terça-feira, 28 de julho de 2009

50 anos de emoções - 2007



Olá, amigos.

A série 50 anos de emoções chega ao seu antepenúltimo post, nesta longa trajetória que trouxe, inclusive, inovações para o Emoções de Roberto Carlos. Este blogue agora está valorizando imagens em seus posts, atendendo a uma gratíssima sugestão do amigo James Lima, autor do blogue Roberto Carlos Braga. Esta foi a maneira encontrada para comemorar a trajetória da carreira de RC.

O ano de 2007 foi de alerta para todas as economias do mundo. Com a crise na Bolsa de Valores de Xangai, as demais bolsas sofreram graves consequências.

Este viria a ser um ano de muita violência. Em Blacksburn, na cidade de Virginia, Cho Seung-Hui realizou o "Massacre de Virginia Tech", ao abrir fogo na Universidade de Virginia. Foram 33 mortos e 21 feridos. 134 pessoas morreram em uma onda de violência na República do Congo em janeiro. No Paquistão, a ex-primeira ministra Benazir Bhuttho foi assassinada.

O terrorista Osama bin Laden apareceu mais uma vez em vídeo para fazer ameaça aos Estados Unidos. Desta vez, ele fez ameaças à população americana, que só seriam retiradas caso a população se convertesse ao islamismo.



O Papa Bento XVI anunciou a canonização de Frei Galvão. Ele se tornou o primeiro santo nascido no Brasil (Madre Paulina era italiana de nascimento).



O mundo ficou estarrecido a partir do dia 3 de maio de 2007. Neste dia, a menina Madeleine McCann desapareceu na Praia de Luz, em Algarve, onde passava férias com seus pais e seus dois irmãos - que eram gêmeos. Até o momento, não há notícia de Madeleine.



Outra barbaridade envolvendo criança aconteceu no Rio de Janeiro. No dia 7 de fevereiro, o menino João Hélio Fernandes Viettes, de seis anos, se tornou mais uma vítima da violência na cidade. Um grupo de homens armados rendeu a mãe, Rosa Cristina Fernandes, no bairro de Oswaldo Cruz e ordenou que ela saísse do carro. Rosa e a filha Aline saíram, mas o garoto não conseguiu se soltar do cinto de segurança. Os bandidos arrancaram com o carro em alta velocidade e o menino ficou preso do lado de fora, sendo arrastado por sete quilômetros.

O Brasil descobriu uma bacia de petróleo e gás no litoral de Santos. Eram seis bilhões de barris, que o tornaram uma nação exportadora de petróleo.

Em plena época de caos aéreo, o país ficou estarrecido no dia 17 de julho. O voo 3054 da TAM fazia o trajeto entre Porto Alegre e São Paulo e na hora de aterrisagem no Aeroporto de Congonhas, ele não conseguiu frear e se chocou com um prédio da TAM Express e bateu numa cobertura de um posto de gasolina. Entre tripulantes, passageiros e pessoas do prédio, foram 199 mortos.

Na Taça Libertadores da América, o futebol brasileiro foi derrotado no confronto com uma equipe argentina. O Grêmio não conseguiu passar pelo Boca Juniors, sendo derrotado por 3 a 0 em La Bombonera e por 2 a 0 no Olímpico.

Mais um time carioca sagrou-se campeão da Copa do Brasil. O Fluminense empatou com o Figueirense em 1 a 1 (Henrique abriu o placar para a equipe catarinense e Adriano Magrão empatou para o tricolor), e no Orlando Scarpelli um gol de Roger aos três minutos de jogo deu o título para o tricolor.



Pela segunda vez consecutiva, o São Paulo sagrou-se campeão brasileiro - seu quinto título no torneio. O time chegou aos 77 pontos, 15 pontos a mais do que o vice-líder, o Santos. Um dado curioso na classificação final: o Cruzeiro foi credenciado para disputar a Taça Libertadores da América porque o Fluminense terminou em quarto lugar. O tricolor já estava na competição pela conquista da Copa do Brasil, portanto, abriu-se mais uma vaga no Campeonato Brasileiro.



Mas o campeonato de 2008 perderia um pouco de sua tradição. O Corínthians fez uma péssima campanha em 2007, e terminou entre os quatro últimos. O alvinegro paulista foi rebaixado para a Série B do ano seguinte.



2007 foi um ano importantíssimo na carreira do "gênio da área" brasileira. Em 21 de maio, um pênalti bem cobrado foi o gol mais importante de Romário. No estádio de São Januário, o atacante fez o gol de número 1000 de sua carreira, na partida em que o Vasco venceu o Sport Recife por 3 a 1. Ele faria mais dois gols diante do Grêmio, até um afastamento por uma acusação de doping fazê-lo encerrar a carreira aos 41 anos.

Roberto Carlos passou o ano em sua turnê de shows, dentre eles um em Miami que estava previsto para sair em disco e em DVD. Mas, devido a problemas de mixagem, Roberto Carlos en vivo só viria em meados do ano seguinte. Ou seja, é um assunto para o próximo post.



Mas o público não ficaria abandonado este ano. Além de seu tradicional Roberto Carlos Especial voltar a ser exibido em 25 de dezembro - tendo como convidados a atriz Camila Pitanga, o cantor Gilberto Gil, a cantora Alcione e o grupo Roupa Nova - vieram dois novos produtos no mercado. As caixas Pra sempre em espanhol trouxeram 22 discos reunidos em dois volumes. Enfim, chegaram ao Brasil versões em castelhano de sucessos de RC e também canções jamais gravadas aqui.



Uma delas é a que vai encerrar este post. Lançada no álbum Pajaro herido (lançado em 1990, mas com boa parte da safra do LP de 1989), tem uma peculiaridade da "latinidade" de Roberto Carlos.

Segue a letra! Na foto, um registro deste que vos escreve para o especial de 2007.

Abraços a todos, Vinícius.

ME HAS ECHADO AL OLVIDO - Roberto Livi e Rudy Perez

Que de mi amor te haz olvidado
Que ya no estás más a mi lado
Y que por fin te sientes libre
Les dices

Que fue un error vivir conmigo
Y que el quererme fue un castigo
porque no sirvo para amarte
Tu les dices

Que te propones nunca más volverme a ver
Que mi tristeza no te puede hacer volver
Que todo ha terminado ya
Que te haz acostumbrado a verme y no quererme
Y me has abandonado

Me has echado al olvido
Haz dejado de amarme
A tu amor lo he perdido
Y como voy a hacer para olvidarte

Me has echado al olvido
Ya no estoy en tu vida
Y aunque sé lo que dices,
Yo guardo una esperanza todavía...

2 comentários:

James Lima disse...

É... Talvez não seja o ano mais produtivo da carreira de Roberto Carlos, mas o lançamento dos boxes em espanhol, a volta do Rei ao canecão e a volta dele aos palcos de Miami foram acontecimentos que tornaram esse ano inesquecível !

Mais uma vez, obrigado pela citação ao meu nome ! Tenha certeza que o blog está muito bom !

Um Forte Abraço
James Lima
http://robertocarlosbraga.blogspot.com

Everaldo Farias disse...

Cara,

Esse ano lamentei não haver nenhum lançamento do rei. Mas, o especial foi legal e você estava lá, para nos noticiar tudo!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!