segunda-feira, 3 de maio de 2010

Uma noite em 67



Olá, amigos.

O festival É tudo verdade, que todos os anos apresenta no Rio de Janeiro e em São Paulo documentários nacionais, passou na edição deste ano um filme imperdível para todos os estudiosos da Música Popular Brasileira. Trata-se de Uma noite em 67, que fala sobre o III Festival da Record.

Dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil, o documentário alterna imagens históricas da emissora paulista com depoimentos atuais de personagens envolvidos na realização do festival, como o organizador Paulo Machado de Carvalho e o jurado Sérgio Cabral. Pena é que, por falta de tempo, a abordagem de Uma noite em 67 fica restrita aos cinco primeiros colocados do festival e ao artista que ficou marcado por um incidente durante a noite.



Naquela noite de 1967, Edu Lobo foi o grande vencedor. Sua música Ponteio (em parceria com Capinam), ficou em primeiro lugar, da interpretação de Edu com Marília Medalha.



Em segundo lugar, ficou Domingo no parque, de Gilberto Gil, cantada pelo autor com acompanhamento do grupo Mutantes, formado por Rita Lee e os irmãos Dias. Num festival em que muitos se apresentavam de terno, o universo tropicalista começava a mostrar seu espaço e ser reconhecido pelas belas contribuições musicais.



Em terceiro lugar, veio a riqueza em letra e música da obra de Chico Buarque, na bela Roda viva, que o autor apresentou acompanhado do grupo MPB-4. Em plena época de regime militar, muitos sabiam o que era a roda viva que carregava saudade, viola e destino.



No quarto lugar, mais um artista jovem ligado ao Tropicalismo. E Caetano Veloso fez sua geleia geral entre fotos, nomes, Cardinales, caras de presidentes e beijos de amor. Era Alegria, alegria.

Em quinto lugar, ficou Maria, carnaval e cinzas, de Luiz Carlos Paraná, apresentada por Roberto Carlos. Em Uma noite em 67, RC soube que um grupo de pessoas tinha ido ao Teatro Record para vaiá-lo. Bem-humorado, ele disse que se soubesse disto, não tinha comparecido à noite de 67.



Mas, nem só os vencedores passeiam pelo documentário de Renato Terra e Ricardo Calil. O cantor Sérgio Ricardo fala sobre sua reação intempestiva no palco do Teatro Record. Ao ser vaiado durante a apresentação de sua música Beto bom de bola, Sérgio interrompeu sua apresentação, quebrou o violão numa mesa e atirou em direção à plateia.

Há também imagens dos bastidores, cantores sendo entrevistados e falando da noite de apresentação. E também há Roberto Carlos, em 1967, contando uma piada interna. Quer saber qual? Assista ao documentário Uma noite em 67! E também veja Roberto Carlos, então rei da Jovem Guarda, cantando um belo samba de Luiz Carlos Paraná. A canção foi gravada em compacto e, mais tarde, fez parte do LP San Remo 68.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos e o conjunto O Grupo.

Abraços a todos, Vinícius.

MARIA, CARNAVAL E CINZAS - Luiz Carlos Paraná

Nasceu Maria quando a folia
Perdia a noite ganhava o dia
Foi fantasia seu enxoval
Nasceu Maria no carnaval

E não lhe chamaram assim como tantas
Marias de santas, Marias de flor
Seria Maria, Maria somente
Maria semente de samba e de amor

Não era noite, não era dia
Só madrugada, só fantasia
Só morro e samba, viva Maria
Quem sabe a sorte lhe sorriria

E um dia viria de porta-estandarte
Sambando com arte, puxando cordões
E em plena folia de certo estaria
Nos olhos e sonhos de mil foliões

Morreu Maria quando a folia
Na quarta-feira também morria
E foi de cinzas seu enxoval
Viveu apenas um carnaval

Que fosse chamada então como tantas
Marias de santas, Marias de flor
Em vez de Maria, Maria somente
Maria semente de samba e de dor

Não era noite, não era dia
Somente restos de fantasia
Somente cinzas, pobre Maria
Jamais a vida lhe sorriria

E nunca viria de porta-estandarte
Sambando com arte puxando cordões
E não estaria em plena folia
Nos olhos e sonhos de seus foliões

E não estaria em plena folia
Nos olhos e sonhos de seus foliões

Maria, Maria, Maria...

P.S.: abaixo, o trailer do documentário Uma noite em 67:

Um comentário:

Everaldo Farias disse...

Cara,

Gostei bastante desse tópico. História pura da música brasileira!
Fico imaginando que ali começou toda essa interação que tanto admiro na nossa música! Valeu!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!