domingo, 23 de maio de 2010

O bofe - SÓ DE BRINCADEIRA




Olá, amigos.

A série de músicas de Roberto Carlos e Erasmo Carlos para a novela O bofe chega a mais uma postagem. Nos posts mais recentes, a gente está contando histórias e curiosidades da novela de Bráulio Pedroso exibida em 1972 pela TV Globo que teve trilha totalmente escrita pela dupla.

A foto de hoje mostra um núcleo da novela. Com relação a Suzana Vieira, sabemos apenas o nome da personagem que ela interpretou - Marilena. Infelizmente, não há nenhum dado sobre seu papel em O bofe.

Abraçado a Betty Faria, há um artista que é a marca do pioneirismo e da genialidade na arte brasileira: o polonês Zigbinew Ziembisnki. Ator de grande destaque na Polônia, ele se refugiou da guerra no Brasil em 1941.

Dois anos depois, realizou com o grupo Os Comediantes a maior ousadia na época do teatro brasileiro. O ano de 1943 tornou-se o marco do teatro brasileiro com a montagem de Vestido de noiva, peça de Nelson Rodrigues, que colocava em cena a ação em três planos diferentes - a ação atual, a memória e a imaginação. Com 132 efeitos de luz e 20 refletores - sendo dois deles "emprestados sem aviso prévio" do jardim do Palácio Guanabara, Ziembinski pôs no palco o moderno teatro brasileiro.



E com a novela O bofe, mais uma vez "Zimba" foi pioneiro. Ele interpretou o primeiro personagem travestido da história da telenovela. Seu papel era o da velha Stanislava Grotoviska, que se embebedava com xarope para sonhar com um príncipe trapezista (papel também de Jardel Filho).

A música que é a terceira faixa do lado B do LP da novela é tema da personagem vivida por Betty Faria. Ela interpreta Guiomar, filha de Stanislava. Guiomar é uma viúva moradora do subúrbio que vai paquerar em Copacabana e acaba se apaixonando pelo mecânico Dorival (papel de Jardel Filho e primeiro post da série).

Esta canção é interpretada por Sandra, outra cantora que aparecia exclusivamente nas faixas de trilhas de novela da Som Livre. Sua voz ressalta ainda mais a forma como Roberto e Erasmo contaram a história de Guiomar, uma mulher que vivia "só de brincadeira".

Segue a letra!

Abraços a todos, Vinícius.

SÓ DE BRINCADEIRA - Roberto e Erasmo

Vou seguir
Esse caminho
Pra ver aonde é
Que ele vai

Só espero
Encontrar você
Nas esquinas
Que ele faz

Vou seguir
De brincadeira
Seguindo os rastros
Que você deixou

Num leilão
De quem me queira
Eu não valho
Nada mais

Mas sigo
Só de brincadeira
Pra ver o que
O amor me faz

Mas sigo
Só de brincadeira
Pra ver o que
O amor me faz...

Nenhum comentário: