações originais. Eu quero apenas, Olha e Debaixo dos caracóis dos seus cabelos foram retiradas da edição final.



1 - Além do horizonte, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - As curvas da Estrada de Santos, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

3 - Parei na contramão, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos (participação de Milton Guedes)

4 - Detalhes, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

5 - Por isso corro demais, de Roberto Carlos

6 - É proibido fumar, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos (participação de Samuel Rosa)

7 - Todos estão surdos, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

8 - Eu te amo tanto, de Roberto Carlos

9 - O grude (um do outro), de Roberto Carlos

10 - Eu te amo, te amo, te amo, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

11 - O calhambeque (Road Hog), de Gwen e John Laudermilk, com versão de Erasmo Carlos

12 - É preciso saber viver, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos (com participação de Tony Bellotto)

13 - Emoções, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

14 - Jesus Cristo, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

RC seguiu o formato da MTV - chamar convidados para algumas faixas - mas restringiu a participação deles à parte instrumental. Milton Guedes fez um solo de gaita em Parei na contramão, o vocalista do Skank, Samuel Rosa, fez um solo de violão na música É proibido fumar e o "titã" Tony Bellotto ficou a cargo do solo de violão em É preciso saber viver.

Esta faixa simbolizou a acentuação do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) de RC. No verso "se o bem e o mal existem", Roberto suprimiu a palavra "mal" e criou a frase "se o bem e o bem existem". O cantor evitava incluir em seu repertório canções negativas, e chegou a alterar os versos da canção que abre o disco. A estrofe de 1975 trazia:

Se você não vem comigo
Tudo isso vai ficar
No horizonte esperando
Por nós dois

Se você não vem comigo
Nada disso tem valor
De que vale o paraíso
Sem amor?


Em 2001, Roberto cantou:

Porque você vem comigo
Tudo isso existe lá
No horizonte esperando
Por nós dois

Porque você vem comigo
Tudo isso tem valor
Pois só vale o paraíso
Com amor


A nova roupagem trouxe leituras interessantíssimas, como a versão mais intimista para Emoções e deu margem para Roberto se apresentar também de maneiras diferentes. A clássica Detalhes ele interpretou sentado num banquinho e dedilhando o violão. E Eu te amo tanto ganhou um tom ainda mais confessional com ele interpretando a música ao piano.

Com o "fantasma" de Roberto Carlos ter gravado um disco que levou nome e formato da concorrente, a TV Globo fez no improviso seu Roberto Carlos Especial de 2001. A ordem das músicas do Acústico MTV foi alterada - e também foram acrescentadas as canções Amor sem limite e Quando digo que te amo - e nos números em que tinham participações especiais, Roberto e os três convidados apareciam em estúdio.

O show de Roberto Carlos é, até o momento, o único Acústico que a MTV não pôde exibir. No clipe de divulgação do disco mostrado na emissora, Roberto Carlos aparece somente na capa do LP de 1971 - ano no qual foi lançada a música do clipe. Afinal, três décadas depois de seu lançamento original, ainda parecia bem atual a ideia de que "todos estão surdos".

Segue a letra! Na foto inicial, Roberto Carlos durante o show do Acústico MTV.

Abraços a todos, Vinícius.

TODOS ESTÃO SURDOS - Roberto e Erasmo

Desde o começo do mundo
Que o homem sonha com a paz
Ela está dentro dele mesmo
Ele tem a paz e não sabe
É só fechar os olhos e olhar pra dentro de si mesmo

Tanta gente se esqueceu
Que a verdade não mudou
Quando a paz foi ensinada
Pouca gente escutou

Meu Amigo, volte logo
Venha ensinar meu povo
O amor é importante
Vem dizer tudo de novo

Outro dia, um cabeludo falou:
“Não importam os motivos da guerra
A paz ainda é mais importante que eles.

”Esta frase vive nos cabelos encaracolados
Das cucas maravilhosas
Mas se perdeu no labirinto
Dos pensamentos poluídos pela falta de amor.
Muita gente não ouviu porque não quis ouvir
Eles estão surdos !

Tanta gente se esqueceu
Que o amor só traz o bem
Que a covardia é surda
E só ouve o que convém

Mas, meu Amigo, volte logo
Vem olhar pelo meu povo
O amor é importante
Vem dizer tudo de novo

Um dia o ar se encheu de amor
E em todo o seu esplendor as vozes cantaram.
Seu canto ecoou pelos campos
Subiu as montanhas e chegou ao universo

E uma estrela brilhou mostrando o caminho
“Glória a Deus nas alturas
E paz na Terra aos homens de boa vontade”

Tanta gente se afastou
Do caminho que é de luz
Pouca gente se lembrou
Da mensagem que há na cruz

Meu Amigo, volte logo
Venha ensinar meu povo
Que o amor é importante
Vem dizer tudo de novo...

Um comentário:

James Lima disse...

Infelizmente, inicia-se aqui a fase da carreira do Roberto que eu menos curto. A mais sem graça, digamos assim, por ser bastante repetitiva. A fase "deprê pós Maria Rita".

Costumo dividir a carreira do RC assim:

59 a 64 - Um cantor qualquer
65 a 68 - Jovem Guarda
68 a 72 - Fase "soul"
73 a 83 - Fase erótica
84 a 90 - Fase "dor de cotovelo"
91 a 2000 - Amor Sem Limites
2001 a 2006 - Fase deprê pós Maria Rita
2007 até hoje - Fase contemporânea

Em contraste com a fase pós Maria Rita, a fase contemporânea tem trazido muitas alegrias e surpresas, como grandes duetos (dentre eles com Alcione, Rita Lee e aquela surpresa do Erasmo semana passada) e grandes discos, como o "Bossa Nova 50 Anos".

Talvez o melhor trabalho dessa fase deprê seja esse disco "Acústico MTV", que possibilitou ao Roberto um grande avanço na reaproximação com os jovens. Além disso, foi o primeiro disco de Roberto Carlos que eu tive.

Bom, é isso. Parabéns, as postagens estão muito boas !

Um Forte Abraço
James Lima
http://www.robertocarlosbraga.blogspot.com/