quinta-feira, 15 de maio de 2008

Casa, esquinas e quintais - 1



Olá, amigos.

Com o post de hoje, este blogue inicia uma nova viagem pela discografia de Roberto Carlos. A série Casa, esquinas e quintais enumera canções gravadas por RC que citam a casa e os vários ambientes que cercam ou que fazem parte do imóvel. São momentos musicais que passam pelas habitações presentes em seu repertório.

De acordo com o dicionário, a palavra CASA define um "lar" ou "cada uma das divisões de uma habitação", "local destinado a reuniões ou até a moradias". E na vasta obra de Roberto Carlos também há espaço para contar todas as emoções vividas em ambientes mais particulares.

A primeira recordação da série traz a nostalgia em letra e música presente no LP de 1986. Ano em que RC passou para os que acompanham sua carreira um pouco do que sentiu naquela casa simples que desde 2000 faz parte do patrimônio da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e foi transformada na Casa de Cultura Roberto Carlos. A casa tem seis pequenos cômodos, uma varanda, um porão e, em seu jardim tem dois flamboyants. Aquela casa simples que saiu de suas recordações para fazer parte de sua obra como cantor e compositor.

Segue a letra! Na foto, uma vista externa da casa em que RC nasceu e viveu parte de sua infância. Atualmente, a fachada dela é pintada de azul.

Abraços a todos, Vinícius.

AQUELA CASA SIMPLES - Roberto e Erasmo

Naquela casa simples
Você falou pra mim
Que eu tivesse cuidado
E não sofresse com as coisas desse mundo

Que eu fosse um bom menino
Que eu trabalhasse muito
Que o nome do meu pai soubesse honrar
E nunca fosse um vagabundo

Ainda não era dia
E você me dizia
Deus te abençoe, te guarde
E se mantenha sempre em sua companhia

E eu te olhei nos olhos
E te beijei a mão
Te disse amém e o meu abraço
Fez você ouvir meu coração

Vida minha, vida minha...

E andando pela rua
Meu pai bem junto a mim
Olhava com ternura
A lágrima a molhar meu paletó de brim

Toda minha bagagem
Num banco da estação
Era de amor, coragem
As bênçãos do meu pai, a fé e um violão

E na cidade grande
Tristeza e alegria
Uma saudade imensa
E a solidão que eu ainda não conhecia

E o tempo foi passando
Então eu compreendi
Cada palavra sua
Naquela manhã do dia em que eu parti

Vida minha, vida minha...
Vida minha, vida minha...

E veio a primavera
E as flores do jardim
Enchiam de perfume
As cartas que chegavam de você pra mim

Mas hoje com sorrisos
Podemos recordar
Mas sempre que me lembro
A emoção me dá vontade de chorar

Vida minha, vida minha...
Vida minha, vida minha...

Recordações...

3 comentários:

Anônimo disse...

Vinícius

Você sempre criando tópicos legais, muito legal isso mesmo! Um observação inédita na obra do rei Roberto Carlos!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

Anônimo disse...

Parabéns pelo tópico.
Amo essa canção do Rei.
Um forte abraço,
Leda Martins.

Anônimo disse...

Olá Vinícius,
Esta nova série "Casa, esquinas e quintais", que agora se inicia, vai decerto ser mais um super êxito neste seu blog.
Admiro a sua imaginação e bom gosto em nos trazer sempre temas tão originais.
"Aquela casa simples" é na verdade a canção ideal para ilustrar esta parte 1 da nova série dedicada ao tema "casa", neste caso a primeira casa do nosso Roberto Carlos.
Um abraço.