sábado, 17 de maio de 2008

Casa, esquinas e quintais - 2



Olá, amigos.

Na seqüência da série Casa, esquinas e quintais, hoje batemos à porta para adentrar no lar das canções que Roberto Carlos compôs ou interpretou que trazem detalhes tão pequenos de um dia-a-dia de uma casa. Iniciamos com um panorama das recordações caseiras presente nos versos de Aquela casa simples, escrita por Roberto e Erasmo e lançada no LP de RC do ano de 1986.

Agora é a vez de passarmos para dentro da casa, e de um ponto de vista especialmente nostálgico, de quem retorna depois de muito tempo longe. Todos os sentimentos começam a passar pelo coração logo que se chega diante de um PORTÃO - aquela porta feita de ferro ou de madeira que serve para dar acesso ao quintal ou ao jardim de uma casa (palavras do Dicionário Aurélio).

No LP lançado por Roberto Carlos em 1974, uma das faixas foi destinada a mostrar em letra e música como é depois de tanto tempo estar em frente ao portão de casa. Algum tempo depois, Erasmo Carlos contaria em uma entrevista, como é o processo de composição dele com Roberto, e usaria como exemplo as idéias que geraram esta canção (recentemente, o Tremendão a incluiu em seu disco Erasmo Carlos convida - Volume II, dividindo os vocais com o grupo Kid Abelha):

"É como publicidade: vamos falando e tudo é válido. É o cineminha que a gente vai fazendo. Eu imagino uma coisa, por exemplo: o cara estava longe, viajando, e volta pra casa. Quando ele chega em casa, a gente começa com a câmera, né? Faz o cineminha. O cara se aproximando, parou em frente à casa dele, né? O que que ele vê? O cachorro... essa imagem é boa. O cachorro ficou feliz quando viu o dono, vem abanando o rabo. Aí a gente tem que botar essa imagem em forma poética. Então o cachorro abanando o rabo vira "meu cachorro me sorriu latindo". Aí o cara entra, o que ele vê dentro da casa? O retrato amarelado na parede. A gente faz uma espécie de laboratório, vai anotando as imagens, as rimas".

Neste segundo post da série Casa, esquinas e quintais, nosso panorama pelo cotidiano de um lar presente na discografia de Roberto Carlos agora chega em frente ao portão. E atravessa a porta, rumo a outras recordações que viriam nas canções que ele gravou.

Segue a letra! Na foto, uma imagem do clipe que ele fez para a música com a qual encerramos hoje - presente em seu Roberto Carlos Especial de 1976 e depois reapresentada no programa de 1979.

Abraços a todos, Vinícius.

O PORTÃO - Roberto e Erasmo

Eu cheguei em frente ao portão
Meu cachorro me sorriu latindo
Minhas malas coloquei no chão
Eu voltei

Tudo estava igual como era antes
Quase nada se modificou
Acho que só eu mesmo mudei
E voltei

Eu voltei agora pra ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei

Fui abrindo a porta devagar
Mas deixei a luz entrar primeiro
Todo o meu passado iluminei
E entrei

Meu retrato ainda na parede
Meio amarelado pelo tempo
Como a perguntar por onde andei
E eu falei:

Onde andei não deu para ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei

Sem saber depois de tanto tempo
Se havia alguém à minha espera
Passos indecisos caminhei
E parei

Quando vi que dois braços abertos
Me abraçaram como antigamente
Tanto quis dizer e não falei
E chorei

Eu voltei agora pra ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei

Eu parei em frente ao portão
Meu cachorro me sorriu latindo...

5 comentários:

Anônimo disse...

O portão é lindíssima e remete a grandes momentos dos especiais, vide 1976 e 2006.

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

James Lima disse...

Eita, padrinho !! Arrebentou ! Parabéns pela idéia da série, e "O Portão" faz qualquer um chorar...

É demais !

Anônimo disse...

Nossa! Amo essa canção; e no especial de 1976, ele canta dentro de um vagão de trem com seus músicos, que estão "voltando pra casa". No final, os passos do Rei e sua mão, chegando ao seu destino...LINDO! Uma das versões mais lindas dessa canção.
Um forte abraço.
Leda Martins.

Felipe Moura disse...

Parabéns pela matéria sumido!

Abração!

Felipe Moura
do Blog El Rey Roberto Carlos

Murillo Pompermayer disse...

Sensacional, como de costume, as idéias que meu amigo Vinícius tem... Na verdade, de impressionar! Quando o assunto é RC, você, meu amigo, discorre de maneira invejável, e o faz por, digamos, "caminhos" atípicos, mas com extrema competência.
Parabéns, bicho!